1. A própria mídia: - Os meios de comunicação social podem controlar que informações são divulgadas ao público e como são apresentadas.
- Podem optar por enfatizar ou ignorar certas histórias e questões, e podem enquadrá-las de uma forma que seja favorável aos seus próprios interesses ou aos interesses dos seus anunciantes.
2. Regulamentação governamental: - Os governos podem regular os meios de comunicação social através de leis e regulamentos que controlem quais os conteúdos que podem ser transmitidos ou publicados e como são apresentados.
-Isso pode ser feito para proteger a segurança nacional, a segurança pública ou os padrões morais.
3. Autorregulação da indústria - A indústria dos meios de comunicação social também pode regular-se através de códigos de conduta e ética que os seus membros concordem em seguir.
-Estes códigos podem ajudar a garantir que os meios de comunicação social operem de forma responsável e ética.
4. Opinião pública - A opinião pública também pode funcionar como forma de controlo social sobre os meios de comunicação social.
- Se o público desaprova a forma como os meios de comunicação apresentam a informação, pode expressar o seu descontentamento através de cartas ao editor, publicações nas redes sociais ou boicotes.
5. O mercado: - Em última análise, a mídia é controlada pelo mercado. Se as pessoas não quiserem comprar ou assistir a determinados tipos de conteúdo de mídia, esse conteúdo não será produzido.