O que saber sobre refrigerantes HVAC e sua unidade AC A recente eliminação gradual do R-22 (também conhecido por sua marca popular:Freon®) que ocorreu em 1º de janeiro de 2020 levou anos em construção. Enquanto ainda atendemos equipamentos HVAC usando Freon, a maioria das unidades HVAC residenciais agora usa Puron® ou R-410A, um tipo de refrigerante de hidrocarboneto sem cloro. O motivo da mudança foi reduzir o impacto que os gases têm na camada de ozônio e no meio ambiente.
À medida que a tecnologia evolui e o desejo de reduzir os poluentes aumenta, outra eliminação gradual da qual a maioria dos consumidores pode não estar ciente está em andamento. Os consumidores podem se perguntar como essa nova eliminação pode afetar seu sistema HVAC.
Os refrigerantes HVAC operam em um sistema fechado
O uso de qualquer refrigerante em uma unidade de ar condicionado residencial ou bomba de calor por si só é um processo limpo. O refrigerante é projetado para absorver o calor do ar ambiente e removê-lo em um sistema fechado.
Em muitos casos, esse refrigerante é usado por anos, décadas em alguns casos. O problema surge quando o sistema HVAC quebra ou há um vazamento e o gás refrigerante escapa.
Os técnicos de HVAC já recuperam o refrigerante sempre que podem para que ele possa ser reciclado ou destruído adequadamente. Na maioria dos casos, não é legal descartar sistemas HVAC sem recuperar adequadamente o refrigerante.
Qual legislação está reduzindo a fase de HFC?
Os governos nacional e estadual estão estabelecendo mandatos de redução de hidrofluorcarbono (HFC). A redução gradual está em andamento há anos em muitos níveis diferentes. Globalmente, você ouvirá especialistas do setor de HVAC-R falarem sobre o Protocolo de Montreal e a Emenda de Kigali.
O governo federal autorizou uma redução progressiva de 15 anos dos HFCs, que incluem refrigerantes usados em unidades de HVAC residenciais. Assinado em lei em 27 de dezembro de 2021, o bipartidário American Innovation and Manufacturing Act (AIM) foi projetado para reduzir a produção e o uso de HFCs.
No nível estadual desde 2018, a Califórnia e vários estados começaram a impor limites ao uso de HFCs para alcançar metas de ar limpo e clima. Novas regras de refrigerante foram aprovadas pelo California Air Resources Board em 10 de dezembro de 2020 para limitar a compra ou uso de novo refrigerante de alto potencial de aquecimento global (GWP). A conformidade na Califórnia começará para a maioria dos sistemas de ar condicionado doméstico em 2025.
Os fabricantes de HVAC residenciais vão se antecipar à legislação e começar a eliminar o refrigerante de alto GWP. Isso significa que novas unidades de HVAC que podem usar o novo refrigerante chegarão em breve.
Os fabricantes ficam à frente da tendência de economia climática
Você pode se surpreender ao saber que a Carrier anunciou que, a partir de 2023, todos os seus sistemas HVAC residenciais na América do Norte serão movidos para um novo refrigerante Puron Advance™ (R-454b)
. Esta mistura de refrigerante tem uma fração do Potencial de Aquecimento Global (GWP) que o R-22 ou o Freon® tinham.
A Daikin, outro fabricante de equipamentos HVAC, defendeu o refrigerante R-32 como outra alternativa de baixo GWP, que está atualmente em uso. No entanto, até eles relataram a eliminação gradual do R-32 em 2023 para uma alternativa com pontuações de GWP ainda mais baixas.
Ainda outras alternativas de refrigerante que podem atender aos novos padrões ambientais estão em desenvolvimento, como o R-466a da Honeywell, a primeira opção não inflamável e de baixo GWP.
Quais são as vantagens dos novos refrigerantes e da sua unidade de ar condicionado?
A principal vantagem dos novos refrigerantes é que eles são considerados mais amigáveis ao meio ambiente. Alguns pensam que podem tornar os condicionadores de ar mais eficientes, reduzindo o uso de eletricidade, o que pode economizar dinheiro.
Como fazemos há anos, os refrigerantes que usamos em seu sistema HVAC continuarão a ser manuseados com cuidado. Se encontrarmos vazamentos, precisaremos resolvê-los rapidamente, como fazemos agora. Também continuaremos recuperando refrigerantes e reciclando sempre que pudermos. Essas políticas também são amigáveis ao meio ambiente e fazem sentido para os negócios.
Fontes:Designações de Refrigerantes ASHRAE; ASHRAE confirma R466A como refrigerante A1 não inflamável; EPA
Quais são os contras dos novos refrigerantes e da sua unidade de ar condicionado?
Do ponto de vista do serviço, há vários desafios para trabalhar com os refrigerantes mais novos e mais ecológicos.
Refrigerantes levemente inflamáveis
Provavelmente, a questão mais preocupante é que muitos dos novos refrigerantes são levemente inflamáveis (A2L) e exigirão muito mais treinamento e segurança para os técnicos de HVAC trabalharem com eles.
Novos equipamentos, como bombas de vácuo e tempo extra para que os gases se dissipem com segurança, podem fazer com que a instalação e o reparo demorem mais do que poderiam levar. Soldar tubos, uma habilidade padrão que os técnicos fazem todos os dias, será muito mais complicado.
Vai exigir mais do que nunca que os proprietários usem um técnico de climatização meticuloso no treinamento e na manutenção das ferramentas e procedimentos de segurança mais recentes para minimizar os riscos. É verdade que alguns desses refrigerantes já estão em uso, mas vemos trabalhos mal feitos o suficiente para nos preocuparmos legitimamente com isso por questões de segurança – para técnicos e proprietários.
Esses refrigerantes exigirão alterações no código de construção. E, testes de segurança contra incêndio já estão em andamento para bombeiros, por exemplo.
Misturas de refrigerantes requerem cuidados especiais
Muitos dos novos refrigerantes são misturas de mais de uma substância. Isso significa que recarregar um sistema será mais complicado. Podemos não conseguir completar o seu sistema facilmente se estivermos consertando um pequeno vazamento. Em vez disso, precisaremos remover todo o refrigerante e colocar um novo, para que a proporção certa seja mantida.
Esses refrigerantes também exigirão novos equipamentos para funcionar corretamente. Não poderemos entrar e substituir os refrigerantes pelo seu sistema HVAC existente. Este foi o caso quando o R-22 foi descontinuado, então já vimos esse cenário antes.
Mantenha-se informado sobre refrigerantes e sua unidade de CA
Gostamos de manter nossos clientes informados sobre o que está acontecendo no setor de HVAC, pois isso pode afetar as decisões que eles tomam ao reparar ou substituir um sistema HVAC agora ou no futuro. Entre em contato conosco hoje para obter uma cotação de um novo AC e aquecedor, bomba de calor ou sistema mini split. Descubra o que nos diferencia de outros revendedores de HVAC em Richmond, Texas e arredores.