Em geral, o fio azul é o fio neutro. Em sistemas elétricos, neutro é o termo para o caminho de retorno da _corrente_ elétrica. Uma analogia pode ser feita com o encanamento, onde o cano de água quente é o condutor de fase e o cano de água fria é o neutro.
O condutor neutro tem uma tensão de terra mais baixa do que os condutores de fase e pode estar em tensão zero. Em geral, o fio neutro costuma ser identificado pela sua cor, preto ou azul, ou em alguns casos, cinza ou branco.
O condutor neutro é muitas vezes ligado à terra em um ou mais pontos, mas esta prática não é universal e depende do país ou região. Em alguns casos, o neutro também pode ser conectado a um sistema principal de água metálico ou outro sistema de eletrodo de aterramento; esta prática tem como objetivo manter um ponto de referência consistente para o circuito e reduzir o risco de choque elétrico em caso de falha à terra.
É importante consultar os diagramas de fiação específicos e as orientações do fabricante do seu aparelho específico para determinar a finalidade e a função exatas de qualquer fio específico. Nunca trabalhe em um aparelho elétrico sem primeiro desconectá-lo da fonte de alimentação e consultar as orientações do fabricante.