A história do telefone celular, também chamado de telefone móvel, remonta ao início do século XX. Em 1910, Nathan B. Stubblefield, um fazendeiro de Kentucky, demonstrou o primeiro telefone sem fio que usava ondas de rádio. No entanto, foi somente na década de 1940 que os Laboratórios Bell começaram a desenvolver um sistema de telefonia móvel.
Na década de 1960, várias empresas começaram a trabalhar em sistemas de telefonia móvel, incluindo Motorola e AT&T. Em 1973, o engenheiro da Motorola, Martin Cooper, fez a primeira ligação em um telefone celular portátil. O telefone, que pesava 2,5 quilos, tinha tempo de conversação de apenas 30 minutos.
O primeiro sistema comercial de telefonia celular foi lançado no Japão em 1979. O sistema, denominado NTT DoCoMo, era baseado em tecnologia analógica. Em 1983, o primeiro sistema comercial de telefonia celular nos Estados Unidos foi lançado pela Ameritech Mobile Communications. O sistema também foi baseado em tecnologia analógica.
Na década de 1990, foram desenvolvidos sistemas de telefonia celular digital. Os sistemas digitais ofereciam melhor qualidade de chamada e segurança do que os sistemas analógicos. O primeiro sistema comercial de telefonia celular digital nos Estados Unidos foi lançado pela AT&T em 1991. O sistema foi chamado de AT&T Digital One System.
Desde então, a tecnologia de telefonia celular continuou a evoluir. Na década de 2000, os smartphones foram desenvolvidos. Smartphones são telefones celulares que possuem muitos dos recursos de um computador pessoal, incluindo a capacidade de acessar a Internet e executar aplicativos de software.
Hoje, os telefones celulares são usados por pessoas em todo o mundo. Eles são uma parte essencial da comunicação moderna e tornaram possível ficar conectado com amigos, familiares e colegas em qualquer lugar.
O telefone celular foi inventado devido à necessidade de comunicação sem fio. No início do século 20, havia uma demanda crescente por uma forma de comunicação com pessoas que não estavam no mesmo lugar. O telefone celular foi a resposta a essa necessidade.
O telefone celular teve um impacto profundo na sociedade. Tornou possível que as pessoas permanecessem conectadas umas com as outras, mesmo quando estão distantes. Também tornou possível que as pessoas conduzissem negócios e aprendessem coisas novas em qualquer lugar do mundo.