A discagem por pulso, também conhecida como discagem decádica ou passo a passo, é um método usado para transmitir informações de discagem por meio de circuitos telefônicos. A discagem por pulso funciona quando o assinante pressiona um botão em um botão giratório (ou, no caso de telefones de botão, ativando um circuito eletrônico), o que interrompe intermitentemente a corrente elétrica na linha telefônica, fazendo com que o interruptor da central avance um mecanismo rotativo uma posição a cada interrupção, ou "pulso". Um a dez (0-9) pulsos por dígito foram produzidos para discagem. Eles foram criados abrindo um circuito.
A discagem por pulso foi o principal método de sinalização usado em redes telefônicas analógicas por quase um século. Começou com a instalação dos primeiros telefones com discagem na década de 1890 e continuou em uso até a década de 1980, quando começou a ser substituída pela sinalização multifrequencial de tom duplo (DTMF), que utiliza tons eletrônicos em vez de pulsos. Em 1985, aproximadamente 85% dos assinantes de telefone em todo o mundo usavam discagem DTMF.
Uma das vantagens da discagem por pulso era que ela era relativamente simples e barata de implementar, o que a tornava adequada para uso nos primeiros sistemas telefônicos. No entanto, também era relativamente lento, pois cada dígito tinha que ser discado individualmente, e erros de discagem poderiam ocorrer se a discagem não fosse liberada corretamente ou se os pulsos não fossem recebidos corretamente pela central telefônica.
Com o advento da sinalização DTMF, que permitiu uma discagem mais rápida e confiável, a discagem por pulso tornou-se obsoleta. Hoje, a discagem por pulso não é mais usada nas redes telefônicas modernas, e a maioria dos telefones com discagem rotativa foram substituídos por telefones com botão de pressão.