O sistema headright era um método de distribuição de terras usado nas colônias inglesas na América do Norte. Baseava-se na ideia de que cada pessoa que emigrasse para a colônia e ali se instalasse tinha direito a uma determinada quantidade de terra. A quantidade de terra variava de colônia para colônia, mas normalmente ficava entre 50 e 100 acres.
O sistema headright foi originalmente usado na colônia da Virgínia em 1618. Mais tarde foi adotado por outras colônias, incluindo Maryland, Carolina e Geórgia. O sistema foi concebido para incentivar a emigração para as colónias e promover o povoamento da fronteira.
No sistema de headright, uma pessoa que emigrou para a colônia e ali se estabeleceu receberia um certificado de headright. Este certificado poderia então ser usado para reivindicar uma certa quantidade de terras do governo da colônia. O certificado de headright também pode ser vendido ou transferido para outra pessoa.
O sistema headright foi uma parte importante do desenvolvimento social e económico das colónias inglesas na América do Norte. Ajudou a promover a colonização da fronteira e o crescimento da população colonial. O sistema também desempenhou um papel no desenvolvimento do sistema de plantações nas colônias do sul.