>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Filtros de ar para alergias:5 fatos que você precisa saber




As flores estão desabrochando, a grama é verde e exuberante e as árvores estão cheias de novas folhas… Você não adora esta época do ano?

Não tanto se você tem alergias.

Quando a contagem de pólen está fora de controle, tudo o que você quer fazer é se esconder em uma sala com ar condicionado até o outono. Infelizmente, isso provavelmente não vai ajudar.

Você pode pensar que seu sistema de ar condicionado removerá esses alérgenos desagradáveis ​​do ar. Mas sem os filtros de ar certos para alergias, você ainda estará fungando e espirrando durante a temporada.

E não é apenas o pólen que você precisa se preocupar! O calor e a umidade do verão tornam as condições propícias para o crescimento de mofo e bolor, que também podem causar sintomas de alergia.

Aprenda os fatos sobre como escolher os filtros de ar certos para alergias, bem como outras dicas de manutenção de HVAC que podem reduzir seu sofrimento nesta temporada.



FATO nº 1 sobre filtros de ar para alergias:

Filtros HVAC regulares protegem o equipamento, não seus pulmões e seios nasais


Muitas pessoas acreditam erroneamente que os filtros de ar em fornos e condicionadores de ar mantêm a poeira e os alérgenos fora do ar.

Na realidade, não é para isso que os filtros HVAC foram projetados. Seu objetivo é, na verdade, manter a poeira fora do equipamento para evitar danos ao sistema e mantê-lo funcionando com eficiência.

Embora os filtros comuns de forno e CA ajudem a remover um pouco de poeira do ar (quando trocados regularmente!), eles fazem pouco para prender as partículas microscópicas que causam os espirros e chiados da temporada de alergia.

É por isso que você precisa de filtros de ar especiais para alergias projetados para impedir essas pequenas partículas.

FATO 2 sobre filtros de ar para alergias:

Filtros de papel comuns não podem capturar alérgenos


Esses filtros de papel normalmente usados ​​em seu forno e ar condicionado são projetados para reter partículas grandes, como poeira, que podem se acumular no motor e nos ventiladores e reduzir a eficiência. No entanto, partículas como mofo, bactérias e certos tipos de pólen são muito menores em tamanho, então deslizam pelas fibras desses filtros regulares.

Isso significa que eles circulam através de seus dutos e são soprados de volta ao seu espaço.

Os filtros de ar para alergias são projetados para bloquear partículas muito menores, para que seu ar permaneça mais limpo. Eles são chamados de “filtros de ar de partículas de alta energia” ou, mais comumente, filtros HEPA.

Como os filtros HEPA são feitos de camadas densamente compactadas de fibras de vidro em vez de papel, os melhores são capazes de reter mais de 99% das partículas de pólen, poeira e fumaça e mantê-las fora do ar que você respira todos os dias.

FATO # 3 sobre filtros de ar para alergias:

Todos os filtros HEPA não são iguais


Infelizmente, não basta procurar um filtro HEPA para o seu ar condicionado. Para obter os melhores resultados, você precisa verificar as classificações MERV.

Os filtros de ar HVAC HEPA para alergias são classificados em quão bem eles bloqueiam partículas de diferentes tamanhos. O sistema de classificação é chamado de sistema de relatório de eficiência mínima, ou MERV. As classificações variam de MERV 1 a MERV 20, com o número mais alto indicando filtros capazes de remover as menores partículas, incluindo muitas espécies de pólen.

Seu profissional de serviço de HVAC pode ajudá-lo a obter e instalar o melhor filtro com classificação MERV para seus sistemas de ar condicionado e aquecimento. Idealmente, você deseja escolher uma classificação MERV de 17 ou superior, que é mais eficaz para bloquear as partículas que causam sintomas de alergia.

IMPORTANTE:Peça ao seu técnico de HVAC para verificar se o seu sistema pode acomodar um filtro de ar HEPA. Em alguns casos, seu sistema pode precisar de modificações para evitar problemas de desempenho devido ao fluxo de ar reduzido.

FATO # 4 sobre filtros de ar para alergias:

Você precisa alterar esses filtros com mais frequência do que imagina


Os filtros de ar HEPA para alergias precisam ser trocados com mais frequência do que os filtros HVAC de papel comuns, especialmente durante a alta temporada de pólen.

Isso significa alterá-los pelo menos a cada dois meses e, possivelmente, com mais frequência, dependendo da sua localização. Um especialista em serviços de HVAC pode aconselhá-lo sobre o que é recomendado para seu equipamento e sua área.

Se você mesmo não trocou seu filtro, peça ao seu técnico de HVAC para lhe mostrar como isso é feito ou leia este artigo relacionado:
Por que e como trocar um filtro de ar

FATO # 5 sobre filtros de ar para alergias:

O filtro certo é apenas metade da história


Usar os filtros de ar certos para alergias ajuda a reduzir os alérgenos no ar, mas não se esqueça de limpá-lo do resto do seu sistema HVAC. Se você não teve seu sistema de ar condicionado mantido pelo menos uma vez por ano, provavelmente tem um pouco de acúmulo nos ventiladores e nos dutos.

Você sabia que o ar que você respira circula pelo seu sistema HVAC cerca de 5 a 7 vezes por dia? Se você não estiver usando os filtros de ar HEPA corretos para alergias E não manter seu sistema de ar condicionado, anos de poeira, pólen e até esporos de mofo estão em seu equipamento e em seus dutos agora.

Obtenha um plano de manutenção HVAC


Quando você investe em manutenção HVAC, seu equipamento é limpo e também ajustado, para que você não apenas obtenha um ar mais limpo, mas também melhor desempenho, conforto mais consistente e menos avarias. A manutenção regular também ajuda a reduzir suas contas de energia e prolongar a vida útil do seu equipamento.

Saiba mais sobre manutenção preventiva de ar condicionado lendo estes artigos relacionados:

Manutenção AC:A cura para alergias de primavera?
8 maneiras de manutenção preventiva AC mantém o reparador longe

Invista na limpeza de dutos


A próxima coisa que você deve considerar se tiver um sistema HVAC com dutos é ter seus dutos limpos profissionalmente. Not every home needs this service, but if your equipment and ductwork are at least a few years old, and someone in your home has allergies, it’s worth getting your ducts inspected.

The inspection is free and you’ll be able to see exactly how much dust has accumulated in there, not to mention the microscopic particles you can’t see. Even more important, you’ll find out if you have mold and mildew lurking in there that can be making your symptoms worse.

To learn more about duct cleaning, grab a copy of this helpful guide that will answer all your questions: FAQ:Duct Cleaning and Your Indoor Air Quality