O controle de umidade HVAC é crítico no verão
Nesta época do ano, parece que a umidade do verão é o inimigo:
- No minuto em que você sai, todas as suas roupas ficam grudadas no corpo.
- A umidade do verão e o cabelo simplesmente não combinam.
- Neste tempo, qualquer coisa que se molhar fica assim.
- Logo depois de sair do banho, você sente que precisa de outro.
- Elevadores e metrôs lotados... bem, você entendeu.
Além disso, há fatos muito mais assustadores que você deve saber sobre a umidade do verão e como isso pode afetar sua saúde. Felizmente, existem soluções fáceis para o controle de umidade HVAC.
Mas primeiro, vamos dar uma olhada rápida em por que a umidade do verão nos deixa desconfortáveis em primeiro lugar.
O que é umidade e por que é pior no verão?
A umidade é simplesmente água no ar em estado gasoso. Existem várias maneiras de medir a umidade, mas a que mais nos preocupa é a umidade relativa, que é expressa em porcentagem. Uma porcentagem maior significa mais água no ar; a maioria de nós começa a se sentir desconfortável quando a umidade relativa fica acima de 55 a 60 por cento.
Por que um alto nível de umidade no verão nos deixa mais desconfortáveis? Porque a umidade retarda a evaporação do suor da pele, que é como regulamos a temperatura do corpo. À medida que as temperaturas aumentam no verão, transpiramos mais e esse suor não evapora tão facilmente, por isso nos sentimos quentes e pegajosos.
Como a umidade do verão afeta a saúde?
De acordo com a EPA, a umidade é um componente importante da qualidade do ar, que afeta nossos corpos e nossa saúde.
A presença de altos níveis de vapor de água no ar pode causar problemas de saúde, especialmente dificuldades respiratórias. Em condições de alta umidade, as pessoas relatam sintomas como:
- congestão nasal
- irritação ocular
- tosse e sibilos
- irritação e erupções cutâneas
- cãibras musculares
- dor de cabeça e fadiga
Quando a umidade é permitida, a situação piora. Todo esse excesso de umidade leva ao crescimento de contaminantes que podem causar problemas de saúde ainda mais sérios.
MOLDE E BOLO esporos crescem como fogo em um ambiente úmido. A exposição ao mofo piora os sintomas de asma, alergias ou outras doenças respiratórias e pode até causar infecções pulmonares.
BACTÉRIAS que causam infecções podem se multiplicar e se espalhar quando a umidade do verão na casa ou no escritório fica muito alta.
VÍRUS (como o coronavírus que causa a
COVID-19 ) pode permanecer no ar por mais tempo em alta umidade.
ÁCARO são pequenos insetos que adoram um ambiente úmido e, se você for alérgico a eles, a umidade do verão pode aumentar seus sintomas.
QUÍMICOS. A alta umidade do verão pode fazer com que os níveis de VOC aumentem e permaneçam no ar, principalmente ozônio de copiadoras de escritório e formaldeído, que pode ser liberado de materiais de construção, como carpetes e tintas.
Outros perigos da umidade do verão
O que mais a alta umidade pode fazer para arruinar seu dia? Aqui estão mais alguns problemas que você pode não saber que a umidade pode causar:
Eletrônicos danificados. Muita umidade pode aumentar a condutividade dos isoladores em dispositivos eletrônicos, causando mau funcionamento. A umidade descontrolada também pode levar à formação de condensação nos eletrônicos, o que pode causar um curto-circuito.
Portanto, tenha muito cuidado ao mover seu smartphone do escritório com ar-condicionado frio para a umidade de nível tropical (a menos que você tenha a sorte de ter um telefone à prova d'água).
Móveis e decoração danificados em sua casa. Em condições de alta umidade, pinturas, carpetes e estofados podem ser danificados pela umidade persistente. Mesmo a madeira e as molduras podem expandir-se em condições húmidas e danificar-se. Se a umidade permanecer por um longo período de tempo, eventualmente mofo e bolor podem danificar paredes, pisos e tetos.
Táticas de controle de umidade
Não há muito o que fazer sobre a umidade ao ar livre, a não ser se mudar para o deserto. No entanto, a maioria dos efeitos adversos da umidade do verão pode ser evitada mantendo os níveis de umidade interna entre 40% e 60%.
A Sociedade Americana de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE) recomenda 50% de umidade relativa em temperaturas entre 68 graus e 78 graus para ambientes de trabalho sedentários.
Donos de empresas e proprietários de residências precisam tomar medidas para controlar os níveis de umidade no verão para evitar doenças e danos às estruturas e móveis do edifício, e também para melhorar as condições de conforto.
MONITOR OS NÍVEIS DE UMIDADE bem como a temperatura em seu espaço.
VERIFIQUE OS ODORES DE MOFO , vazamentos e sinais de danos causados pela água que podem ser precursores do crescimento de mofo.
LIMPE QUALQUER VAZAMENTO DE ÁGUA e remova as fontes de água parada em unidades de ar condicionado, no telhado e nas caldeiras.
MANTENHA SEU SISTEMA DE AR CONDICIONADO . Quando seu AC não está funcionando corretamente devido a problemas de design, problemas de reparo ou negligência, a umidade em seu espaço pode ser muito maior do que os níveis recomendados. Continue lendo para saber mais sobre como consertar seu ar-condicionado e fazer com que a umidade volte ao normal.
O controle de umidade HVAC cuida do seu problema de umidade no verão
Dimensione-o corretamente. Você sabia que as unidades de ar condicionado superdimensionadas geralmente têm problemas para remover a umidade do seu espaço? Isso porque eles tendem a iniciar e parar com frequência e não funcionam o suficiente para gerenciar condições úmidas.
Unidades superdimensionadas são mais comuns do que você pensa, porque os construtores geralmente cometem o erro de supor que maior é melhor. Verifique com um profissional de HVAC qualificado para ver se o downsizing pode resolver seus problemas de umidade.
Artigo relacionado: Sistemas HVAC de Nova York:8 razões pelas quais maior nem sempre é melhor
Acerte o projeto de ventilação. Devido à pandemia de COVID, muitos edifícios estão aumentando a ventilação para reduzir a propagação de doenças. Especialmente em um ambiente de escritório, os layouts de dutos podem não funcionar mais efetivamente após uma reforma. Se você alterou o layout do espaço sem atualizar seu HVAC, talvez queira consultar um especialista em design de HVAC.
Às vezes, mover um ou dois dutos pode fazer uma grande diferença. Um empreiteiro de HVAC qualificado pode realizar uma análise do seu sistema de ventilação usando as diretrizes da ASHRAE para garantir que o projeto seja adequado para o espaço e os ocupantes do edifício.
Não negligencie a manutenção. A manutenção preventiva AC ajuda seu sistema a trabalhar com mais eficiência para manter os níveis de umidade do verão sob controle. De acordo com a OSHA, uma das causas mais comuns de altos níveis de umidade e má qualidade do ar interno é a má manutenção do HVAC.
Seus filtros e correias AC precisam ser limpos ou substituídos. As bobinas precisam ser limpas para melhorar a transferência de calor. Ventiladores e motores devem ser inspecionados e lubrificados. As conexões elétricas precisam ser testadas. Também é importante verificar as linhas de drenagem e as panelas e remover qualquer água parada, além de verificar os níveis de refrigerante.
Artigo relacionado: Perguntas e respostas sobre contratos de manutenção preventiva de HVAC
Os contratos de manutenção preventiva cuidam de todos esses problemas e muito mais, para que você não precise se preocupar com problemas de saúde ou dias de cabelo ruins como resultado da umidade do verão. Para saber mais sobre como escolher o contrato certo para suas necessidades, obtenha uma cópia deste guia útil para Contratos de manutenção preventiva de HVAC:Como encontrar o certo para sua infraestrutura de HVAC.