À medida que as temperaturas sobem, todo mundo está clicando em seu ar condicionado para se refrescar durante as tardes quentes. A maioria de nós quer cuidar bem de nossa casa, mas pode não saber como cuidar melhor do maior eletrodoméstico de uma casa - seu sistema HVAC.
Você ficaria surpreso ao saber que seu sistema HVAC gasta metade dos requisitos de energia de uma casa? É por isso que é tão importante dar ao seu sistema de ar e aquecimento central algum cuidado amoroso.
Benefícios da manutenção de HVAC
A manutenção de rotina em seu sistema de ar e aquecimento central deve ser programada idealmente duas vezes por ano - uma vez no outono antes do inverno e outra na primavera antes do verão.
O técnico de HVAC licenciado e proprietário de ar condicionado e aquecimento de Terry, Rob Terry, explica o motivo:“As falhas de HVAC raramente acontecem em um momento conveniente. A melhor maneira de reduzir as chances de uma falha surpresa do sistema HVAC é priorizar a manutenção do HVAC.”
Cuidar do seu sistema HVAC tem muitos benefícios:
- O serviço regular em seu sistema HVAC pode prolongar a vida útil do seu sistema HVAC.
- Ele pode manter seu sistema funcionando com mais eficiência, economizando dinheiro em sua conta de luz.
- A manutenção pode detectar pequenos reparos antes que eles criem problemas maiores.
- O serviço regular pode identificar problemas de saúde e segurança.
- Evidências de manutenção regular podem preservar a garantia do seu sistema HVAC.
Algumas tarefas de manutenção são simples para qualquer proprietário, embora algumas sejam melhor deixar para os especialistas.
Tarefas de manutenção para proprietários
Aqui estão algumas das maneiras que você pode manter sua manutenção HVAC.
Mantenha os filtros de ar limpos
Provavelmente, a melhor coisa que você pode fazer para manter seu ar central ou bomba de calor é substituir os filtros de ar regularmente. Os conselhos variam, mas tente mudar no mínimo cada vez que as estações mudarem, com mais frequência se você tiver animais de estimação.
Terry diz:“Um filtro de ar entupido, como um que não foi substituído por um longo tempo – mesmo que apenas um ano – pode fazer com que os motores HVAC trabalhem mais e se desgastem mais cedo. Com o tempo, isso pode fazer com que a unidade falhe mais cedo do que normalmente”.
Os filtros de ar podem estar localizados nas saídas de ar de retorno ou em seu forno. Se você não tiver certeza, pergunte a um técnico em sua próxima visita.
Dica para economizar tempo e custos: Encomende seus filtros para o ano inteiro de uma só vez. Em seguida, defina um lembrete no calendário do seu telefone para que você sempre tenha um suprimento de filtros de ar pronto quando precisar.
Aparar a vegetação para reduzir a infestação de pragas
Pragas de muitos tipos podem causar danos inesperados em seu sistema HVAC e sua casa. Você pode fazer isso sozinho ou contratar um profissional para ajudá-lo a garantir que sua casa seja menos interessante para insetos e outras pragas.
Esquilos, ratos e outras criaturas podem rasgar os dutos se entrarem no seu sótão. Se você tiver muita vegetação perto de sua unidade externa, as criaturas também podem entrar e entrar lá.
Aparar árvores e arbustos da casa e garantir que sua unidade externa não esteja coberta de trepadeiras ou vegetação é uma boa ideia. Terry aconselha olhar antes de cortar para não acabar aparando os fios necessários.
Verifique seus detectores de fumaça e monóxido de carbono
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, detectores de fumaça e monóxido de carbono são dispositivos de segurança baratos que toda casa deve ter em toda a casa.
Embora os sistemas HVAC de todas as marcas incluam muitos recursos de segurança, ter alarmes de fumaça funcionando e detectores de monóxido de carbono são duas maneiras fáceis de manter os ocupantes de uma casa seguros.
Esses dispositivos devem ser testados regularmente para evitar os ruídos reveladores de autoverificação no meio da noite. E, não se esqueça de substituir as baterias.
Manter o dreno de condensado HVAC
Se a umidade é um problema onde você mora, a manutenção regular do dreno de condensado da sua casa é uma ideia inteligente. Duas vezes por ano, na primavera e no outono, despeje meia xícara de vinagre no ralo para mantê-lo em boa forma e evitar bloqueios causados por algas e lodo. Terry não recomenda o uso de alvejante porque reage a metais, como zinco, alumínio e cobre, e pode causar vazamentos de pinhole em panelas de drenagem galvanizadas ao longo do tempo.
Os drenos de condensado estão localizados dentro de casa ao lado da serpentina do evaporador. Pode ser em um sótão, porão, corredor ou armário de garagem. Você está procurando um dreno exposto que direcione a umidade removida do ar para o exterior.
Na construção mais recente, Terry diz que os drenos de condensado podem ser ligados ao sistema de encanamento de uma casa, para que você não veja um dreno exposto. Você sempre pode verificar a bandeja de drenagem. Se a bandeja de drenagem estiver molhada, você pode ter um dreno que deve ser limpo.
Em áreas mais secas, você pode ter um umidificador em casa inteira. Se for esse o caso, você precisará verificar no manual do proprietário quais peças devem ser substituídas.
A quantidade certa de umidade torna o ambiente interno mais confortável, mas não o suficiente pode causar o acúmulo de mofo. Isso pode causar cheiros desagradáveis e problemas de saúde.
Tarefas de manutenção de HVAC para técnicos licenciados
Técnicos de HVAC licenciados verificarão seu sistema de cima para baixo. Geralmente, eles se concentram no ar condicionado na primavera e no seu aquecedor, caldeira ou forno no outono.
Pode surpreendê-lo saber que testar um ar condicionado durante o inverno ou quando está muito frio pode ser contraproducente. Também pode danificar seu compressor. Então faça seu planejamento agora para evitar dor de cabeça mais tarde.
Tarefas de manutenção geral em cada ajuste
Aqui está o que seu técnico de HVAC observará em cada ajuste.
Verifique o termostato
Um técnico usará seu termostato para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Se você tiver um termostato inteligente, ele poderá limpar qualquer código de erro. Eles também podem ajudá-lo a programar o termostato.
Monitore o fluxo de ar e os filtros de ar
Seus filtros de ar estão entupidos e precisam ser substituídos? Existem locais muito quentes ou muito mais frios em casa? Existe uma boa entrada de ar pelas saídas de retorno e uma boa saída pelas saídas de alimentação em cada cômodo da casa? Os registros, que cobrem as aberturas e controlam o fluxo de ar com um amortecedor ajustável, estão posicionados corretamente?
Estas são algumas das questões que um técnico poderá responder. Eles também podem recomendar cursos de ação para remediar quaisquer problemas descobertos no ajuste.
Inspecione o motor do ventilador e outras peças elétricas
Os motores do ventilador e os motores do ventilador mantêm o ar circulando e também mantêm o processo de refrigeração. Os técnicos de HVAC verificarão problemas elétricos que possam causar curto-circuito no sistema. Muitos sistemas têm protetores contra surtos para evitar danos causados por picos de energia. Se não o fizerem, você sempre pode pedir que instalem um.
Observe seu sistema de purificação de ar
Se você tiver um sistema de purificação de ar doméstico completo, luzes UV ou filtros de mídia, esse sistema será verificado e as peças consumíveis substituídas. Purificadores de ar podem melhorar a qualidade do ar interno.
Realizar verificações de segurança
Os técnicos procurarão certificar-se de que os protetores contra surtos e interruptores de bóia estejam operacionais e os dispositivos de proteção contra falhas estejam operando conforme o esperado. Eles examinarão os alarmes de fumaça e os detectores de monóxido de carbono e garantirão que estejam funcionando.
Verifique o dreno de condensado e as bandejas de gotejamento
Os proprietários podem mantê-los sozinhos, mas geralmente os deixam para os técnicos de HVAC. A manutenção regular de drenos, interruptores de bóia e bandejas de drenagem evita vazamentos de água prejudiciais.
Avalie a condição do seu sistema HVAC
Seu sistema está especialmente sujo? Existem fios carbonizados ou enegrecidos que devem ser substituídos? As aletas do condensador estão enferrujadas? A serpentina do evaporador interno está cheia de mofo? Os dutos estão isolados e em boas condições? Existe alguma evidência de infestação de pragas que deva ser remediada? Essas e outras perguntas ajudam os técnicos de HVAC a avaliar as condições gerais de trabalho da sua unidade de HVAC.
Tarefas de manutenção específicas para ar condicionado
Inspecionar os níveis de refrigerante
Equipamento especializado e treinamento são necessários para manusear refrigerantes com segurança. Se o seu ar condicionado ou bomba de calor começar a vazar refrigerante, ele precisará ser consertado e mais refrigerante adicionado ao sistema.
Vazamentos tiram a “potência” da capacidade do refrigerante de absorver calor suficiente do ar e transferi-lo para fora da casa. Devido à maneira como o processo de refrigeração funciona, não ter refrigerante suficiente pode fazer com que o ar condicionado congele e falhe. Enquanto muito refrigerante pode perturbar o equilíbrio do sistema, fazendo com que ele quebre.
Avalie o condensador, a bobina do evaporador, os componentes elétricos e o compressor
Quer você tenha uma bomba de calor ou um sistema de refrigeração convencional, o processo de refrigeração funciona da mesma forma. Para operar com eficiência, seu sistema HVAC requer manter o refrigerante em alta pressão. Isso possibilita que o refrigerante absorva eficientemente o calor do ar interno e o transfira para o exterior. Além de inspecionar essas peças, seu serviço pode incluir a limpeza do condensador externo.
Tarefas de manutenção de HVAC específicas para aquecimento
Verifique as conexões de combustível e o sistema de exaustão do sistema de aquecimento
A maior parte do aquecimento é realizada com fornos e bombas de calor, que fornecem ar quente através de dutos. Esses tipos de aquecedores são chamados de “sistemas de ar forçado”.
As caldeiras são outra opção para distribuir calor através de tubos através de água ou vapor. Como o combustível deve ser usado para criar calor, o escapamento deve ser ventilado adequadamente para que os gases nocivos não se acumulem na casa e o mau funcionamento não cause o superaquecimento do sistema.
Inspecione o trocador de calor ou tira de calor
Um técnico examinará o trocador de calor em uma fornalha ou caldeira a combustível, que é a parte que abriga a combustão, e garantirá que esteja funcionando corretamente. Eles podem simular falhas para verificar os sistemas de segurança. Eles garantirão que a chama esteja queimando com eficiência, o escapamento não esteja vazando para a casa e o combustível seja queimado completamente.
Se houver um problema sério que não possa ser corrigido, um forno pode ser desativado ou marcado em vermelho porque não é seguro de usar. Na maioria dos lugares, isso é necessário e você pode obter uma segunda opinião.
Para um sistema de aquecimento elétrico, eles inspecionarão as tiras de calor, sequenciadores, relés e placas de controle para garantir que estejam funcionando corretamente e com segurança.
Monóxido de carbono e alarmes de fumaça
Alarmes de monóxido de carbono e fumaça são especialmente importantes durante a estação de aquecimento devido ao risco de envenenamento por monóxido de carbono e incêndios.
O que fazer se for necessário um reparo durante uma visita de manutenção
O serviço regular em seu sistema HVAC é essencial para manter seu sistema funcionando sem problemas. Pode ser frustrante para alguns proprietários quando os técnicos de HVAC detectam problemas. Mas, há outra maneira de pensar sobre essa situação.
Seja feliz por ter detectado o problema cedo
Identificar uma pequena peça elétrica que está à beira da falha é um bom resultado. Isso significa que você certamente evitou uma avaria inesperada do seu ar condicionado ou aquecedor.
Corrigir um pequeno problema, como substituir um motor de ventilador, significa que uma peça com defeito provavelmente não teve tempo de desgastar peças adicionais. Isso significa que você evitou um problema potencial mais caro a longo prazo.
Ask Questions
A licensed HVAC technician should be able to explain what is going on if they recommend a repair and answer your questions. They should also be able to show you the part that they are recommending be replaced.
Most air conditioners and heat pumps last on average 15 years, depending on how often you run them, how diligent you are with maintenance, and what the weather is like where you live.
You should be wary and consider a second opinion if your technician tells you to replace the unit without being able to answer your questions, is unable to show you the parts, and your unit is young enough to be under warranty.
If your system is older and less efficient, repairs are becoming more frequent, and the warranty has expired, it might make sense to consider a replacement. Even if your HVAC tune-up indicates that time might be drawing near for an air conditioner replacement, you’ll have time to weigh your options.
Is Your Part Covered Under a Manufacturer’s Warranty?
If a repair or replacement is recommended during your regular maintenance visit, be sure to ask if any of your parts are covered by a manufacturer’s warranty. While it may not cover the cost of labor, the manufacturer’s warranty can make a repair less costly for a homeowner.
Air conditioning and heating companies often file warranties on their customer’s behalf to make sure they receive additional benefits. Some include labor warranties with air conditioner installations so that warranty service is essentially at no out-of-pocket cost for a homeowner.
If you’re unsure, asking the question can typically save you some money in the long run.
HVAC Service Contracts Can Cover Regular Maintenance
Maintenance of your air conditioner and heater will keep it running much longer and minimize breakdowns. But not everyone knows that scheduling these essential maintenance visits are one of the best ways to show your hardworking air conditioner and heater a little love.
HVAC companies offer scheduled maintenance plans or HVAC service contracts to their customers to make it easy to remember and prioritize. Each company might offer something a little different, so it pays to ask questions before signing a contract.
These scheduled maintenance plans may be prepaid and offer priority service. They can offer this guarantee because they know that well-maintained HVAC systems rarely fail.
If you are considering a service contract, these are some of the things that may be included:
- Labor to service your HVAC unit twice a year
- Minor parts and supplies such as lubricants, screws, tape and fuses
- Discounts on repairs and emergency service
- A checklist showing the systems checked and findings.
A scheduled maintenance plan can make sense if keeping your home comfortable is a top priority. It can give a homeowner more peace of mind, and it helps HVAC companies better plan for their services and reduce emergencies.
Finding the Right HVAC Partner
If you don’t already have an HVAC partner to service your home’s air conditioner and heater, there are a few questions you can ask to help you choose the right one.
Is Their License Current?
You may be able to check with your state’s department of licensing to verify this online.
Can They Tell You About Their Training or Awards?
Some technicians are supervised by a licensed HVAC contractor. Some go the extra mile to receive additional certifications, such as the North American Technician Excellence certification. If they are a Factory-Authorized Dealer for any manufacturer, they will receive extra training.
How are their reviews? Do They Come Recommended by Neighbors, Friends or Family?
Online reviews can give you a sense of how they do with customer service. Pair what you learn with a grain of salt. Even if a company has a lot of five-star reviews, you will probably find a handful of customers who ranked them lower. Factor in recommendations from trusted neighbors, friends and family, too.
How do They Respond to Your Questions?
You can determine whether an HVAC company is a good match by how they answer your questions before, during and after a service call. Was the quote you received detailed? Can they tell you more about warranties and their workmanship? All in all, they should welcome your curiosity and be able to answer questions you have about your system and how it operates.
We have all had the experience of being at home with a broken air conditioner or heater. If you knew maintenance could nearly always prevent a repeat of that scenario, would you do it?
Learning more about steps you can take to keep your air conditioner and heater in good shape and how to find the right HVAC partner will help you and your family stay comfortable all year long.
Image sources:Header image source Canva.com/pixelshot; All others from Terry’s A/C &Heating