>> Tecnologia eletrônica >  >> Telefones >> Acessórios Telefone

Quem inventou a conexão discada?

A história da rede dial-up remonta à década de 1950, quando a Bell System introduziu o serviço Dataphone. A Dataphone usou modems para transmitir dados pelas linhas telefônicas existentes, permitindo que as empresas conectassem seus terminais a computadores mainframe. Na década de 1960, a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) foi desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos EUA e utilizava conexões dial-up para acesso remoto à rede.

O advento dos computadores pessoais nas décadas de 1970 e 1980 viu uma demanda crescente por conectividade dial-up. Em 1979, a Hayes Microcomputer Products lançou o Hayes Smartmodem, um modem produzido em massa que padronizou a forma como os computadores se comunicavam por meio de linhas telefônicas. Isto levou ao desenvolvimento de vários protocolos dial-up, como XMODEM e ZMODEM, que melhoraram a eficiência e a confiabilidade da transmissão de dados.

O surgimento dos Provedores de Serviços de Internet (ISPs) no final da década de 1980 e início da década de 1990 popularizou o acesso discado à Internet. As redes dial-up usavam modems e linhas telefônicas existentes para conectar usuários individuais a ISPs, normalmente por meio de uma conexão ponto a ponto usando o protocolo ponto a ponto (PPP).

No geral, embora tenha havido muitos contribuidores e pioneiros no desenvolvimento da tecnologia dial-up, é difícil atribuir a sua invenção a um único indivíduo. Foi o resultado de esforços colaborativos e contribuições de pesquisadores, engenheiros e empresas de tecnologia ao longo de várias décadas.