>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Manutenção do sistema HVAC:6 dicas para a temporada de aquecimento




Como gerente de prédio ou propriedade, é seu trabalho manter um ambiente seguro e confortável para todos que trabalham ou moram no prédio. A maneira mais rápida de fazer as pessoas reclamarem é mexer na temperatura.

Não deixe seus inquilinos no frio. Em vez disso, seja proativo e certifique-se de que seu sistema HVAC seja mantido adequadamente. Sua reputação depende de as pessoas saberem que podem confiar em você para manter o prédio funcionando sem problemas.

Além disso, é mais fácil resolver problemas antes que se tornem emergências. Nesta temporada, priorize a manutenção do sistema HVAC para ter certeza de que seu aquecimento continuará funcionando quando você mais precisar.


6 tarefas essenciais de manutenção do sistema HVAC para equipamentos de aquecimento

1. Limpe ou substitua os filtros de ar


Quando se trata de manutenção do sistema HVAC, a limpeza dos filtros de ar é um acéfalo. É uma das coisas mais simples que você mesmo pode fazer que tem um grande impacto no funcionamento do sistema. Quando um filtro de ar fica entupido com poeira e partículas, a falta de fluxo de ar força o equipamento a trabalhar mais e usar mais energia para atingir as mesmas temperaturas.

Filtros entupidos também podem resultar em mais poeira e pólen no ar, o que pode piorar as condições de saúde de pessoas com asma e alergias. Além disso, mais poeira e detritos entram em seu equipamento e podem causar danos ao longo do tempo.

A alteração dos filtros é especialmente importante se você atualizou para os filtros MERV 13 HVAC como uma estratégia de prevenção da COVID. Os filtros de densidade mais alta ficam entupidos mais rapidamente e devem ser trocados com mais frequência.

Saiba mais:Por que e como alterar e filtro AC

2. Verifique o sistema de ventilação


Os dutos que movem o ar aquecido por todo o edifício e as chaminés que liberam a exaustão são as partes mais negligenciadas do sistema HVAC. Não deixe isso fora de vista, fora da mente. Peça a um especialista que verifique os dutos e respiros quanto a peças deslocadas, entupimentos, furos ou corrosão, para que você possa corrigir quaisquer problemas que afetem suas condições de conforto (e uso de energia).

O reparo de dutos pode parecer uma tarefa fácil o suficiente, mas não é recomendado. Muitas tentativas de reparo de bricolage acabam danificando o equipamento. Obtenha um técnico profissional de HVAC para avaliar e reparar um problema estrutural ou uma chaminé bloqueada.

Saiba mais:Serviços de limpeza de dutos:por que, quando e como?

3. Limpe os componentes externos


Quando se trata de manutenção do sistema HVAC, os componentes externos do seu sistema (como condensadores e unidades de telhado) precisam de tanta atenção quanto as unidades internas. Possivelmente ainda mais, pois as unidades externas estão expostas aos elementos.

Certifique-se de manter a unidade do equipamento externo livre de folhas e neve, especialmente após uma tempestade. Preste atenção especial à área ao redor da entrada de ar externa. Isso fornece ar para todo o sistema, portanto, se houver algum bloqueio ou fonte de contaminação nas proximidades, isso pode afetar o ar em todo o edifício. Recomenda-se manter pelo menos uma folga de dois pés da válvula de admissão.

Seu plano de manutenção HVAC deve incluir a limpeza dos componentes externos pelo menos duas vezes por ano. As bobinas, motores e pás do ventilador funcionam com mais eficiência quando limpos.

Saiba mais:Limpeza HVAC:4 razões pelas quais é obrigatório em Nova York

4. Fique de olho no mofo


Onde há umidade, há o potencial de mofo crescer. Para evitar mofo, fique atento a quaisquer sinais de umidade onde não pertence. Pode ser difícil se livrar disso, sem mencionar os riscos potenciais à saúde das pessoas em seu prédio.

Um bom plano de manutenção do sistema HVAC se concentrará na inspeção dos locais mais comuns onde a umidade pode se acumular. Estes incluem caldeiras, poços de ventilação, serpentinas, linhas de drenagem e bandejas de drenagem.

Saiba mais:Mold nos dutos de ar? Como chegou lá e como se livrar dele

5. Substitua as peças desgastadas de forma proativa


A manutenção do sistema HVAC deve sempre incluir inspeções da condição do seu sistema e identificação de peças envelhecidas. Substituir peças desgastadas ANTES de quebrarem é a melhor maneira de evitar avarias e reparos caros.

Seu técnico de HVAC deve inspecionar todas as peças elétricas e mecânicas e mantê-lo ciente de quais partes do sistema precisam de atenção.

Um componente crítico de aquecimento para prestar atenção é o conjunto de ignição. Esta é uma parte delicada do forno que, se suja ou danificada, o deixará sem calor. Substituir as correias do ventilador quando estiverem desgastadas também ajuda a evitar quebras e ajuda seu equipamento a operar com eficiência.

Saiba mais:Por que fazer uma inspeção HVAC antes da inicialização do AC

6. Mantenha um calendário de manutenção do sistema HVAC e obtenha um contrato de manutenção


HVAC é um sistema complexo com muitos componentes. Especialmente para um grande sistema de construção comercial ou de base, o número de peças para acompanhar pode realmente aumentar.

Se for seu trabalho gerenciar o status de um grande sistema HVAC, simplifique-o mantendo um calendário de manutenção do sistema HVAC. Marque quando você consertar ou substituir uma peça, assim você terá uma referência fácil para quando cada trabalho precisa ser feito no futuro.

Melhor ainda, obtenha um contrato de manutenção preventiva com uma empresa de HVAC respeitável que possa rastrear todos os seus componentes e fornecer relatórios de status regulares. Aqui estão algumas leituras adicionais que podem ajudá-lo a escolher o contrato de manutenção HVAC certo para suas necessidades:

Contratos de serviço para HVAC:sinais de alerta e termos a serem observados