1973: Martin Cooper, funcionário da Motorola, faz a primeira ligação pública em um telefone celular portátil. O telefone, chamado DynaTAC 8000X, pesava mais de 2 quilos e tinha tempo de conversação de 30 minutos.
1983: A primeira rede comercial de telefonia celular é lançada nos Estados Unidos. A rede, chamada Advanced Mobile Phone Service (AMPS), era baseada em tecnologia analógica e oferecia cobertura limitada e baixa qualidade de chamadas.
1989: A primeira rede de telefonia celular digital é lançada na Finlândia. A rede, chamada de sistema Nordic Mobile Telephone (NMT), ofereceu melhor qualidade e cobertura de chamadas.
1991: A primeira rede GSM (Global System for Mobile Communications) é lançada na Europa. O GSM rapidamente se tornou o padrão global para redes celulares e ofereceu uma série de vantagens em relação às redes analógicas, incluindo melhor qualidade de chamada, segurança e recursos de roaming.
1995: A primeira rede CDMA (Code Division Multiple Access) é lançada nos Estados Unidos. O CDMA ofereceu maior capacidade e velocidades de dados nas redes GSM.
1999: A primeira rede de telefonia celular 3G (terceira geração) é lançada no Japão. As redes 3G ofereceram velocidades de dados ainda mais elevadas e capacidades melhoradas, tais como videoconferência e acesso móvel à Internet.
2007: A primeira rede de telefonia celular 4G (quarta geração) é lançada na Coreia do Sul. As redes 4G ofereceram velocidades e capacidades de dados significativamente mais altas do que as redes 3G.
2019: A primeira rede de telefonia celular 5G (quinta geração) é lançada na Coreia do Sul. As redes 5G oferecem velocidades e capacidades de dados ainda mais elevadas do que as redes 4G, com potencial para revolucionar a forma como utilizamos os telemóveis.