>> Tecnologia eletrônica >  >> Telefones >> Acessórios Telefone

Uma criança pode conseguir um telefone contratado sozinha?

De um modo geral, uma criança não pode legalmente celebrar um contrato por conta própria, incluindo um contrato para um telemóvel. Na maioria das jurisdições, uma pessoa deve ter pelo menos 18 anos (ou a maioridade legal na sua jurisdição) para celebrar um contrato juridicamente vinculativo.


Isto ocorre porque as crianças são consideradas menores e não têm capacidade legal para tomar certas decisões. Os menores geralmente não são capazes de compreender todas as consequências das suas ações e podem ser mais facilmente influenciados ou aproveitados.

Existem algumas exceções a esta regra geral. Em algumas jurisdições, os menores que são considerados emancipados (o que significa que foram legalmente separados dos seus pais ou tutores e são autossustentáveis) podem ser capazes de celebrar contratos. Além disso, algumas jurisdições podem ter leis específicas que permitem que menores celebrem determinados tipos de contratos, tais como contratos de trabalho ou de educação.


Se um pai ou responsável quiser celebrar um contrato de telefonia móvel em nome de uma criança, normalmente precisará ser listado como titular da conta e ser responsável pelo pagamento das contas. A criança poderá usar o telefone na conta dos pais ou responsáveis, mas não terá autoridade legal para celebrar o contrato por conta própria.


É importante verificar as leis específicas da sua jurisdição para determinar os requisitos para menores celebrarem contratos. Se você não tiver certeza se uma criança pode obter um telefone contratado por conta própria, é melhor consultar um profissional jurídico.