>> Tecnologia eletrônica >  >> Telefones >> Atendedores

Que medidas podem ser tomadas contra e-mails maliciosos?

Várias ações podem ser tomadas para solucionar e-mails maliciosos, dependendo da natureza e da gravidade do problema:

1. Marcando como Spam :
- A maioria dos clientes de e-mail oferece a opção de marcar um e-mail como spam ou lixo eletrônico. Selecionar esta opção ajuda a treinar o filtro de spam do seu provedor de e-mail para reconhecer e filtrar e-mails semelhantes no futuro.

2. Denunciar spam :
- Muitas plataformas de e-mail permitem que você denuncie spam diretamente para o endereço de relatório de spam designado ou por meio de um recurso de relatório dedicado no cliente de e-mail. Denunciar spam ajuda a melhorar os recursos gerais de filtragem de spam para todos os usuários.

3. Bloqueio do remetente :
- Bloquear o remetente de e-mails indesejados evita que futuros e-mails desse endereço específico cheguem à sua caixa de entrada. A maioria dos clientes de e-mail oferece um recurso para bloquear endereços de e-mail específicos.

4. Cancelar inscrição :
- Se o e-mail indesejado for um boletim informativo ou promocional de uma empresa que você assinou, procure o link "Cancelar inscrição" na parte inferior do e-mail. O cancelamento da assinatura evita futuros e-mails desse remetente.

5. Proteja sua conta :
- Em casos de e-mails de phishing ou fraude, em que o remetente tenta induzi-lo a compartilhar informações pessoais, considere alterar a senha do seu e-mail e ativar medidas de segurança adicionais na sua conta de e-mail.

6. Excluir e esvaziar pastas de spam/lixeira :
- Exclua periodicamente e-mails marcados como spam ou lixo para liberar espaço e manter a segurança e organização da sua caixa de entrada.

7. Ative a autenticação de dois fatores :
- Ative a autenticação de dois fatores (2FA) para sua conta de e-mail para adicionar uma camada extra de segurança que pode proteger contra acesso não autorizado.

8. Relatar aos provedores de serviços de Internet :
- Em casos de spam grave ou persistente, considere relatar o problema aos provedores de serviços de Internet (ISPs) relevantes do remetente. Eles podem tomar medidas se descobrirem violações ou abusos.

9. Entre em contato com as autoridades :
- Para e-mails ilegais, fraudulentos ou extremamente prejudiciais, considere denunciá-los às agências de aplicação da lei ou a centros especializados de denúncia de crimes na Internet, especialmente se estiverem envolvidas informações pessoais confidenciais.

10. Eduque-se :
- Mantenha-se informado sobre fraudes comuns por e-mail e técnicas de phishing. Eduque você e seus familiares para reconhecer e evitar e-mails suspeitos, evitando possíveis danos.

Ao realizar essas ações, você pode minimizar o impacto de e-mails maliciosos, proteger suas informações pessoais e contribuir para um ambiente online mais seguro.