Se você tem um sistema de ar condicionado mais antigo (e está lendo este artigo!), é provável que esteja familiarizado com o que acontece quando há um vazamento de refrigerante.
Você começa a notar que seu AC não está esfriando muito bem, mesmo que os ventiladores estejam soprando e o fluxo de ar pareça bom. Com o tempo, dias ou até semanas, o problema vai piorando gradualmente, mesmo que o sistema esteja rodando mais do que o normal. Finalmente, você coloca a mão na caixa registradora e sente o ar quente saindo. Esse é um sinal clássico de vazamento de refrigerante. De novo não!
Continue lendo para saber o que causa um vazamento de refrigerante, como consertá-lo corretamente e opções para garantir que isso não aconteça novamente.
O que causa um vazamento de refrigerante?
Para aqueles que não passaram por isso antes, aqui está uma cartilha rápida sobre o refrigerante do seu ar condicionado.
Em sistemas AC refrigerados a ar, o refrigerante é a substância dentro das bobinas do seu ar condicionado que faz o trabalho de remover o calor do ar em seu espaço. Quando seu sistema foi instalado, a quantidade adequada de refrigerante foi adicionada. Seu sistema de ar condicionado não “consome” refrigerante; se tudo estiver bem vedado, esse refrigerante deve permanecer nas bobinas e ser constantemente recirculado.
No entanto, às vezes, buracos e rachaduras se desenvolvem nas bobinas que causam um vazamento de refrigerante. Quando isso acontece, seu sistema não pode resfriar com a mesma eficácia. À medida que o nível de refrigerante diminui, seu espaço fica cada vez mais quente.
Um vazamento de refrigerante pode acontecer simplesmente devido à idade do sistema. As bobinas metálicas podem se desgastar com o tempo e desenvolver pequenos furos ou rachaduras, principalmente nas juntas e conexões. Às vezes, as vibrações podem fazer com que as juntas se separem ligeiramente e desenvolvam um vazamento.
Outra causa possível é a corrosão nas bobinas devido à exposição a contaminantes. Isso pode acontecer quando a manutenção é negligenciada e as bobinas ficam cobertas com uma camada de sujeira e poluentes.
Artigo relacionado: 5 razões pelas quais sua casa pode precisar de testes de qualidade do ar interno
Por que você não deve ignorar um vazamento de refrigerante AC
Um vazamento de refrigerante não é algo que você deve ignorar. Se você fizer isso, prepare-se para enfrentar essas consequências:
Dano no sistema. Quando seu sistema tem baixos níveis de refrigerante, ele tenta compensar por mais tempo enquanto tenta resfriar seu espaço. Isso causa um aumento da pressão dentro do sistema que pode danificar muitos outros componentes e, eventualmente, causar a falha do compressor.
Consumo de energia. Quanto mais o seu AC funciona tentando sem sucesso atingir a temperatura definida, mais energia ele consome. À medida que a temperatura em seu espaço aumenta, sua conta de luz também aumenta. Seu sistema pode usar até 20% mais eletricidade com uma queda de 10% no volume de refrigerante devido a um vazamento de refrigerante.
Dano ambiental. Os refrigerantes são produtos químicos perigosos que comprovadamente empobrecem a camada de ozônio da Terra. É por isso que o manuseio e descarte de refrigerantes é controlado pela Agência de Proteção Ambiental. Tudo bem quando fica onde pertence:em suas bobinas AC. Quando você tem um vazamento de refrigerante, por outro lado, o produto químico evapora e acaba na atmosfera, onde contribui para o aquecimento global.
Potenciais problemas de saúde. Isso não acontece com frequência, mas se você tiver um vazamento de refrigerante grande o suficiente, respirar o refrigerante evaporado pode danificar seus pulmões. Você também deve saber que o contato com a pele pode causar queimaduras, portanto, se suspeitar de um vazamento, não toque nas bobinas de CA. Deixe a inspeção para profissionais treinados em práticas seguras de manuseio de refrigerante.
Como corrigir um vazamento de refrigerante corretamente e como NÃO corrigi-lo
Vamos começar com como você NÃO deve consertar um vazamento lento de refrigerante:simplesmente adicionando mais refrigerante ao sistema para passar o resto do verão.
Este pode ser o curso de ação recomendado por algumas empresas de HVAC sem escrúpulos, pois é rápido e relativamente barato. Esta é uma solução míope, devido a todas as razões mencionadas acima, e também devido ao aumento do custo do refrigerante. Se você precisar continuar a recarregá-lo, no final você pagará tanto quanto consertar o vazamento de refrigerante corretamente na primeira vez.
Outra solução imprudente é usar selantes de vazamento, que podem interromper temporariamente um pequeno vazamento de refrigerante. O problema é que a correção não durará e os selantes às vezes podem causar bloqueios no sistema que resultam em mais danos.
Então, como você conserta um vazamento de refrigerante da maneira certa? Existem duas opções:
- Encontre e conserte o(s) buraco(s). Antigamente, era demorado e caro encontrar um vazamento de refrigerante, pois significava inspecionar manualmente todo o comprimento da bobina para encontrar um pequeno orifício. Hoje, provedores de serviços de HVAC qualificados têm equipamentos que detectam vazamentos e tornam mais rápido (e menos caro) encontrar e reparar furos. Se você tiver um vazamento lento de refrigerante e seu técnico encontrar apenas um ou dois pequenos orifícios ou rachaduras, essa provavelmente será a ação recomendada.
- Substitua a bobina CA. Se o seu sistema for antigo ou em mau estado, ou se o seu técnico encontrar muitos vazamentos na bobina, ele poderá recomendar a substituição de toda a bobina. Isso pode acontecer quando seu equipamento foi exposto a contaminantes e as bobinas não são limpas há muito tempo. Embora essa seja a opção mais cara, quando seu sistema for reparado adequadamente, você terá um desempenho muito melhor, contas de energia mais baixas e não haverá mais vazamentos recorrentes.
Evite vazamentos de refrigerante com manutenção regular
Aqui está um fato importante que você deve estar ciente:vazamentos de refrigerante são uma das causas mais comuns de problemas de ar condicionado e, em muitos casos, são totalmente evitáveis com manutenção regular do sistema.
Artigo relacionado: Manutenção de ar condicionado não custa. Isso paga.
Pelo menos uma ou duas vezes por ano, normalmente no início e no final da temporada de resfriamento, invista em manutenção para manter seu sistema de ar condicionado em boas condições. O serviço normalmente inclui uma inspeção detalhada de todas as peças, limpeza de ventiladores e bobinas, limpeza de tubos e panelas de drenagem, troca de filtros e reparo de fiação ou peças elétricas que possam estar desgastadas.
Também é importante saber que todos os contratos de serviço não são iguais. Você pode personalizar seu contrato com base nos requisitos de seu equipamento, seu orçamento e seu uso do sistema. Obtenha este guia informativo para saber como obter a manutenção preventiva que funciona para você:Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como encontrar o caminho certo para sua infraestrutura de HVAC.
Se você estiver na área metropolitana de Nova York, entre em contato com a Arista hoje para obter uma estimativa de manutenção preventiva.