>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Você precisa de um plano de manutenção HVAC para um novo sistema?


Se você acabou de instalar um novo sistema de aquecimento e / ou ar condicionado no último ano ou dois, é provável que o instalador tenha recomendado um plano de manutenção HVAC. Mas você realmente precisa de manutenção preventiva? Idealmente, tudo está em boas condições, então você não deve esperar problemas por um tempo.

Isso é parcialmente verdade. No primeiro ano ou dois, é improvável que algo dê errado com o próprio equipamento. No entanto, existem muitos problemas relacionados ao meio ambiente que podem acontecer até mesmo em sistemas novos, mas podem ser evitados com uma boa limpeza e ajuste.

Com o tempo, a manutenção negligenciada reduzirá a vida útil do seu sistema. Alguns desses problemas podem até causar dores de cabeça a curto prazo.

7 razões para obter um plano de manutenção HVAC para um novo sistema

1. Evite danos causados ​​pela água


Vazamentos de água de sistemas de ar condicionado podem causar danos caros a paredes, pisos, móveis e acabamentos decorativos. Na maioria dos casos, os vazamentos de água acontecem quando as linhas de drenagem e as panelas ficam entupidas com detritos. Isso pode acontecer surpreendentemente rápido se os componentes do seu equipamento estiverem instalados em uma área empoeirada, e você pode acabar com um vazamento de água mesmo se tiver um sistema relativamente novo.

O risco de danos causados ​​pela água é a principal razão pela qual muitos edifícios altos exigem que os inquilinos tenham um plano de manutenção HVAC. Quando ocorrem vazamentos, podem causar grandes danos não apenas ao seu espaço, mas também a outras partes do edifício.

A manutenção HVAC ajuda a evitar vazamentos de água com a limpeza regular das linhas de drenagem e panelas.

2. Substitua e limpe os filtros


Seu equipamento HVAC possui filtros que evitam que poeira e detritos entrem no equipamento e causem danos. Esses filtros precisam ser limpos ou substituídos periodicamente (dependendo do tipo). Para a maioria dos sistemas residenciais, os filtros precisam de atenção uma ou duas vezes por ano.

Você mesmo pode limpar ou substituir os filtros, mas a maioria dos proprietários prefere que eles sejam atendidos por especialistas junto com o restante do sistema durante uma visita regular de manutenção.

3. Bobinas limpas


Seu sistema de ar condicionado possui dois tipos de bobinas com aletas sensíveis que são responsáveis ​​por retirar o calor do ar do seu ambiente e liberar o excesso de calor para fora do prédio. As bobinas podem ficar cobertas de poeira e sujeira (especialmente as localizadas ao ar livre), o que dificulta a transferência de calor.

Muitos planos de manutenção de HVAC incluem a limpeza das bobinas para mantê-las funcionando corretamente.

Saiba mais> Por que limpar bobinas AC?

4. Verifique o fluxo de ar


Seu equipamento HVAC precisa de fluxo de ar adequado para controlar a temperatura em seu espaço. Existem problemas que podem causar redução do fluxo de ar, mesmo com novos sistemas.

Um motivo comum para o fluxo de ar reduzido são os dutos de ar que possuem furos ou rachaduras. Isso pode acontecer se seus dutos não foram substituídos quando você adquiriu seu novo sistema. Também vimos pragas (insetos, pássaros ou roedores) entrando em sistemas de dutos e causando danos que levam a problemas de fluxo de ar.

Durante uma visita de manutenção regular, seu técnico verificará os níveis de fluxo de ar e investigará a causa, se estiver baixo.

5. Verifique se há vazamentos de refrigerante


Para a maioria dos sistemas de ar condicionado, o refrigerante é o produto químico que fornece o poder de resfriamento. Ele circula através de longas linhas de tubulação conectadas ao seu equipamento. No entanto, às vezes as linhas de refrigerante podem ser danificadas por alguns tipos de contato físico (mesmo em um sistema novo), causando um vazamento lento de refrigerante.

Os técnicos de HVAC verificam rotineiramente os níveis de refrigerante durante as visitas regulares de manutenção. Se o nível estiver desligado, seu técnico saberá procurar um vazamento e repará-lo. Caso contrário, você nunca saberá até que seu sistema pare de resfriar seu espaço.

6. Evitar anular a garantia


Alguns fabricantes de equipamentos HVAC exigem manutenção periódica como condição da garantia. Se isso for verdade para o seu sistema, negligenciar a manutenção significará que sua reivindicação de garantia será negada se você tiver um problema com seu novo equipamento.

É por isso que é inteligente manter registros de suas visitas de manutenção. Melhor ainda, estabeleça um relacionamento com uma empresa que manterá registros detalhados do trabalho realizado em seu sistema.

7. Mantenha seu equipamento em ótimas condições


Passar pelo processo de escolha e instalação de um novo sistema de aquecimento e ar condicionado pode ser demorado, além de caro. Naturalmente, você deseja que seu novo equipamento dure o maior tempo possível.

Um plano de manutenção HVAC garante que seu equipamento receba manutenção regularmente e permaneça em condição “como novo” por muito mais tempo do que o equipamento negligenciado. Isso significa menos avarias, melhor eficiência e menor consumo de energia, maior vida útil e melhores condições de conforto para você e sua família.

Saiba mais> Quanto tempo deve durar um ar condicionado?

Estabeleça uma relação de serviço com um plano de manutenção HVAC


Obter um plano de manutenção HVAC para seu novo sistema não apenas evita os problemas discutidos aqui, mas também permite que você estabeleça um relacionamento com uma empresa de serviços confiável. Sua equipe técnica conhece você e seu equipamento, o que traz tranquilidade. Você também economiza dinheiro com um contrato anual e pode obter serviço prioritário se precisar de reparos de emergência.

Aqui está o que é importante saber:um plano de manutenção HVAC pode e deve ser personalizado para suas necessidades específicas e seu equipamento.

Se você estiver na área metropolitana de Nova York, obtenha um contrato que funcione para você da Arista.