Existem alguns motivos pelos quais a equipe pode ter seus usuários monitorados.
*
Para proteger informações confidenciais. O monitoramento entre usuários pode ajudar a proteger informações confidenciais contra acesso por indivíduos não autorizados. Isto é especialmente importante em setores onde a confidencialidade é crítica, como finanças, saúde e governo.
*
Para cumprir os regulamentos. Em alguns setores, os regulamentos exigem que as empresas monitorem a atividade entre usuários. Isto é especialmente verdadeiro para empresas que estão sujeitas à Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA) ou à Lei Gramm-Leach-Bliley (GLBA).
*
Para evitar violações de segurança. O monitoramento entre usuários pode ajudar a detectar violações de segurança e evitar que causem danos. Isto é importante para proteger a rede e os dados da empresa, bem como a sua reputação.
*
Para melhorar a produtividade dos funcionários. O monitoramento entre usuários pode ajudar a melhorar a produtividade dos funcionários, identificando áreas onde os funcionários gastam muito tempo em atividades não produtivas. Essas informações podem então ser usadas para fornecer aos funcionários o treinamento e o suporte necessários para serem mais produtivos.
É claro que o monitoramento entre usuários também pode ser abusado. É importante que as empresas tenham uma política clara que explique porque é que a monitorização entre utilizadores está a ser realizada e como os dados serão utilizados. Os funcionários também devem ter a oportunidade de rever a política e fazer perguntas antes de serem sujeitos a monitorização.