Na arquitetura do computador, barramento de endereços refere-se ao canal de comunicação que transporta endereços de memória da unidade central de processamento (CPU) para a unidade de memória (memória principal/RAM) e dispositivos periféricos. É usado para transferir endereços de memória para recuperar ou armazenar dados e instruções de locais de memória.
Agora, vamos entender os termos “ordem inferior” e “ordem superior” no contexto de um barramento de endereços:
1. Barramento de endereços de baixa ordem: - Os bits menos significativos do barramento de endereços são chamados de “barramento de endereços de ordem inferior”. Esses bits são usados para selecionar locais de memória específicos dentro de um banco de memória ou de um dispositivo periférico específico.
- Como representam a parte inferior ou menos significativa do endereço, só podem endereçar locais de memória limitados ou periféricos internos.
- Os bits do barramento de endereços de ordem inferior são geralmente associados aos endereços de memória inferiores e são responsáveis por endereçar registros diretamente acessíveis ou o início de um bloco de memória.
2. Barramento de endereços de alta ordem: - Os bits mais significativos do barramento de endereços são conhecidos como “barramento de endereços de alta ordem”. Esses bits selecionam bancos de memória mais altos, memória expandida ou dispositivos periféricos adicionais em um sistema de computador.
- Os bits de barramento de endereço de ordem superior permitem endereçar um espaço de memória maior, expandindo o intervalo de locais de memória além daqueles diretamente acessíveis pelos bits de ordem inferior.
- Esses bits permitem a seleção de diferentes bancos ou regiões de memória, além de possibilitar a comunicação com dispositivos externos como placas gráficas e adaptadores de rede.
Em resumo, o barramento de endereços de ordem inferior controla os endereços de memória inferior e periféricos internos com opções limitadas, enquanto o barramento de endereços de ordem superior controla os endereços de memória superior, memória expandida e dispositivos externos, fornecendo uma gama mais ampla de capacidades de endereçamento para o sistema informático.