É difícil determinar a percentagem exacta de relacionamentos que começam na Internet, pois há muitos factores a considerar e vários estudos oferecem estimativas diferentes. No entanto, algumas pesquisas sugerem que uma parcela significativa dos relacionamentos realmente começa online.
De acordo com uma pesquisa de 2019 realizada pelo Pew Research Center, nos Estados Unidos, cerca de 30% dos adultos no país já usaram sites ou aplicativos de namoro online. Daqueles que usaram namoro online, cerca de 6% disseram ter mantido um relacionamento sério com alguém que conheceram através de uma plataforma online.
Outro estudo realizado pela Universidade de Stanford em 2017 estimou que aproximadamente 39% dos casais heterossexuais e 65% dos casais do mesmo sexo nos Estados Unidos conheceram o parceiro através de encontros online. Estas descobertas sugerem que um número substancial de relacionamentos hoje em dia tem origem em interações online.
É importante notar que esses números podem variar de acordo com a localização, faixa etária e outros fatores demográficos. Além disso, a percentagem de relacionamentos que começam online continua a evoluir ao longo do tempo, à medida que a tecnologia e as normas sociais mudam.