Uma rede de área metropolitana (MAN) é uma rede de computadores que interconecta usuários dentro de uma área metropolitana ou cidade. É maior que uma rede local (LAN), mas menor que uma rede de área ampla (WAN). MANs são frequentemente usados para conectar empresas, agências governamentais e outras organizações que possuem vários locais dentro de uma cidade ou área metropolitana.
As WANs, por outro lado, são redes de computadores que conectam usuários através de grandes distâncias geográficas. Eles podem abranger várias cidades, países ou até continentes. As WANs são frequentemente usadas para conectar empresas, agências governamentais e outras organizações que possuem vários locais em diferentes partes do mundo.
Aqui estão algumas das principais diferenças entre MANs e WANs:
*
Tamanho: MANs são normalmente menores que WANs. Uma MAN normalmente cobre uma área de alguns quilômetros quadrados, enquanto uma WAN pode abranger milhares de quilômetros.
*
Velocidade: MANs normalmente oferecem velocidades mais altas que WANs. Isso ocorre porque as MANs usam meios de transmissão mais rápidos, como cabos de fibra óptica, enquanto as WANs costumam usar meios de transmissão mais lentos, como fios de cobre.
*
Confiabilidade: MANs são normalmente mais confiáveis que WANs. Isto ocorre porque as MANs são normalmente gerenciadas por uma única entidade, enquanto as WANs podem ser gerenciadas por múltiplas entidades.
*
Custo: MANs são normalmente mais caros que WANs. Isso ocorre porque as MANs exigem equipamentos e infraestrutura mais especializados.
Em geral, as MANs são uma boa opção para conectar usuários dentro de uma área metropolitana ou cidade. Eles oferecem altas velocidades, confiabilidade e segurança. As WANs são uma boa opção para conectar usuários em grandes distâncias geográficas. Eles são mais baratos que os MANs, mas oferecem velocidades e confiabilidade mais baixas.