Um macho de rosca é uma ferramenta de corte usada para criar roscas em um furo perfurado ou perfurado. É caracterizado por suas ranhuras em espiral, chamadas canais, que permitem que cavacos e detritos escapem durante o processo de rosqueamento. Os machos roscados são normalmente feitos de aço rápido ou metal duro e vêm em vários tamanhos e tipos de rosca.
Para usar uma torneira de rosca, primeiro é feito um furo com um diâmetro ligeiramente menor que o tamanho de rosca desejado. A torneira é então inserida no orifício e girada manualmente ou com uma chave inglesa. À medida que a torneira gira, suas arestas cortantes retiram material do furo, formando gradativamente as roscas desejadas.
As torneiras de rosca estão disponíveis em vários estilos ou designs de torneiras, cada uma servindo a uma finalidade específica. Alguns estilos de toque comuns incluem:
1. Torneiras manuais:São torneiras de uso geral projetadas para operações de rosqueamento manual. Eles têm uma chave quadrada em uma extremidade para uso com uma chave de rosca.
2. Machos de máquina:Os machos de máquina são usados para operações de rosqueamento em máquinas de perfuração, fresadoras ou tornos. Eles são projetados para suportar maior torque e velocidade em comparação com machos manuais.
3. Machos cônicos:Os machos cônicos têm formato cônico e são usados para iniciar uma rosca em um furo. Eles normalmente são seguidos por uma segunda batida, chamada de plug tap, para finalizar a rosca.
4. Machos inferiores:Os machos inferiores são usados para cortar toda a profundidade de uma rosca, incluindo a parte inferior ou raiz das roscas.
5. Torneiras para tubos:As torneiras para tubos são projetadas especificamente para rosquear tubos. Eles geralmente vêm em conjuntos de dois, incluindo uma torneira cônica e uma torneira plug.
É importante selecionar o macho de rosca apropriado com base no tamanho de rosca desejado, tipo de rosca (como métrica ou imperial) e no material que está sendo rosqueado. Técnicas adequadas de rosqueamento com macho, incluindo seleção e lubrificação corretas do macho, são essenciais para obter roscas limpas e precisas e evitar danos à ferramenta ou à peça de trabalho.