O termo “microprocessador” é uma combinação de duas palavras:“micro” e “processador”. Veja por que um microprocessador é chamado assim:
Micro :
O prefixo “micro” refere-se a algo pequeno ou minúsculo. No contexto da eletrônica, "micro" indica que o microprocessador é um circuito integrado (CI) de pequena escala que pode ser instalado em um pacote pequeno. O tamanho de um microprocessador é uma de suas principais características, pois permite dispositivos eletrônicos compactos e leves.
Processador :
O termo "processador" refere-se à unidade de computação principal ou à unidade central de processamento (CPU) de um sistema de computador. Um processador é responsável por executar instruções, realizar cálculos e processar dados. microprocessadores contêm um microprocessador em um único chip. Esses microprocessadores realizam diversas tarefas, como processamento de dados, controle de funções do sistema e comunicação com dispositivos periféricos.
Combinação :
Combinando os termos “micro” e “processador”, obtemos “microprocessador”, que denota uma unidade de computação pequena, mas poderosa, integrada em um único chip. Assim, um microprocessador é um componente eletrônico compacto que atua como o “cérebro” de um computador ou outro sistema eletrônico, capaz de processar e executar instruções.