Estudos mostraram uma correlação negativa entre assistir televisão e desempenho acadêmico. Por exemplo, um estudo publicado na revista "Pediatrics" descobriu que as crianças que viam mais de duas horas de televisão por dia tinham maior probabilidade de obter notas mais baixas na escola. Outro estudo, publicado na revista "Psicologia Educacional", descobriu que as crianças que assistiam mais televisão eram mais propensas a ter dificuldade em prestar atenção nas aulas e no desempenho nas provas.
É importante observar que correlação não implica causalidade. Em outras palavras, só porque as crianças que assistem muita TV tendem a ter notas piores não significa necessariamente que assistir TV cause notas baixas. Pode haver outros fatores em jogo, como ambiente familiar, status socioeconômico e genética.
No entanto, as evidências sugerem que o consumo excessivo de televisão pode ter um impacto negativo no desempenho académico. Existem várias explicações possíveis para isso. Primeiro, a televisão pode diminuir o tempo que poderia ser gasto estudando ou fazendo outras tarefas de casa. Em segundo lugar, a televisão pode distrair e dificultar a concentração das crianças nos trabalhos escolares. Terceiro, alguns programas de televisão podem conter conteúdos que não são apropriados para crianças e podem interferir na sua aprendizagem.
Os pais podem ajudar os seus filhos a ter um melhor desempenho na escola, limitando a quantidade de televisão que vêem e incentivando-os a dedicar mais tempo a atividades benéficas para o seu desenvolvimento, como ler, brincar ao ar livre e passar tempo com a família e amigos.