>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Aspirador de pó

O Roomba não carrega:como solucionar problemas e o que você pode fazer para repará-lo em casa


Mas antes de levar o robô para um centro de reparos e gastar seu dinheiro suado em um trabalho de conserto, primeiro diagnostique e tente consertar o robô você mesmo. Muitos problemas comuns, como o "Roomba não cobra ” problema, pode ser corrigido até mesmo por amadores em certos casos.



Você pode encontrar instruções completas de solução de problemas e reparos neste guia!

Meu Roomba não carrega:etapas de solução de problemas


Existem várias etapas de solução de problemas que você pode seguir para descobrir o motivo pelo qual seu Roomba não carrega.

O primeiro passo, é claro, é descobrir a resposta para “Por que meu Roomba não carrega " pergunta. Abaixo, você verá várias causas potenciais. Depois disso, mostraremos como você pode corrigir esses problemas.

Verifique sua tomada e plugue


Se você já fez isso, pule esta parte.

Não é raro uma tomada perder energia. Conecte algo como um carregador de telefone na tomada para ver se funciona ou não.

Em seguida, desconecte o cabo de alimentação da estação de carregamento e recoloque-o novamente. Segure-o rente à saída. O cabo de alimentação pode estar solto e não ter um contato bom o suficiente.

Verifique os contatos de carregamento do seu Roomba


Os pontos de contato de carregamento são as pequenas peças de metal que o robô usa para acoplar à sua estação de carregamento. Geralmente, existem dois contatos de carregamento em um iRobot Roomba. Você também encontrará dois contatos correspondentes na base de carregamento.

Se os pontos de contato estiverem sujos, o robô não poderá se conectar e extrair energia da base para recarregar sua bateria.

A solução é bastante simples:limpe os pontos de contato.

Você pode fazer isso com apenas um pano de microfibra simples. No entanto, se você quiser ter mais certeza, pode usar um pano de microfibra com um pouco de álcool. Um pedaço úmido de espuma de melamina também fará o truque.

Depois de reunir todos os materiais, certifique-se de desconectar a base de carregamento enquanto estiver nisso. Dessa forma, você não ficará chocado acidentalmente.

Esfregue suavemente todas as sujeiras e sujeira dos pontos de contato no robô e na base de carregamento. Quando tudo estiver limpo, encaixe manualmente o robô na base de carregamento e veja se o problema foi corrigido.

➜ RELACIONADO:Melhor Aspirador de Robô para Pisos de Prancha de Vinil:Aspiradores de Robô TOP

Limpe as rodas do robô


Vire seu robô e verifique todas as suas rodas. As rodas são uma das partes do robô que estão constantemente expostas à sujeira e detritos. Com o tempo, os detritos se acumulam nas rodas, fazendo com que elas subam mais do que o normal. Isso também fará com que a altura do robô aumente.



Quando o robô estiver mais alto que o normal, os contatos de carregamento também estarão muito altos para alcançar os contatos na estação de carregamento. Por causa disso, o robô pode não conseguir se conectar à estação, o que explica o problema "Roomba não está carregando no dock".

A solução é limpar as rodas junto com as câmaras das rodas. Retire toda a sujeira e detritos e o robô descerá até sua altura normal.

Como limpar a rodinha do Roomba


A roda de rodízio está na frente do robô. De todas as rodas de um Roomba, é mais provável que esta fique emperrada ou cheia de sujeira. Felizmente, é muito fácil de limpar (e até mesmo substituir).


Ferramentas que você precisará
  • Um pano de microfibra
Etapa 1:tire a rodinha

Para removê-lo do robô, basta puxar com força a roda. Deve sair imediatamente.
Etapa 2:limpe a roda

Limpe toda a sujeira e detritos presos na parte externa da roda com um pano de microfibra úmido.
Etapa 3:limpe a cavidade da roda

Em seguida, inspecione a cavidade da roda (o slot em que a roda estava). A cavidade pode ser preenchida com todo tipo de sujeira, portanto, limpe-a com cuidado.
Etapa 4:limpe o eixo e a carcaça da roda

Se já faz um tempo desde a última vez que você limpou o rodízio e há animais de estimação em casa, há uma boa chance de que haja algum cabelo preso no eixo da roda. Nesse caso, retire a roda do seu alojamento. Uma vez desligado, você terá acesso direto ao eixo. Remova o cabelo e limpe o eixo.

Limpe também a carcaça da roda. A parte superior da caixa também pode abrigar muita poeira e sujeira.
Etapa 5:remontar

E isso é tudo! Remonte a roda e coloque-a de volta na cavidade da roda. Empurre até ouvir um clique alto, indicando que a roda foi encaixada no lugar.

Como limpar as rodas laterais do Roomba


Além da roda dianteira, um Roomba também terá duas rodas extra grandes em cada flanco. É muito raro que essas rodas tenham problemas, mas não é impossível.

Limpar essas rodas será um pouco mais difícil do que a roda dianteira. No entanto, o processo é tão fácil que a maioria das pessoas – mesmo aquelas sem conhecimento técnico – pode fazê-lo em vinte ou trinta minutos.


Ferramentas que você precisará
  • Uma chave de fenda Phillips nº 1 padrão
  • Um aspirador de pó portátil
  • Um pano de microfibra
Etapa 1:limpe a parte externa das rodas

Vire o robô para expor sua barriga. As grandes rodas laterais podem ser facilmente vistas em ambos os lados do robô. Dê uma volta de teste em cada roda, elas devem girar suavemente sem qualquer resistência.

Inspecione de perto as rodas em busca de qualquer sinal de sujeira ou detritos. Limpe toda a sujeira com o pano de microfibra. Alternativamente, você pode sugá-los com seu aspirador de pó.

Em seguida, empurre cada roda para o lado e espreite a cavidade da roda para verificar se há detritos no interior. Se as cavidades das rodas estiverem sujas, prossiga para a próxima etapa.
Etapa 2:remova a escova lateral

Antes que você possa alcançar as rodas, há algumas partes que você precisa tirar. A primeira da lista é a escova lateral (a escova rotativa com raios longos na lateral do robô).

A escova é presa ao robô por meio de um parafuso de retenção no centro. Use sua chave de fenda Phillips para removê-lo. A escova pode ser retirada do robô com segurança depois.
Etapa 3:remova a placa de cobertura

As partes internas do robô estão presas atrás de uma tampa plástica. Ao redor do robô, você encontrará quatro grandes parafusos. Retire todos os quatro parafusos e a placa de cobertura pode ser retirada.
Etapa 4:retire os conjuntos das rodas laterais

Com a tampa removida, agora você tem acesso total aos componentes internos do Roomba. Olhe para uma das rodas e concentre-se em sua montagem. A roda é travada no conjunto por meio de três parafusos menores.

Use sua chave de fenda Phillips nº 1 para remover esses parafusos.

Uma vez que eles estão soltos, puxe suavemente o conjunto para fora de seu lugar.

Prossiga para a próxima etapa e limpe a roda que você acabou de soltar. É altamente recomendável limpar cada lado individualmente. Se você soltar os dois lados ao mesmo tempo, pode ser difícil acompanhar todas as peças.
Etapa 5:limpe a roda

Limpe cuidadosamente o conjunto e a roda com um pano de microfibra úmido. Se você tiver um aspirador de pó à mão, poderá usá-lo para aspirar a sujeira ao redor da roda.
Etapa 6:repetir e remontar

Remonte o conjunto da roda. Em seguida, repita a etapa 4, a etapa 5 e a etapa de remontagem com o outro lado.

Verifique se a aba de puxar da bateria do Roomba foi puxada


Se o seu Roomba for novo, verifique se você puxou a aba da bateria ou não. A aba de puxar está lá para evitar que o robô ligue acidentalmente durante o transporte. Bloqueia os pontos de contato da bateria, impedindo que o robô receba energia. Então, para o robô funcionar, você precisa retirá-lo.

Como deve ser retirado, o iRobot tornou a aba de puxar altamente visível.

Vire o robô de barriga para baixo e deve haver uma aba amarela brilhante pendurada na barriga. Pegue a aba e puxe até que a aba deslize para fora do robô.

Verifique se o problema “Roomba iRobot não está carregando” persiste.

➜ RELACIONADO:Como limpar as escovas do Roomba - Guia de manutenção do Roomba mais fácil e rápido

Verifique o posicionamento da bateria


Se você puxou a aba e o robô ainda não está funcionando, talvez o problema esteja na própria bateria. A bateria pode ter saído de sua posição e perdido o contato com o robô. Nesse caso, você deve empurrá-lo de volta no lugar.

A localização do compartimento da bateria será diferente dependendo do modelo que você adquiriu.

Nos modelos mais antigos, a bateria fica escondida atrás de uma porta simples (você pode consultar o manual do usuário para mais detalhes). Abra a porta e você pode trabalhar com a bateria.

Modelos mais novos, como o i-Series Roombas, terão a bateria escondida atrás da tampa. Você tem que tirar a escova lateral e, em seguida, desaparafusar a placa de cobertura. A bateria deve estar perto da frente do robô.

De qualquer forma, uma vez que você tenha acesso à bateria, empurre-a firmemente para dentro. Alternativamente, você pode retirar a bateria e reinseri-la no compartimento novamente.

Teste o Roomba para ver se funciona e se o problema de bateria do Roomba não carregando foi corrigido ou não.

Substituir a bateria


Se a aba de puxar da bateria tiver sido retirada e a bateria estiver firmemente encaixada em seu compartimento, mas o Roomba ainda não estiver carregando, talvez seja hora de substituir a bateria.



As gerações modernas e mais antigas de Roombas usam células de bateria de íon de lítio. Embora sejam muito duráveis, sua capacidade de energia diminuirá com o tempo. Se o seu robô for antigo, você notará que ele tem um tempo de execução menor do que quando foi retirado da caixa. Isso é muito normal. No entanto, há um ponto em que a capacidade da bateria se degradou tanto que é incapaz de manter a carga.

Como resultado, para aspiradores de pó mais antigos, uma bateria descarregada é uma das respostas mais comuns para a pergunta “Por que meu Roomba não está carregando?” pergunta.

No entanto, se você possui um modelo muito antigo que usa há 4 ou 5 anos, recomendamos substituí-lo. Sim, ainda funcionará, mas os modelos mais recentes oferecerão mais recursos e desempenho. Mas se sua unidade for relativamente nova ou você quiser manter seu robô por mais alguns meses, substituir a bateria é o próximo melhor curso de ação.

Aqui está o processo de substituição da bateria.

Acesse o compartimento da bateria. Demonstramos como fazer isso no segmento anterior (“Verifique o Posicionamento da Bateria”).

Agora que a célula da bateria está exposta, retire-a do compartimento e coloque-a de lado. Depois, é só colocar a nova bateria.

A iRobot fez um ótimo trabalho ao tornar a substituição da bateria simples e fácil. Mas a maioria das pessoas geralmente não fica perplexa com a substituição da bateria em si. Em vez disso, geralmente é onde encontrar e comprar baterias de reposição que é o principal desafio.

Se você tiver modelos mais recentes, a iRobot vende baterias de reposição que você pode encontrar em sua página inicial ou em vendedores terceirizados como a Amazon. Para modelos mais antigos, talvez seja necessário verificar o Ebay ou sites de leilão semelhantes. Os Roombas mais antigos datam de 2002, então as peças de reposição para esses modelos não são mais fabricadas.

Como mencionamos anteriormente, se for muito difícil encontrar baterias de reposição para o seu modelo, é melhor comprar um novo modelo.

Reinicie o Roomba


Se o seu Roomba ainda estiver online, mas não estiver carregando, tente executar uma reinicialização manual do robô. Se o problema for software e não hardware, esperamos que a redefinição resolva isso.

Em modelos mais antigos (como o iRobot Roomba 960), você pode realizar uma reinicialização manual pressionando e segurando o botão 'Limpar' na parte superior por 10 segundos. O robô deve fazer um pequeno som que informa que está reiniciando seu sistema.

Para os modelos i-Series ou s-Series mais recentes, você precisa segurar o botão ‘Clean’ por 20 segundos. O anel de luz ao redor do botão piscará um pouco e depois desligará. Aguarde o robô reiniciar. O processo pode levar até 15 minutos.

Guie o robô de volta para sua estação de carregamento novamente para ver se ele carrega.

A reinicialização é um procedimento de solução de problemas muito comum. Nós o gravamos sendo capaz de trabalhar com modelos mais novos e antigos. É capaz de corrigir o problema de não carregamento do Roomba i7 e o Roomba 980 não carrega o problema, de acordo com nosso banco de dados.

Redefinição de fábrica do Roomba


Se ainda houver energia na bateria do seu robô, vale a pena tentar uma redefinição de fábrica. É a 'opção nuclear', então faça isso quando nada mais funcionar. A redefinição de fábrica limpará todos os dados e preferências do seu robô. Quando o processo estiver concluído, o sistema do seu robô estará como se tivesse acabado de sair da linha de fabricação.

O processo de redefinição de fábrica será diferente dependendo do modelo.

Para Roombas com módulo Wi-Fi


O Roombas que pode se conectar à rede Wi-Fi da casa e ao seu telefone (através do aplicativo do Roomba) pode ser redefinido de fábrica diretamente pelo aplicativo. Vá para a opção “Configurações” e você verá o botão “Remover/Redefinição de fábrica”. Siga as instruções na tela.

Você também pode redefinir manualmente através dos botões do robô.

Para robôs das séries a, i-Series, 600, 800 e 900


Pressione e segure os três botões do robô (“Home”, “Spot Clean” e “Clean”) de uma só vez. Aguarde até que as luzes do robô se acendam ou você ouça um tom de reinicialização.

Para robôs e-Series

Pressione e segure os três botões no robô ("Início", "Limpeza no local" e "Limpar") por 20 segundos. Liberar.

Para robôs da série j


Retire o coletor de pó do robô. Pressione o botão “Limpar” e segure por 15 segundos até ouvir um sinal sonoro. Pressione o botão “Limpar” novamente e o processo será iniciado.

Substituir a base de carregamento


Se não é o robô ou sua bateria que está funcionando, talvez seja a estação de carregamento. O uso prolongado da base de carregamento pode causar mau funcionamento dos contatos, afrouxamento do cabo de alimentação e muitos outros problemas técnicos.



No entanto, há uma grande ressalva aqui. Substitua a base de carregamento apenas se tiver certeza de que o problema está na base de carregamento e no próprio robô. Caso contrário, é melhor pular esta parte.

Como consertar um Roomba com uma bateria de carregamento lento


Se de repente você perceber que a bateria do seu robô está demorando muito mais para recarregar, veja o que você pode fazer para consertá-la.

Reinicializar a bateria


O tempo de carregamento anormalmente lento pode ser corrigido executando uma reinicialização da bateria do Roomba (também conhecida como “Deep Charging”).



Redefinir a bateria é bastante semelhante a redefinir o próprio Roomba. Você pode corrigir muitos problemas com essa técnica, incluindo o Roomba não carregar. E, claro, uma redefinição também pode resolver o problema da bateria demorar muito para carregar ou drenar muito rapidamente.

O processo será diferente dependendo da série.

Como redefinir a bateria dos robôs Roomba série 600


O primeiro passo envolve a remoção da bateria do robô. Remova a escova lateral e os quatro parafusos que prendem a placa de cobertura no lugar. A bateria está perto da frente do robô. Retire-o do compartimento e coloque-o de lado.

Vire o robô para cima e pressione e segure o botão "Limpar" por 15 a 20 segundos.

Em seguida, coloque a bateria de volta e reinstale tudo.

Coloque o robô de volta na base de carregamento e deixe-o carregar por no mínimo 16 horas. Quando a luz verde do robô acender, o processo de reinicialização foi concluído.

Como redefinir a bateria dos robôs Roomba série 700 (e posteriores)


Para os robôs da série 700 e posteriores, o processo é muito menos complicado.

Conecte o robô em sua base de carregamento. Em seguida, pressione o botão ‘Clean’ e espere até que o visor do robô mostre “r 5 t”. Solte o botão 'Limpar' então.

O robô se desligará. Depois de um tempo, ele liga novamente, seguido por um sinal sonoro.

Permita que o robô recarregue sua bateria por no mínimo 16 horas.

Conclusão


A iRobot fez um ótimo trabalho ao tornar o Roomba fácil de manusear. Portanto, sempre que algo ruim acontecer com seu robô (como o Roomba não cobrará o problema), você poderá consertar isso diretamente de casa na maioria das vezes.

No entanto, se nenhum dos métodos acima resolver seu problema, é hora de levá-lo a um centro de serviço. Alternativamente, você pode comprar um novo modelo para substituí-lo.

Recebemos muitas perguntas interessantes de nossos leitores. Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes (e suas respostas).