Para rastrear efetivamente um celular ligado, os seguintes métodos são comumente empregados:
Aplicativos de rastreamento de celular: - Alguns aplicativos ou serviços de rastreamento de celular podem ser instalados no dispositivo para fornecer rastreamento de localização. Por exemplo, “Find My iPhone” para dispositivos iOS ou “Find My Device” para Android permitem que usuários autorizados localizem seus dispositivos remotamente, desde que o dispositivo esteja ligado e conectado à Internet.
Aplicações da lei e operadoras de redes móveis: - As agências de aplicação da lei possuem capacidades avançadas de rastreamento e podem solicitar dados de localização às operadoras de redes móveis em situações como casos de pessoas desaparecidas ou investigações criminais. As operadoras podem ser legalmente obrigadas a fornecer tais informações mediante ordem judicial válida.
Rastreamento do número IMEI: - A Identidade Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) é um código único que identifica cada dispositivo. Este número pode ser encontrado nas configurações do dispositivo e também pode ser acessado pelas operadoras de rede. Em teoria, é possível rastrear a localização de um dispositivo através do seu IMEI, mas este método requer a cooperação dos fornecedores de rede e normalmente só é utilizado por entidades autorizadas, como agências de aplicação da lei.
Links de engenharia social e rastreamento: - Alguns métodos dependem de engenharia social para fazer com que o usuário clique em um link de rastreamento. Se for bem sucedido, o perpetrador poderá obter acesso à localização do dispositivo através de um aplicativo comprometido.
Observação:rastrear um celular sem o consentimento do usuário pode violar as leis de privacidade em muitas jurisdições. Antes de considerar qualquer método de rastreamento, é importante estar ciente e cumprir os regulamentos relevantes e procurar aconselhamento jurídico, se necessário.