O termo “célula” em relação aos telefones celulares foi cunhado pela primeira vez pelo Dr. Martin Cooper, que é amplamente reconhecido como o pai do telefone celular moderno. Cooper foi pesquisador e engenheiro da Motorola na década de 1970 e é responsável pelo desenvolvimento do primeiro telefone móvel portátil.
O conceito de comunicação celular baseava-se na ideia de dividir uma área geográfica em pequenas regiões chamadas células, cada uma com seu próprio transmissor e receptor de baixa potência. Isso permitiu o uso eficiente do espectro de rádio e melhorou a qualidade do sinal ao reutilizar as mesmas frequências em células diferentes.
Cooper usou o termo "célula" para descrever essas pequenas áreas geográficas em seus primeiros trabalhos sobre tecnologia celular e, posteriormente, tornou-se amplamente adotado na indústria de telefonia móvel. O primeiro telefone celular comercial, conhecido como DynaTAC 8000X, foi demonstrado por Cooper em 1983 e foi o primeiro dispositivo a ser chamado de "telefone celular".