Você está começando a suspeitar que tem um prédio doente em suas mãos?
Quando doenças misteriosas começam a ocorrer em seu escritório, a princípio pode parecer uma coincidência. Por um tempo você pode supor que o estresse está deixando todos doentes. Mas à medida que os casos relatados aumentam e as pessoas percebem que seus sintomas desaparecem depois que vão para casa, o termo “Síndrome do Edifício Doente” começa a ser sussurrado em todo o seu local de trabalho.
Pode ser uma situação alarmante, não se engane, principalmente se você é o responsável pelas instalações da sua empresa. Você provavelmente está tendo pesadelos com o CDC fechando você. Mas na maioria dos casos, não há motivo para pânico. Isso porque as causas mais comuns da Síndrome do Edifício Doente podem ser eliminadas com a manutenção preventiva do ar condicionado.
Sintomas da Síndrome do Edifício Doente
Síndrome do Edifício Doente é um termo um tanto confuso. É o prédio que está doente ou as pessoas que o ocupam? Muito provavelmente, tanto seus funcionários quanto seu prédio estão apresentando sintomas, é apenas que os sintomas humanos são percebidos mais rapidamente.
Estes são alguns dos sintomas que as pessoas podem estar experimentando, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde:
- dor de cabeça
- Irritação nos olhos, nariz e garganta
- Tosse
- Pele seca e com coceira
- Tonturas
- Náusea
- Dificuldade de concentração
- Fadiga
- Sensibilidade a odores
Ao mesmo tempo, estes são alguns dos sintomas de construção que você pode estar percebendo:
- Odores de mofo
- Odores de produtos químicos ou fontes externas, como fumaça de escapamento
- Problemas de umidade, como telhas, paredes ou pisos molhados
- Ar abafado e excesso de umidade
- Variação de temperatura, com algumas áreas muito quentes e outras muito frias
- Você pode até ver evidências de crescimento de mofo em áreas onde a água está presente
A conexão entre o Sick Building e a manutenção preventiva do ar condicionado
O termo “Síndrome do Edifício Doente” é comumente usado para descrever cenários em que muitos ocupantes de um edifício se queixam de uma variedade de condições de saúde não relacionadas a uma doença específica.
A causa parece misteriosa no início, mas hoje os especialistas entendem que a causa subjacente desses sintomas geralmente se resume à má qualidade do ar interno. De acordo com a OSHA, uma das causas mais comuns de problemas de qualidade do ar interior é a má manutenção dos sistemas HVAC. É por isso que a manutenção preventiva do ar condicionado pode ser um passo importante para melhorar a qualidade do ar e os problemas de saúde das pessoas.
As 5 principais causas do edifício doente e como evitá-las
Estas são as causas mais comuns da Síndrome do Edifício Doente e como a manutenção preventiva do ar condicionado pode remediar e prevenir esses problemas.
1. Excesso de umidade
O ar úmido é um problema a ser evitado a todo custo. A umidade descontrolada em seu local de trabalho pode tornar as condições propícias para muitos problemas de qualidade do ar, incluindo o crescimento de microrganismos causadores de doenças (consulte a causa nº 2) e o acúmulo de contaminantes químicos (consulte a causa nº 3).
Quando o sistema HVAC do seu escritório não está funcionando de forma eficiente, muitas vezes você terá problemas de umidade. Existem muitos problemas de desgaste que podem ocorrer que diminuem o desempenho do seu AC e o tornam incapaz de remover umidade suficiente do ar. A manutenção preventiva do ar condicionado ajuda a controlar a umidade, mantendo seu sistema funcionando de forma eficaz.
2. Bactérias e mofo
Como mencionado acima, a propagação de bactérias, vírus, mofo e esporos de mofo através de seus sistemas de ar condicionado e ventilação é uma causa comum da Síndrome do Edifício Doente. Especialmente em um ambiente com alta umidade, esses contaminantes podem se acumular dentro de seu equipamento de CA e em seus dutos e circular por todo o local de trabalho.
Quando você investe em manutenção preventiva de ar condicionado, seu sistema é minuciosamente inspecionado, limpo e ajustado para remover contaminantes e melhorar o fluxo de ar para evitar recorrências.
DICA :se uma inspeção de seus dutos revelar um acúmulo de poeira ou mofo, você também pode precisar de serviços de limpeza de dutos.
3. Produtos químicos e compostos orgânicos voláteis
Outra causa comum de sintomas de saúde são os altos níveis de produtos químicos nocivos e compostos orgânicos voláteis, incluindo produtos de limpeza, ozônio (de copiadoras) e formaldeído (liberado de materiais de construção internos). A alta umidade pode aumentar os níveis desses contaminantes no ar.
Melhorar o fluxo de ar com a manutenção preventiva do condicionador de ar pode ajudar a reduzir o acúmulo dessas substâncias no ar, ventilando-as adequadamente para fora do prédio.
4. Poluição externa
Este é um problema comum em ambientes urbanos onde os níveis de ozônio, exaustão de veículos e outros níveis de poluição do ar externo são altos. Se o seu sistema HVAC não for projetado adequadamente, você pode estar atraindo a poluição do lado de fora para o seu espaço. Por exemplo, as entradas de ar podem estar localizadas perto de saídas de exaustão industriais ou perto do tráfego de veículos.
Uma inspeção do seu sistema HVAC deve ser feita durante a visita de manutenção preventiva do seu ar condicionado. Especialmente se você estiver enfrentando problemas de qualidade do ar, seu técnico pode verificar se as alterações no projeto do sistema podem fazer diferença na qualidade do ar em seu local de trabalho.
5. Ventilação deficiente
Quase todas as causas do Edifício Doente estão relacionadas à má ventilação. É isso que permite que os níveis de contaminantes se acumulem até o ponto em que causam sintomas. Na maioria dos casos, um sistema de ventilação adequadamente projetado e mantido deve remover a umidade, bactérias, VOCs e outras fontes de baixa qualidade do ar interno.
Há uma série de causas para ventilação inadequada, incluindo projeto inadequado do sistema, localização de entradas e aberturas (como mencionado acima), dutos entupidos, filtros de ar sujos e manutenção negligenciada do sistema. É por isso que a manutenção preventiva do ar condicionado é tão importante.
Artigo relacionado: As 10 principais causas de problemas de fluxo de ar HVAC
A manutenção preventiva do ar condicionado ajuda você a respirar melhor
Não apenas seus funcionários se sentirão melhor, mas você dará um suspiro de alívio quando não precisar se preocupar com o impacto do Sick Building em seus negócios.
A manutenção preventiva do ar condicionado é a chave para manter a fonte de ar em seu local de trabalho em boas condições de funcionamento e manter a qualidade do ar.
Aqui está uma dica importante: todos os planos de manutenção preventiva AC não são iguais. Certifique-se de obter um plano e um contrato personalizados para as necessidades de seu equipamento, seu uso e seu negócio. Saiba mais neste recurso útil sobre contratos de manutenção preventiva de HVAC.