Para melhorar o telégrafo Alexander Graham Bell foi motivado principalmente a inventar o telefone como uma melhoria em relação ao telégrafo. Enquanto trabalhava em um telégrafo harmônico que poderia transmitir múltiplas mensagens simultaneamente através de um único fio, Bell percebeu que seu dispositivo também poderia ser usado para transmitir a fala humana.
Durante um de seus experimentos, o assistente de Bell derramou acidentalmente no dispositivo o ácido sulfúrico usado para alimentar o telégrafo. Enquanto Bell corria para limpar o derramamento, ele percebeu um zumbido peculiar no fio telegráfico. Intrigado, ele fez mais experiências e descobriu que esse zumbido poderia ser criado pela vibração de uma palheta de metal perto de um ímã e, assim, transportar ondas sonoras através do fio. Isso despertou a ideia do telefone.
Em sua busca para melhorar a praticidade do telégrafo, Bell acabou transformando-o em um dispositivo de transmissão de som, levando à criação do primeiro telefone funcional e às patentes subsequentes.