Preparando tubos ou conexões de cobre para soldagem: Soldar tubos ou conexões de cobre requer uma preparação cuidadosa para garantir uma ligação adequada e evitar vazamentos. Veja como você pode prepará-los:
Etapa 1:Corte os tubos no tamanho certo: - Use um cortador de tubos ou uma serra para fazer cortes limpos e perpendiculares.
Etapa 2:Rebarbar os tubos: - Remova quaisquer rebarbas (arestas vivas) do interior e exterior das extremidades cortadas do tubo usando uma ferramenta de rebarbação ou uma lima.
Etapa 3:Limpe os tubos e conexões: - Esfregue as superfícies interna e externa das extremidades do tubo de cobre e do encaixe da conexão usando uma escova de aço e lixa para remover sujeira, graxa, oxidação e quaisquer outros contaminantes.
Etapa 4:use um fluxo: - Aplique uma camada fina e uniforme de fluxo de solda nas superfícies limpas dos tubos e conexões de cobre. O fluxo auxilia no processo de soldagem, evitando a formação de óxidos e promovendo uma boa ligação.
Etapa 5:aplique calor: - Aqueça uniformemente o tubo e as conexões de cobre, começando pelas áreas próximas ao ponto de conexão.
- Use uma tocha de propano ou uma pistola de ar quente para aplicar o calor.
- Quando o fluxo começa a borbulhar, indica que a superfície está quente o suficiente para soldar.
Observação: Sempre siga as instruções fornecidas pelo fabricante da solda e do fluxo para uso adequado.
Etapa 6:Aplicar solda: - Segure um pedaço de solda próximo à junta aquecida.
- Quando a solda derrete e flui para dentro da junta, ela preenche a lacuna e cria uma conexão forte.
- Continue adicionando solda até que a junta esteja completamente preenchida.
Etapa 7:deixe esfriar: - Deixe a junta soldada esfriar e solidificar completamente antes de movimentar ou manusear os tubos.
Dica: - Use solda sem chumbo por razões de segurança.
Tubos e acessórios de cobre devidamente preparados e soldados garantem conexões confiáveis e à prova de vazamentos em sistemas de encanamento.