Sim, os telefones contêm plasma. Plasma é um estado da matéria composto de íons carregados positiva e negativamente. É o estado mais comum da matéria no universo e pode ser encontrado nas estrelas, no sol e na atmosfera da Terra.
Nos telefones, o plasma é usado na tela. A tela do display é composta por uma camada de cristais líquidos imprensada entre duas camadas de vidro. Quando uma corrente elétrica passa pelos cristais líquidos, eles se alinham de tal forma que permitem a passagem da luz. Isso cria as imagens que você vê na tela.
O plasma na tela é criado por um processo chamado bombardeio de elétrons. Neste processo, os elétrons são emitidos de um cátodo e acelerados em direção a um ânodo. Quando os elétrons colidem com o ânodo, eles eliminam elétrons dos átomos do ânodo. Isso cria uma nuvem de íons carregados positiva e negativamente, que é o plasma.
O plasma na tela é muito importante para o bom funcionamento do telefone. Sem o plasma, os cristais líquidos não conseguiriam se alinhar adequadamente e as imagens na tela não seriam visíveis.