Compramos a TV LED inteligente Ultra HD Sony XBR65X850F de 65 polegadas 4K Ultra HD para que nosso revisor especialista pudesse testá-la e avaliá-la completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. Embora os painéis da Sony às vezes sejam caros, existem algumas TVs Sony 4K mais antigas que podem ser compradas com um bom desconto. Uma dessas TVs é a XBR65X850F da Sony de sua série X850F. Este modelo específico agora foi substituído pelo X850G, mas isso não significa que você necessariamente precisa ir com o modelo mais atual. Na verdade, pegar um desses conjuntos de geração anterior pode economizar algum dinheiro sem forçá-lo a comprometer muito.
Design:Sony padrão
O design do XBR65X850F é uma combinação de elegância e acabamento. O suporte desta Sony é bastante comum para TVs hoje em dia, com dois pés em forma de V que se destacam em ambos os lados. Embora pareçam alumínio, na verdade também são de plástico, com apenas um acabamento em alumínio. Eles são decentemente estáveis, mas notamos um pouco de oscilação se você mover a TV. Deve ser bastante resistente para a maioria, embora você precise de um suporte bastante largo para eles descansarem, já que eles se destacam até agora. Também não há espaço para ajustar a unidade para cima ou para baixo, mas eles são altos o suficiente para encaixar uma barra de som embaixo, se você quiser. Eles também abrem na parte superior se você quiser usá-los para um gerenciamento inteligente de cabos.
O painel traseiro é inteiramente de plástico preto fosco. É bem básico, mas você também não ficará olhando muito para a parte de trás da sua TV. À esquerda, você encontrará o cabo de alimentação sozinho, com o restante das entradas e portas à direita. Eles são divididos entre um hub voltado para o lado direito da unidade e outro cluster que fica na parte de trás. Isso pode ser irritante se você quiser colocar a TV super perto de uma parede, mas as portas principais que a maioria das pessoas usará são encontradas no lado direito de qualquer maneira.
Se você realmente odeia o suporte, está com sorte, porque também encontramos na parte de trás um suporte compatível com VESA para colocar a TV na parede. O XBR65X850F usa uma montagem VESA 300x300, portanto, certifique-se de obter o tamanho certo.
Na parte frontal da tela, as molduras são um pouco mais grossas do que algumas das TVs 4K que analisamos, mas são bem finas e não devem distrair.
Infelizmente, parece que muitos fabricantes estão minimizando os controles nas próprias TVs, incluindo a Sony. A Sony optou por usar o mesmo layout de três botões encontrado em todas as suas unidades atuais, que funcionam bem em um piscar de olhos, mas são irritantes se você realmente precisar usá-los para outra coisa além de ligar ou desligar a TV.
O controle remoto incluído é bastante padrão para todas as TVs da Sony, o que significa que é grande e repleto de funcionalidades. Você pode definir rapidamente os favoritos com as teclas de atalho, acessar as configurações, alterar entradas, executar funções básicas e até inserir manualmente os números dos canais. Preferimos esse tipo de controle remoto a algo como um controle remoto mínimo da Apple TV com apenas uma pequena parte dos recursos. Você também tem acesso rápido ao Google Assistant diretamente no controle remoto para executar algumas funções básicas.
Na parte frontal da tela, as molduras são um pouco mais grossas do que algumas das TVs 4K que analisamos, mas são bem finas e não devem distrair. Há seu revestimento antirreflexo padrão encontrado na tela aqui também.
Processo de configuração:siga as instruções na tela
Configurar praticamente qualquer smart TV moderna é um processo fácil, então basta seguir as instruções na tela e você será de ouro. Vá em frente e desembale tudo, retire o filme plástico, conecte o cabo de alimentação e ligue o dispositivo.
A Sony fez um trabalho sólido aqui ao simplificar o processo de configuração, ou talvez devêssemos agradecer ao Google por isso, pois esta é uma TV Android. Tudo o que você precisa fazer é seguir as instruções na tela e completá-las conforme necessário. Usando o controle remoto, você será solicitado a escolher um idioma, local, conexão com a Internet, entrar em contas etc. Basta seguir o guia.
Com o processo inicial concluído, você provavelmente precisará executar uma verificação rápida de atualização. Isso deve aparecer automaticamente, mas verifique na guia de configurações se isso não acontecer. Uma atualização do firmware deve melhorar consideravelmente as coisas, especialmente se você precisar atualizar para a versão mais recente da Android TV. A atualização leva um pouco de tempo, então talvez vá assistir TV enquanto... ah, certo. Bem, faça o que fizer durante esse processo, lembre-se de não desconectar a energia enquanto estiver executando as atualizações.
Qualidade de imagem:4K impressionante para IPS com algumas deficiências
Esta seção é talvez a mais importante para uma TV e, embora o XBR65X850F tenha um desempenho muito bom em alguns aspectos aqui, ele também possui alguns pontos fracos.
Começando com alguns dos pontos fortes desta unidade, esta série em particular usa um painel IPS para a tela, o que significa que você obterá cores vibrantes, uma bela luz de fundo para visualização em salas claras e excelentes ângulos de visão. Tudo isso contribui para uma experiência excelente se você tiver uma grande sala de estar bem iluminada por janelas, onde os espectadores podem não conseguir se sentar completamente centralizados.
No entanto, os painéis IPS são notoriamente ruins para uniformidade de preto e sangramento de luz de fundo, o que pode causar turvação nas bordas. Descobrimos que esse é o caso do nosso XBR65X850F e, embora não seja inutilizável, provavelmente não é a melhor opção para visualização em ambientes escuros por causa disso. No entanto, a TV tem uma uniformidade cinza sólida, sem efeito de tela suja. Este é um grande benefício se você é um grande fã de esportes.
O contraste é um pouco decepcionante. Com uma taxa de contraste nativa de 894:1, a série X850F tem um desempenho ruim em cenas escuras, ainda pior ao assistir em uma sala escura.
O HDR é uma área em que o XBR65X850F recebe notas decentes, mas não é implementado tão bem quanto nas TVs Sony mais recentes com telas mais brilhantes. A paleta HDR aqui é apenas média e, embora a maioria das pessoas ache adequada, está longe de ser a melhor da classe.
Para calibração de cores, não é ótimo imediatamente, mas isso pode ser ajustado consideravelmente se você estiver disposto a gastar algum tempo ajustando as configurações. A melhor coisa a fazer é procurar um guia de calibração online para o seu modelo específico. Sempre recomendamos isso para maximizar sua experiência de visualização. A gama de cores também está um pouco acima da média nesta série, portanto, embora algumas cenas super saturadas possam não ser perfeitas, elas estão bem próximas.
Por fim, vamos dar uma olhada no desfoque de movimento e nos tempos de resposta do XBR65X850F. Esta Sony em particular se sai muito bem nesta área graças à taxa de atualização de 120Hz. Enquanto assistimos a algumas cenas de ação em ritmo acelerado e jogamos em 4K, não notamos nenhum fantasma ou gagueira real. Isso significa que seu conteúdo deve ser agradável e amanteigado. No entanto, não há uma opção para tecnologia de atualização variável como o FreeSync aqui, então a TV não será a melhor para jogos (embora seja perfeitamente adequada para isso, reforçada por essa alta taxa de atualização). O tempo de resposta aqui é outro ponto forte, pois o XBR65X850F é muito rápido neste departamento.
Qualidade de áudio:alta, mas distorcida
Os alto-falantes embutidos nunca serão ótimos, mas é bom ter se você não tiver um sistema de som externo como uma barra de som. Embora recomendemos obter uma configuração externa para obter a melhor experiência, vamos dar uma olhada rápida no que o XBR65X850F tem a oferecer com a configuração incluída.
Logo de cara, esta TV pode ficar muito alta e você não deve ter problemas de volume. Dito isto, a experiência geral é medíocre na melhor das hipóteses. Quanto mais alto você aumenta, mais distorção é adicionada. Esses alto-falantes devem ser suficientes em ambientes silenciosos se você estiver procurando principalmente um diálogo claro e agradável com agudos e médios, mas os graves não são tão bons.
Software:um pouco lento, mas bom o suficiente
A Android TV percorreu um longo caminho desde sua estreia, mas nem todas as TVs estão recebendo atualizações oportunas, e essas TVs Sony de baixo custo são notoriamente lentas para isso. Embora algumas TVs já estejam executando o Android TV 9.0, muitas estão presas a versões mais antigas.
A experiência geral com nosso XBR65X850F não foi horrível, mas está longe de ser perfeita. Para começar, a interface do usuário é bastante agitada, com muito conteúdo sendo jogado na sua cara. Felizmente, esta variante é livre de anúncios, então não se preocupe (ao contrário do Roku).
Apesar da interface um pouco lotada, você tem uma quantidade incrível de aplicativos, jogos e outros conteúdos, pois está conectado à Google Play Store. Esse talvez seja o maior ponto forte do software, assim como a interconectividade com sua conta do Google. Você também tem acesso prático ao Google Assistant. O assistente pode fornecer informações em tempo real ou até mesmo executar algumas funções básicas. Não é algo que você vai usar o tempo todo, mas funciona muito bem e é bom ter incluído.
Esta série usa um painel IPS para a tela, o que significa que você obterá cores vibrantes, uma bela luz de fundo para visualização em ambientes claros e excelentes ângulos de visão.
Navegando pela interface, descobrimos que ela é um pouco lenta e instável às vezes, o que pode ser bastante frustrante. Espero que isso possa ser corrigido quando novas versões da Android TV chegarem ao dispositivo.
Uma última coisa, seu telefone também pode ser usado como controle remoto, se assim o desejar. Tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo e conectá-lo à TV. Isso funciona com dispositivos Android e iOS (obrigado Google). Embora não seja tão bom quanto o controle remoto comum, funciona bem o suficiente se você estiver com preguiça de se levantar e encontrar o controle remoto padrão.
Preço:não é ruim para o tamanho, mas não é o mais barato
A série X850F vem em uma variedade de tamanhos, de 65 a 85 polegadas, então os preços podem variar consideravelmente dependendo de qual você escolher. Qualquer TV nessa faixa de tamanho custará uma boa grana, não importa o fabricante, mas a Sony não é tão ruim aqui.
No site da Sony, o modelo de 65 polegadas que testamos aqui está listado por US$ 1.300, o de 75 por US$ 2.300 e o de 85 por incríveis US$ 4.000. Agora, esses preços não são exatamente precisos, especialmente porque são uma série mais antiga. Normalmente, você pode encontrar o de 65 polegadas por cerca de US $ 1.100 ou mais. Os outros modelos também têm grandes descontos dependendo de onde você olha, então definitivamente compre ao redor. É provável que você possa pegá-los por ainda menos durante as vendas.
Mas como esses preços se comparam a TVs comparáveis de concorrentes como LG ou Samsung? Dando uma rápida olhada on-line, você pode economizar facilmente algumas centenas de dólares indo com uma TV LG comparável, enquanto a Samsung era bastante parecida com a Sony. No final, o preço da série X850F não é o melhor custo-benefício, mas também não é ruim.
Sony XBR65X850F x Samsung UN65RU8000
Agora, há uma tonelada de TVs 4K comparáveis por aí empilhadas contra a Sony XBR65X850F, mas a Samsung é uma marca igualmente respeitável, então vamos comparar o UN65RU8000 (veja na Amazon).
Tudo bem, então cada uma dessas TVs 4K de 65 polegadas com especificações semelhantes, mas a maior diferença é que a Sony é IPS e a Samsung VA. O que isso se resume (em uma explicação básica) é que a Samsung será uma opção muito melhor para ambientes escuros, enquanto a Sony se destacará em salas claras. A Sony também será uma escolha melhor se o seu arranjo de visualização for amplo e descentralizado.
Se você é um jogador, no entanto, a Samsung realmente brilhará. Isso se deve à inclusão do FreeSync, que permite taxas de atualização variáveis e FPS mais consistentes sem rasgos ou artefatos. Além disso, ele também tem um desempenho melhor em termos de atraso de entrada e tempo de resposta. O UN65RU8000 também tem pretos melhores e uma taxa de contraste mais alta.
Os preços estão bem próximos aqui, com uma ligeira vantagem para a Samsung, mas isso pode mudar dependendo de onde você compra. Recomendamos a Samsung para quem quer jogar na TV, mas a Sony para quem tem salas amplas, espalhadas e iluminadas.
Ainda indeciso? Confira nosso guia para as melhores TVs Sony.
Veredicto Final
Uma TV 4K com painel IPS sólido. A série X850F está longe de ser perfeita, mas a TV LED inteligente Ultra HD 4K de 65 polegadas Sony XBR65X850F e sua família são mais do que capazes de fornecer uma experiência de visualização agradável para a maioria das pessoas. Apesar disso, provavelmente existem opções melhores por aí que podem ser obtidas por ainda menos.
Especificações
- Nome do produto XBR65X850F 4K Ultra HD Smart TV LED de 65 polegadas
- Marca do produto Sony
- Preço $ 1.300,00
- Dimensões do produto 57,125 x 35,5 x 12,5 pol.
- Garantia de 1 ano
- Plataforma Android TV
- Tamanho da tela 65 pol.
- Resolução de tela 3840 x 2160
- Portas 3 USB, 1 Saída de Áudio Óptica Digital, 1 Saída de Áudio Analógica 3,5 mm, 1 Entrada Componente (compartilhada), 1 Entrada Composta (compartilhada), 1 Sintonizador (Cabo/Ant), 1 Ethernet, 1 entrada IR
- Alto-falantes 2 full range, 2 canais
- Opções de conectividade 4 HDMI