O Plano de Numeração da América do Norte (NANP) é um sistema que define o plano de numeração para números de telefone nos Estados Unidos, Canadá, Caribe e algumas ilhas do Pacífico. O NANP utiliza um sistema de numeração fechado, o que significa que cada número de telefone dentro do NANP é único.
O NANP atribui códigos de área telefônicos a regiões geográficas nos Estados Unidos e Canadá. Os códigos de área são números de três dígitos que identificam a localização de um número de telefone. O primeiro dígito de um código de área identifica a região dos Estados Unidos ou Canadá onde o código de área está localizado. O segundo e terceiro dígitos de um código de área identificam uma área geográfica específica dentro da região.
Por exemplo, o código de área 212 é atribuído a Manhattan, na cidade de Nova York. O primeiro dígito do código de área, 2, identifica a região Nordeste dos Estados Unidos. O segundo e terceiro dígitos, 12, identificam Manhattan como uma área geográfica específica da região Nordeste.
O NANP também atribui códigos de área telefônicos a algumas ilhas do Caribe e algumas ilhas do Pacífico. Por exemplo, o código de área 809 é atribuído à República Dominicana. O código de área 670 é atribuído às Ilhas Marianas do Norte, no Oceano Pacífico.
O NANP é administrado pelo Conselho Norte-Americano de Numeração (NANC). O NANC é um grupo de representantes da indústria de telecomunicações responsável pelo desenvolvimento e manutenção do NANP. O NANC toma decisões sobre como os códigos de área telefônicos são atribuídos e usados.
O NANP é importante porque garante que cada número de telefone do sistema seja único. Isso permite que as chamadas sejam roteadas para o local correto. O NANP também possibilita que as pessoas façam ligações de longa distância sem precisar lembrar o número de telefone completo.