>> Tecnologia eletrônica >  >> Telefones >> Estações de conferência

Você está usando o Skype para iniciar uma videochamada com um amigo em outro estado. Quais protocolos estão gerando segmentos na camada de Transporte desta transmissão?

Ao fazer uma chamada de vídeo Skype, vários protocolos são usados ​​para gerar segmentos na camada de Transporte da transmissão, incluindo:

1. Protocolo de transporte em tempo real (RTP): RTP é um protocolo padronizado para transmissão em tempo real de dados de áudio e vídeo. A camada de Transporte é responsável por segmentar esse áudio e vídeo em pacotes menores, cada um com cabeçalhos contendo carimbos de data e hora e outras informações necessárias para a reprodução adequada na extremidade receptora.

2. Protocolo de datagrama do usuário (UDP): UDP é um protocolo sem conexão que fica no topo da camada de Transporte e é comumente usado com RTP. Ao contrário do Transmission Control Protocol (TCP), o UDP não fornece entrega garantida, correção de erros ou mecanismos de controle de fluxo. Apesar disso, é preferido em aplicações em tempo real, como chamadas de voz e vídeo, devido à sua baixa latência e sobrecarga, essenciais para uma comunicação suave e ininterrupta.

3. Protocolo de transporte seguro em tempo real (SRTP): Ao fazer uma chamada de vídeo segura do Skype, o SRTP é utilizado. É uma extensão do RTP que garante a privacidade e autenticidade dos dados multimídia em tempo real, fornecendo confidencialidade e proteção de integridade por meio de criptografia e autenticação de mensagens. O SRTP é baseado em RTP e UDP para transmissão eficiente.

4. Segurança da camada de transporte (TLS): TLS é outro protocolo importante usado em chamadas de vídeo seguras do Skype. Operando na camada de Transporte, garante a transmissão segura de mensagens de sinalização e controle antes e durante a chamada, incluindo informações como credenciais de autenticação e chaves de sessão. O TLS funciona estabelecendo uma conexão segura e empregando criptografia para proteger dados confidenciais.

Esses protocolos trabalham juntos para dividir os fluxos de áudio e vídeo em segmentos e encapsulá-los em pacotes, que são então enviados pela rede. A extremidade receptora remonta esses pacotes na ordem correta e reproduz o fluxo de áudio e vídeo, permitindo a comunicação em tempo real com seu amigo em outro estado.