Configurando um roteador sem fio para alocação de alta largura de banda 1.
Faça login no console de administração do seu roteador . Para fazer isso, abra seu navegador e digite o endereço IP do roteador na barra de endereços. O endereço IP padrão para a maioria dos roteadores é 192.168.1.1. Se esse endereço não funcionar, você pode verificar a documentação que acompanha o seu roteador ou fazer uma pesquisa rápida online.
2.
Insira suas credenciais de login. Quando solicitado, digite o nome de usuário e a senha do seu roteador. Essas credenciais também são normalmente encontradas na documentação do roteador ou online.
3.
Navegue até a página de configurações sem fio . Depois de fazer login, procure a página de configurações sem fio. Esta página geralmente está localizada na seção “Wireless” ou “Wi-Fi” do console de administração do roteador.
4.
Selecione um canal de alta largura de banda. Na página de configurações sem fio, procure a configuração de seleção de canal. A maioria dos roteadores oferece uma variedade de canais para você escolher. Alguns canais podem ter mais interferência do que outros, por isso é importante escolher um canal que esteja limpo. Para fazer isso, você pode usar um aplicativo analisador de Wi-Fi para procurar redes próximas e encontrar os canais com menos interferência.
5.
Defina a largura de banda do canal. Depois de selecionar um canal, você pode definir a largura de banda do canal. Esta configuração determina quantos dados podem ser transmitidos pelo canal de uma vez. Quanto maior a largura de banda do canal, mais dados podem ser transmitidos. No entanto, canais mais largos também são mais suscetíveis a interferências. Portanto, se estiver enfrentando muita interferência, você pode querer usar uma largura de banda de canal mais estreita.
6.
Aumente a potência de transmissão. Se ainda não estiver obtendo as velocidades desejadas, você pode tentar aumentar a potência de transmissão do seu roteador. Isso tornará o sinal do seu roteador mais forte, mas também poderá aumentar a quantidade de interferência. Portanto, você só deve aumentar a potência de transmissão se realmente precisar.
7.
Salve suas configurações . Depois de fazer todas as alterações, não se esqueça de salvá-las. A localização do botão Salvar varia dependendo do seu roteador.
8.
Teste a velocidade da sua conexão . Depois de salvar suas configurações, teste a velocidade da sua conexão para ver se ela melhorou. Você pode fazer isso usando um site ou aplicativo de teste de velocidade.
Dicas adicionais * Se você tiver vários dispositivos conectados ao roteador, tente desativar as conexões dos dispositivos que não está usando. Isso liberará largura de banda para os dispositivos que você está usando.
* Se você tem uma casa grande, considere usar um extensor de alcance. Um extensor de alcance aumentará o sinal do seu roteador e ampliará seu alcance.
* Se você estiver enfrentando muita interferência de redes próximas, considere mudar para uma banda Wi-Fi diferente. A maioria dos roteadores oferece bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. A banda de 5 GHz é menos congestionada e oferece velocidades mais rápidas, mas tem um alcance menor que a banda de 2,4 GHz.
* Se ainda não estiver obtendo as velocidades desejadas, talvez seja necessário entrar em contato com seu provedor de serviços de Internet (ISP) e perguntar sobre a atualização do seu plano de Internet.