Quando sua TV de tela grande desiste do fantasma, não há muito o que fazer com ela, exceto descartá-la. Como acontece com a maioria dos resíduos eletrônicos, os televisores não devem ser simplesmente jogados no lixo - em algumas áreas, isso pode até ser considerado um crime. Em vez disso, as TVs torradas devem ser devidamente recicladas. Suas opções de reciclagem dependem principalmente dos centros de reciclagem em sua área.
Documente os problemas da TV
Antes de começar, teste a TV e, até onde você sabe, faça uma lista detalhada do que há de errado com ela. A lista não precisa ser técnica, apenas notas sobre detalhes como se apenas a tela está morta, mas o som funciona, ou se toda a fonte de alimentação parece morta. Quaisquer notas sobre danos físicos também podem ser úteis.
Muitos centros de reciclagem realmente repassam eletrônicos aproveitáveis para reforma, para que possam ser revendidos ou doados para instituições de caridade. Ter uma lista permite que eles saibam se vale ou não a pena tentar salvar a peça.
Encontre um centro de reciclagem
A maioria dos grandes fabricantes de TV, como LG, Samsung e Sony, tem programas de reciclagem, diretamente ou por meio de centros de entrega de terceiros. Alguns, mas não todos, os serviços municipais de gestão de resíduos têm programas de resíduos eletrônicos. Algumas lojas e empresas, como Best Buy, MRM, 1-800-Got-Junk e All Green Recycling, também oferecem serviços de reciclagem de eletrônicos.
Recicle a TV
Depois de localizar um centro de reciclagem próximo, a única coisa que resta a fazer é levar sua TV morta para lá. Dependendo do centro de reciclagem perto de você, você mesmo pode levar a TV para o centro ou fazer com que o centro de reciclagem retire a TV de sua casa.
Deixe sua TV
Quase todos os centros de reciclagem de eletrônicos aceitam entregas, geralmente gratuitas. Dependendo do tamanho da TV, você pode precisar de uma caminhonete ou reboque para levar a TV ao centro de reciclagem. Ligue para o centro de reciclagem com antecedência para certificar-se de que sua televisão se qualifica:Alguns centros não aceitam determinados tipos de TVs ou TVs acima de um determinado tamanho.
Aviso
Peça a um ou dois amigos para ajudá-lo a mover grandes TVs de tela plana, pois elas podem ser bastante pesadas. Modelos antigos baseados em projetor ou CRT são ainda mais pesados, mas podem ter rodas na base para facilitar a movimentação. Apenas TVs de tela plana devem ser levantadas, outras unidades mais pesadas devem ser colocadas no veículo de transporte, de preferência usando uma rampa de carregamento. Se você não tiver uma rampa à mão, você mesmo pode construir uma.
Antes de colocar a TV no veículo de transporte, coloque uma colcha, um cobertor grosso ou uma almofada móvel sobre a tela e prenda-a com cordão ou corda elástica. Isso protege a tela contra danos no transporte e, mais importante, protege você se a tela quebrar.
Agende uma coleta
Se o centro puder pegar a TV, você precisará entrar em contato com eles e agendar um horário para a retirada. A maioria dos serviços de coleta cobra uma taxa, especialmente se você estiver apenas solicitando que a empresa retire sua TV antiga. Algumas lojas de eletrônicos oferecem a retirada de sua TV antiga, mas apenas gratuitamente na compra de uma TV nova. Assim como nos serviços de entrega, ligue para o centro com antecedência para garantir que sua TV esteja qualificada para coleta e reciclagem.
Dica
Desconecte sua TV e esteja pronta para ser retirada antes do horário agendado para economizar tempo para as pessoas enviadas para buscar sua TV antiga.