Quando as frentes frias começam a chegar na costa do Golfo do Texas, muitos de nós começam a pensar na segurança dos fornos e na manutenção que pode ser necessária. Ligar o forno conectado ao seu sistema de ar central é uma maneira de manter todos quentinhos.
Os fornos de hoje têm mais recursos de segurança integrados do que nunca. Ainda assim, os ajustes e inspeções anuais do aquecedor são uma maneira de garantir que seu aquecedor esteja operando com eficiência e segurança.
Como funcionam os fornos?
Os fornos modernos queimam combustível, gás natural ou propano, para aquecer o ar que é distribuído por meio de ventiladores por toda a casa. Quando o termostato pede calor, o forno cria ar quente e os motores do ventilador o enviam por todo o duto de sua casa para que todos os cômodos possam ficar aquecidos. Em outras partes do país, você pode ver fornos movidos a carvão ou óleo de aquecimento.
Como os fornos são um aparelho que depende da combustão, mais recursos de segurança são incorporados para evitar altas temperaturas que podem causar incêndio e acúmulo de monóxido de carbono. Quando um forno está em boas condições de funcionamento, o monóxido de carbono e outros gases de exaustão são ventilados fora da casa através do sistema de tubos de combustão.
Outros sensores e interruptores de limite entram em ação para garantir que o tubo de exaustão esteja limpo e o ventilador do indutor esteja funcionando, monitore a presença ou ausência de uma chama e verifique automaticamente se o ventilador para distribuir o ar condicionado está funcionando. Esses sensores também garantem que o fogo esteja onde deveria estar e não rolando para fora do gabinete, e podem desligar o sistema se estiver superaquecendo.
Aqui está o que você deve saber sobre medidas de segurança em seu forno. E o que mais você pode fazer para manter seu forno em boas condições de funcionamento.
Recurso de segurança nº 1 - Interruptor de pressão do forno
A queima de combustível para calor resulta em exaustão, que precisa ser removida com segurança da casa. O pressostato do forno monitora a pressão do ar dos ventiladores, chamados indutores de tiragem. Esses motores do ventilador puxam a chama e os gases de combustão através do trocador de calor. Depois que o combustível é queimado, os ventiladores empurram o escapamento resultante através do sistema de tubos de combustão até o teto. Essa circulação de ar garante que todo o escapamento seja removido com segurança de sua casa.
Se o seu tubo de combustão, que é onde a exaustão sai do seu forno e de sua casa, está bloqueado ou os ventiladores se apagam, o interruptor de pressão do forno irá desarmar e cortar o forno. O interruptor desarma e desliga o forno porque ele não pode operar com segurança sem o sistema de exaustão instalado. Desligar seu forno evitará o acúmulo de exaustão e calor na câmara de combustão do seu forno.
Se este interruptor desarmar, entre em contato com um técnico de HVAC licenciado que pode chegar ao fundo do problema e colocar seu forno em funcionamento novamente. Às vezes, a falta de manutenção pode fazer com que esse switch falhe.
Recurso de segurança do forno nº 2 – Sensor de chama do forno
Um sensor de chama do forno é um recurso de segurança que desliga o fornecimento de gás se detectar que o gás não está queimando.
A maioria dos fornos modernos tem um sensor de chama do forno que detecta se há problemas com o acendedor ou a ignição por faísca, o sistema que liga o gás e acende automaticamente a chama quando o termostato diz:“Mais calor, por favor!”
Todos os novos fornos hoje em dia usam ignição instantânea para iniciar o forno. A única vez que uma chama está presente é quando o termostato está pedindo calor. Embora muitos de nós possam se lembrar de ter uma luz piloto com um termopar de fornos com os quais crescemos, os pilotos permanentes foram eliminados para maior segurança e eficiência.
Um sensor de chama do forno desliga o gás se a chama não for acesa, portanto não há perigo de acúmulo de gás ou explosão. Se você ouvir seu forno começar a ligar e muitos ruídos de clique, pode haver um problema com o acendedor e o sensor de chama do forno pode estar disparando.
Se este sensor disparar, recomendamos chamar um profissional de HVAC licenciado para descobrir a raiz do problema.
Recurso de segurança do forno nº 3 - Interruptor de liberação de chama
Seu forno provavelmente também possui um interruptor de liberação de chama para monitorar a chama e garantir que ela permaneça na câmara de combustão. É chamado de roll-out se uma chama entrar em outra parte do forno. Essa situação, como seria de esperar, é perigosa e pode causar um incêndio.
Se o seu interruptor de lançamento de chama continuar disparando, geralmente é indicativo de um problema sério. Isso pode ser causado por um bloqueio no trocador de calor, um trocador de calor com falha ou pressão de gás inadequada. Estas são as causas mais comuns de ativação de um interruptor de liberação de chama.
Aconselhamos que você chame um profissional licenciado para inspecionar seu forno e solucionar esse problema imediatamente.
Recurso de segurança nº 4 – Interruptor de limite alto do forno
Cada forno tem um interruptor de limite de alta temperatura, interruptor de limite superior ou interruptor de limite do ventilador do forno que evita o superaquecimento do forno. O interruptor de limite do forno funciona como um termômetro. Este sensor de forno testa o ar acima do trocador de calor e liga o ventilador quando o ar está quente o suficiente para circular em sua casa para aumentar a temperatura do ar interno.
Além de ligar os ventiladores para compartilhar esse ar quente, o sensor também pode desligar o forno se detectar que o forno está superaquecendo. Isso pode evitar um incêndio.
Vemos interruptores de limite alto de fornos serem ativados com mais frequência em residências que usam sistemas zonados e quando temos uma onda de frio que persiste por algum tempo. Essencialmente, você tem um forno maior do que uma zona pode suportar e superaquece. Esta circunstância pode exigir alguns ajustes nas zonas.
Novamente, não tente contornar os sistemas de segurança por conta própria. Em vez disso, ligue para seu técnico de HVAC favorito, que pode investigar a causa do problema e restaurar seu forno para um bom funcionamento.
Recurso de segurança do forno nº 5 – Protetor contra surtos
Embora não seja embutido em seu forno, um ou mais protetores contra surtos são um recurso de segurança importante que seu forno e sistema de ar central devem ter para protegê-lo contra surtos de energia, oscilações ou quedas de energia. As peças elétricas são particularmente vulneráveis a picos de energia e interrupções. Recomendamos protetores contra surtos que são instalados como acessório, especialmente para fornos de ultra-alta eficiência e equipamentos HVAC.
Embora os fornos criem calor queimando gás, seus ventiladores e sensores requerem eletricidade. É por isso que seu forno não funcionará se sua energia estiver sem energia. Trabalhar com gás e eletricidade é um bom motivo para contratar um profissional licenciado que possa solucionar e consertar o que possa estar acontecendo.
Recurso de segurança nº 6 – Detector de fumaça no duto
Embora frequentemente usados em ambientes comerciais com equipamentos soprando mais de 2.000 cfms, os detectores de fumaça em dutos são exigidos por alguns municípios de Houston, Texas e arredores para aplicações residenciais e comerciais. Esses detectores de fumaça estão localizados dentro dos dutos de ar, portanto, são um acessório que é um complemento de um sistema central de ar e aquecimento. Se esses dispositivos detectarem a presença de fumaça, ele desliga o motor do ventilador para limitar a propagação da fumaça por toda a casa para evitar a inalação de fumaça.
Do lado negativo, os detectores de fumaça no duto requerem manutenção, testes e limpeza regular. Porque eles estão localizados no duto, é preciso mais trabalho para mantê-los. Se forem detonados por algo menor, como torradas queimadas, será necessária a visita de um profissional.
Alguns municípios da área de Houston exigem esses tipos de detectores de fumaça, incluindo a West University, Southside Place, Bunker Hill e outros. Eles não substituem os detectores de fumaça e monóxido de carbono distribuídos por toda a sua casa, mas podem adicionar um nível adicional de segurança em caso de incêndio.
Recurso de segurança nº 7 – Detectores de fumaça e monóxido de carbono
A maioria das casas tem vários aparelhos ou recursos que criam calor pela queima de combustível. Considere o seu forno a gás, aquecedor de água, forno, secadora de roupas e lareira. Em boas condições de funcionamento e bem ventilados, estes aparelhos são perfeitamente seguros.
No entanto, incêndios domésticos e casos de envenenamento por monóxido de carbono podem acontecer. Por que arriscar quando um detector de fumaça e monóxido de carbono barato pode fornecer um nível elevado de segurança para seu forno e todos os seus aparelhos internos. Um detector de fumaça e monóxido de carbono, no mínimo, deve estar em cada quarto. Você pode comprá-los separadamente ou adquirir um detector que inclua um detector de fumaça e monóxido de carbono no interior.
Detetores de fumaça
Você sabia que sua cidade pode até instalar um detector de fumaça para você sem nenhum custo? O Departamento de Seguros do Texas lista programas de alarme de fumaça para cidades de todo o Texas. Aqui estão algumas cidades que instalam ou fornecem detectores de fumaça para cidades em nossa área de serviço:
- O Corpo de Bombeiros de Bellaire instala detectores de fumaça adquiridos por particulares para idosos.
- O Corpo de Bombeiros de Sugar Land fornece e instala alarmes de fumaça gratuitamente em qualquer residência dentro de sua jurisdição de incêndio.
Detetores de monóxido de carbono
Se um forno tiver um tubo de exaustão entupido (também chamado de tubo de combustão entupido) ou o trocador de calor rachar, o monóxido de carbono pode se acumular na casa e causar doenças e morte. O monóxido de carbono é um subproduto da combustão incompleta e é por isso que os técnicos de HVAC analisam a cor da chama como um dos testes que fazem quando inspecionam seu forno durante um ajuste sazonal. A chama deve ser azul, sem chamas amarelas ou vermelhas que indicam combustão incompleta. Fizemos milhares de ajustes de fornos e carregamos um detector de monóxido de carbono em nossa pessoa enquanto realizamos todas as inspeções de fornos para segurança. Embora tenhamos visto menos problemas de monóxido de carbono com fornos que nos colocam em perigo imediato, frequentemente detectamos problemas de monóxido de carbono com aquecedores de água durante nossas verificações de fornos.
Cerca de 50.000 americanos a cada ano, de acordo com os Centros de Controle de Doenças, visitam a sala de emergência do hospital por causa de envenenamento acidental por monóxido de carbono.
É por isso que os técnicos de HVAC sempre recomendam ter um detector de fumaça e monóxido de carbono em sua casa. Você pode instalá-los facilmente ou perguntar ao seu técnico se eles podem adicionar um ou mais para você. Nossos técnicos da Terry's A/C &Heating os mantêm regularmente em estoque em nossos caminhões.
Agende a manutenção do seu forno no outono
Uma inspeção sazonal e ajuste do forno é o que recomendamos para identificar quaisquer áreas de preocupação bem antes que elas se tornem problemáticas. Existem tarefas de manutenção de HVAC que os proprietários podem fazer, como trocar os filtros de ar e verificar as baterias em seus detectores de fumaça e monóxido de carbono, e algumas áreas melhor deixar para um profissional de HVAC licenciado.
Nunca é bom ouvir de um técnico de HVAC que eles recomendam ignorar os recursos de segurança do seu forno por qualquer motivo. Se alguém lhe disser para ignorar um recurso de segurança, pense duas vezes e obtenha uma segunda opinião, porque sua segurança é primordial.
Uma boa pergunta que um proprietário pode fazer é:“Meu forno é seguro para operar?” Ouvimos falar de algumas empresas que dizem que um forno é ruim porque tem um pouco de ferrugem, dando aos proprietários a impressão equivocada de que seu forno pode ser perigoso e deve ser substituído imediatamente. Fornos que não estão operando com segurança são obrigados por lei a serem desativados ou "marcados em vermelho". Se o seu técnico não condenar seu forno, talvez você não precise substituí-lo naquele momento. Even furnaces that would require condemnation can be repaired sometimes, though sometimes replacement is the best choice when the equipment is older or parts are difficult to obtain.
Terry’s A/C &Heating, located in Richmond, Texas and serving West Houston and communities in Fort Bend County, offers a scheduled maintenance plan called the Peace of Mind Protection Program that can make scheduling your furnace tune-up quick and easy. Give us a call at
281-495-7830 to set up an appointment today or call us if you’d like a second opinion or quote on a new furnace. We’d love the opportunity to keep you and your family comfortable.