Aterros sanitários A grande maioria dos telefones acaba em aterros sanitários. Um relatório de 2018 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) descobriu que apenas 20% do lixo eletrônico é reciclado adequadamente. O restante é despejado em aterros sanitários ou incinerado, o que pode liberar produtos químicos tóxicos no meio ambiente.
Incineradores Os incineradores são usados para queimar lixo eletrônico, mas também podem liberar produtos químicos tóxicos no ar. Além disso, os incineradores podem produzir cinzas volantes, que podem conter metais pesados e outros materiais perigosos.
Exportação ilegal Parte do lixo eletrónico é exportado ilegalmente para países em desenvolvimento, onde é frequentemente desmantelado manualmente em condições inseguras. Isto pode expor os trabalhadores a produtos químicos perigosos e também pode levar à contaminação ambiental.
Reciclagem Apenas uma pequena porcentagem dos telefones é reciclada. A reciclagem do lixo eletrônico pode ajudar a recuperar materiais valiosos, como ouro, prata e cobre. Também pode ajudar a reduzir o impacto ambiental do lixo eletrônico.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a garantir que seu telefone seja reciclado adequadamente:
* Compre um telefone feito de materiais reciclados.
* Recicle seu telefone antigo ao atualizar para um novo.
* Procure um centro de reciclagem que aceite lixo eletrônico.
* Doe seu telefone antigo para uma instituição de caridade ou organização sem fins lucrativos que recondicione telefones para pessoas necessitadas.