Nos Estados Unidos, houve cerca de 2,2 milhões de roubos de smartphones em 2018, de acordo com o National Insurance Crime Bureau (NICB). Este número representa um aumento de 23% em relação aos 1,8 milhões de roubos de smartphones relatados em 2017.
Globalmente, estima-se que o número de roubos de telefones celulares seja muito maior. Em 2019, um relatório da empresa de segurança cibernética Blancco Technology Group descobriu que houve cerca de 11 milhões de roubos de smartphones em todo o mundo. Espera-se que esse número cresça para 20 milhões até 2025.
O risco de roubo de telefone celular varia dependendo de vários fatores, incluindo o tipo de telefone, a localização e a hora do dia. Os iPhones são os telefones mais roubados, representando quase 40% de todos os roubos de smartphones nos Estados Unidos. Os telefones Android respondem pelos 60% restantes.
Os roubos de telefones celulares são mais comuns em áreas urbanas, especialmente em locais lotados, como transporte público, shoppings e restaurantes. Eles também são mais comuns à noite do que durante o dia.
Para reduzir o risco de roubo de telefone celular, há uma série de etapas que você pode seguir, como:
* Mantenha seu telefone em um local seguro quando não o estiver usando.
* Não deixe seu telefone sem vigilância em locais públicos.
* Use uma senha ou PIN forte para bloquear seu telefone.
* Ative os recursos "encontrar meu telefone" para que você possa rastrear seu telefone em caso de perda ou roubo.
* Relate qualquer telefone celular roubado à polícia.