>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Seu sistema HVAC pode ser a causa desse cheiro de mofo



Esse cheiro de mofo está afastando os clientes


Poucas reclamações afastam os clientes mais rápido do que odores desagradáveis ​​de mofo e bolor, banheiros ou alimentos. Odores persistentes em seu restaurante, academia ou loja de varejo podem significar um desastre para o seu negócio.

Psicólogos que estudam os efeitos dos odores documentaram que as pessoas se tornam rapidamente condicionadas aos odores. Isso significa que, enquanto você e seus funcionários param de perceber um odor muito rapidamente, seus clientes percebem assim que entram pela porta e saem com pressa.


O odor vem do seu sistema HVAC?


Os problemas de odor podem ser surpreendentemente difíceis de resolver, e as causas nem sempre são imediatamente aparentes. Se você notou um cheiro desagradável de mofo, provavelmente já tentou os remédios óbvios, como limpeza e desodorantes.

Se isso não ajudou, o culpado pode ser o seu sistema HVAC. Dois problemas podem contribuir para a propagação de odores desagradáveis ​​em seu espaço:
  • Equipamento de climatização com manutenção precária que abriga a umidade e gera aquele cheiro de mofo.
  • Fluxo de ar HVAC mal projetado pode empurrar o ar na direção errada, espalhando odores desagradáveis ​​para as áreas onde seus clientes estão (como do banheiro para a sala de jantar).

Inspeção e manutenção adequadas podem eliminar odores de mofo em seu espaço


Se você tiver um problema de odor, é hora de chamar um especialista para dar uma olhada nas condições do seu sistema HVAC. Às vezes, a manutenção inadequada dos sistemas de exaustão, aberturas ou filtros de ar entupidos, linhas de drenagem entupidas podem levar a vazamentos de água e acúmulo de sujeira e umidade que causa um odor de mofo.

A manutenção regular do seu sistema HVAC cuida desses problemas para que esses odores não mais incomodem seu espaço e afastem seus clientes.

A cada dia que você espera, esperando que as velas perfumadas e os desodorizantes funcionem, você estará perdendo negócios. Seus clientes postarão comentários negativos no Yelp reclamando sobre como o cheiro desagradável em seu restaurante os fez perder o apetite.

Para saber mais sobre manutenção preventiva de HVAC e obter um contrato que atenda às suas necessidades específicas, baixe nosso guia para Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como escolher o melhor para sua infraestrutura.


Controlar odores tem tudo a ver com regular o fluxo de ar


Os sistemas HVAC movem o ar através dos edifícios. Exaustores, secadoras de roupas, sistemas de vácuo embutidos, sistemas de coleta de poeira e exaustores removem o ar de um espaço. Alguns sistemas de ventilação, condicionadores de ar e sistemas de aquecimento fornecem ar ou empurram o ar para o espaço. Quando há mais ar removido de uma área do que ar fornecido, a pressão negativa faz com que o ar seja aspirado de fora da sala, resultando em fluxo de ar negativo.

Por outro lado, quando mais ar é empurrado para o seu espaço do que removido pela exaustão, um fluxo de ar positivo é criado. Geralmente, um fluxo de ar positivo é ideal para o conforto, no entanto, existem algumas circunstâncias em que um fluxo de ar negativo não é apenas benéfico, mas necessário.

Por que tudo isso é importante para o seu negócio? Porque esse movimento do ar também transporta odores com ele. E um fluxo de ar HVAC projetado adequadamente pode aproveitar as condições de pressão do ar para mover os odores na direção desejada; isto é, longe de seus clientes.

Os profissionais de HVAC podem fazer isso garantindo que a quantidade de ar expelido da zona problemática (fedorenta) seja maior do que o ar de reposição (também chamado de ar de reposição). É um ótimo truque para ajudar a se livrar de cheiros de mofo e outros maus odores que podem estar afetando seus negócios.

Aqui estão alguns exemplos de como o design HVAC elimina odores:
  • Cozinha comercial os sistemas de ventilação devem ser projetados para criar uma pressão de ar negativa na cozinha, onde esses odores fortes estão à espreita, de modo que o ar condicionado seja puxado da sala de jantar para a cozinha. Esse cenário evita que o odor viaje da cozinha para a sala de jantar onde os clientes estão saboreando uma refeição.
  • Banheiros requerem fluxo de ar negativo para que o ar limpo entre e o ar com mau cheiro seja retirado através de um exaustor. Sem fluxo de ar negativo no banheiro, esses cheiros ofensivos podem se espalhar para áreas indesejadas, onde ofenderão seus clientes.
  • Tratamento de águas residuais instalações e plantas químicas podem ter situações de odor em uma escala muito maior e precisam de dispositivos de controle de odor especialmente projetados para reduzir os odores na vizinhança. No entanto, esses dispositivos podem não funcionar conforme projetado, a menos que o sistema de ventilação da instalação use fluxo de ar negativo para evitar que os odores escapem antes de serem capturados pelos dispositivos de controle de odor.

Comece com uma inspeção e avaliação de todos os seus equipamentos de aquecimento, refrigeração e ventilação por profissionais certificados. A inspeção pode revelar que são necessárias alterações no projeto para criar condições de fluxo de ar em áreas específicas para mover o ar na direção certa. Nesse caso, você precisará de um contratado com habilidades e experiência para implementar uma solução eficaz.

Mais razões para controlar o fluxo de ar HVAC


Além de controlar odores, existem muitas outras situações em que você deseja evitar que o ar flua de uma área para outra em seu prédio. O uso de pressão de ar negativa pode evitar não apenas a propagação de odores desagradáveis, mas também doenças transmitidas pelo ar e outros contaminantes.
  • Cozinhas também precisam ser projetados para a saúde e segurança do trabalhador, bem como o controle de odor. O fluxo de ar negativo na cozinha reduz os riscos de fumaça e fogo e também remove os poluentes do ar gerados por aparelhos de cozinha que podem causar dificuldades respiratórias para seus funcionários.
  • Hospitais manter as pessoas com doenças transmissíveis em salas de isolamento de pressão negativa. A pressão negativa faz com que o ar flua para o quarto e impede que o ar e os vírus e bactérias transportados pelo ar saiam do quarto para outras partes do hospital. O ar é retirado da sala apenas por meio de sistemas de filtragem que capturam os contaminantes.
  • Laboratórios e instalações de fabricação trabalhar com materiais perigosos precisa criar áreas de trabalho com fluxo de ar negativo, para garantir que as pessoas em todo o edifício não sejam expostas a vapores químicos e contaminantes nocivos transportados pelo ar.
  • Clubes de saúde com vestiários mofados e mofados não apenas perderá clientes, mas poderá até deixá-los doentes. O fluxo de ar adequado em uma academia move o ar das áreas de fitness para a seção seca do vestiário e depois para a área do chuveiro úmido, onde é finalmente expelido do prédio por um poderoso sistema de exaustão. Esse design não apenas evita odores, mas também controla o crescimento perigoso de mofo.