Se um aluno da sétima série deve ou não ter um telefone celular é uma decisão que deve ser tomada pelos pais ou responsáveis da criança, em consulta com a criança e com quaisquer profissionais relevantes, como professores ou administradores escolares. Existem benefícios e riscos potenciais associados ao uso de telefones celulares por crianças, e é importante pesar cuidadosamente esses fatores antes de tomar uma decisão.
Benefícios potenciais do uso do telefone celular por alunos da sétima série: *
Comunicação com pais e outros adultos de confiança: Um telefone celular pode fornecer uma maneira para um aluno da sétima série manter contato com seus pais ou responsáveis, bem como com outros adultos de confiança, como professores ou treinadores. Isto pode ser especialmente importante em caso de emergência ou se a criança precisar de ajuda.
*
Oportunidades educacionais: O celular pode ser usado para fins educacionais, como acessar informações na internet ou fazer anotações em aula.
*
Oportunidades sociais: Os telefones celulares podem ajudar os alunos da sétima série a se manterem conectados com seus amigos e colegas de classe, o que pode ser importante para seu desenvolvimento social.
Riscos potenciais do uso de telefone celular por alunos da sétima série: *
Distração na escola: Os telefones celulares podem ser uma distração na escola, se não forem usados adequadamente. Por exemplo, os alunos podem ficar tentados a usar seus celulares para enviar mensagens de texto ou jogar durante o horário de aula.
*
Cyberbullying: Os telefones celulares também podem ser usados para intimidar outras crianças. Isto pode ter um impacto negativo na saúde mental e emocional da vítima.
*
Uso inapropriado: Os telefones celulares podem ser usados para acessar conteúdo impróprio, como pornografia ou violência. Isso pode ter um impacto negativo no desenvolvimento da criança.
É importante notar que estes são apenas alguns dos potenciais benefícios e riscos associados ao uso do telefone celular pelos alunos da sétima série. Há muitos outros fatores a serem considerados, como a personalidade individual e o nível de maturidade da criança, os valores da família e as políticas da escola sobre o uso do telefone celular. Em última análise, a decisão de permitir ou não que um aluno da sétima série tenha um telefone celular é complexa e deve ser tomada caso a caso.
Aqui estão algumas dicas para pais que estão pensando em permitir que seus alunos da sétima série tenham um telefone celular:
*
Converse com seu filho sobre os possíveis benefícios e riscos do uso do telefone celular. Certifique-se de que seu filho entenda a importância de usar o celular com responsabilidade.
*
Defina regras e expectativas claras para o uso do telefone celular. Por exemplo, você pode querer limitar a quantidade de tempo que seu filho pode usar o celular todos os dias ou pode proibir seu filho de usar o celular na escola.
*
Monitore o uso do celular do seu filho. Isso não significa que você deva ler as mensagens pessoais de seu filho, mas significa que você deve estar ciente dos aplicativos que seu filho usa e dos sites que ele visita.
*
Seja um modelo. As crianças aprendem observando os adultos em suas vidas. Se você deseja que seu filho use o telefone celular de maneira responsável, você mesmo precisa modelar o uso responsável do telefone celular.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar seu aluno da sétima série a usar o celular com segurança e responsabilidade.