Para consertar um vaso sanitário que faz barulho e apresenta um leve odor entre os usos, tente as seguintes etapas:
1.
Verifique o nível de água no tanque. Se o nível da água estiver muito baixo, pode fazer com que o ar entre no sistema, o que pode criar um som gorgolejante. Certifique-se de que o nível da água esteja na altura adequada, conforme indicado pela linha de enchimento do tanque.
2.
Inspecione a válvula de retenção. A válvula de retenção é responsável por vedar o orifício de drenagem no fundo do tanque. Se a válvula de retenção não estiver vedando corretamente, a água pode vazar para dentro da tigela, fazendo com que o vaso sanitário gorgoleje e cheire. Verifique a válvula de retenção quanto a danos ou desgaste e substitua-a se necessário.
3.
Verifique o anel de cera. O anel de cera é uma vedação entre o flange do vaso sanitário e a base do vaso sanitário. Se o anel de cera estiver danificado ou desgastado, ele poderá vazar água e ar, fazendo com que o vaso sanitário gorgoleje e cheire. Remova o vaso sanitário e substitua o anel de cera, se necessário.
4.
Verifique a chaminé de ventilação. A pilha de ventilação é um tubo que permite que o ar escape do sistema de encanamento. Se a pilha de ventilação estiver bloqueada, pode causar acúmulo de ar no sistema e criar um som gorgolejante. Verifique se há obstruções na pilha de ventilação e elimine-as, se necessário.
5.
Limpe o banheiro. Se o banheiro estiver sujo, pode causar o acúmulo de bactérias e produzir um odor desagradável. Limpe bem o banheiro com um desinfetante para eliminar o odor.
Se você tentou todas as etapas acima e o vaso sanitário ainda emite ruídos gorgolejantes e apresenta um leve odor, provavelmente é causado por um problema mais sério, como um cano danificado ou quebrado. Nesse caso, é melhor chamar um encanador para obter assistência.