Um vazamento de monóxido de carbono pode significar um desastre para o seu negócio
Você já sabe que o monóxido de carbono é mortal – você certamente já ouviu as histórias de horror que resultam de pessoas inconscientemente respirando o gás incolor e inodoro. Portanto, como proprietário ou gerente de uma empresa responsável, você não assume esse tipo de risco de ânimo leve. É por isso que você tem detectores de monóxido de carbono instalados em todo o seu espaço, certo?
Aqui está o que você pode não perceber:embora os detectores de monóxido de carbono possam alertá-lo sobre um vazamento e evitar ferimentos e mortes, eles não podem proteger completamente sua empresa dos resultados de altos níveis de monóxido de carbono. Mesmo que ninguém se machuque porque você recebeu o aviso rapidamente, ainda há consequências caras.
Para evitar isso, você precisa evitar o vazamento de monóxido de carbono em primeiro lugar. E para fazer isso, você precisa dessas dicas de segurança HVAC.
HVAC, seu forno e monóxido de carbono
Vamos esclarecer um equívoco comum sobre o que produz monóxido de carbono e o que causa vazamentos de monóxido de carbono. Os aparelhos de ar condicionado não podem causar envenenamento por monóxido de carbono, porque não queimam combustível nem produzem monóxido de carbono. É com o seu equipamento de aquecimento que você precisa se preocupar. Chegaremos a essas dicas de segurança HVAC em um minuto.
Mas primeiro, vamos examinar os riscos do monóxido de carbono e o que fazer se seus detectores dispararem.
O que acontece quando você tem medo de monóxido de carbono?
Mesmo se você tiver detectores de monóxido de carbono instalados, ainda poderá sofrer os efeitos de um susto de monóxido de carbono.
Você está em perigo mesmo quando os detectores NÃO disparam Por um lado, baixos níveis de gás venenoso nem sempre fazem com que um sensor de CO dispare, especialmente o tipo que está instalado no teto e conectado ao seu sistema elétrico. Eles geralmente são programados apenas para disparar se os níveis de monóxido de carbono forem perigosos o suficiente para causar a morte. No entanto, de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), a exposição prolongada a baixos níveis de monóxido de carbono ainda pode fazer com que as pessoas apresentem sintomas de dores de cabeça, fadiga e náusea. Pessoas com problemas cardíacos também podem sentir dor no peito.
Se você tomar conhecimento de várias pessoas reclamando desses sintomas, você precisa agir imediatamente. Como as fontes de vazamentos de monóxido de carbono são quase sempre aparelhos que queimam combustível ou sistemas de aquecimento, chame uma empresa de HVAC para inspecionar seu sistema de aquecimento. Melhor ainda, se você possui um restaurante, contrate uma empresa que também conserte seus equipamentos de cozinha para inspecionar aparelhos de cozinha a gás.
Leia mais informações do CDC sobre monóxido de carbono. O que fazer quando os detectores disparam Você já parou para pensar no que aconteceria com sua empresa se seus detectores de monóxido de carbono disparassem enquanto você estivesse realizando negócios e atendendo clientes? Aqui está o protocolo recomendado a seguir se seus detectores soarem um alarme:
- Evacuar o prédio. Dependendo do tamanho e da ocupação do seu espaço, isso pode ser difícil e potencialmente perigoso se você não tiver a equipe de segurança adequada e um plano para evitar o pânico.
- Chame o corpo de bombeiros. Se você tiver um grande edifício com um sistema de gerenciamento de instalações, isso pode ser configurado para acontecer automaticamente. A próxima coisa que você percebe é que a rua inteira pode estar bloqueada quando os caminhões de bombeiros convergem para o seu prédio.
- Faça uma contagem para determinar se alguém está faltando. Isso pode ser um desafio se você possui um negócio de varejo. Como você pode verificar exatamente quem estava no prédio?
- Desligue o sistema de aquecimento e todos os aparelhos. Se você possui um restaurante, provavelmente não quer pensar em fechar a cozinha no meio da correria do jantar.
- Abra todas as janelas e portas para arejar o espaço. Muitos prédios na cidade de Nova York têm janelas que não abrem. Caso contrário, levará muito mais tempo para limpar o gás venenoso do prédio.
- Consiga um especialista qualificado para determinar a causa do vazamento e corrigi-lo. Quanto tempo você terá que esperar (com o seu negócio parado) para que esse técnico chegue, diagnostique e resolva o problema? Se acontecer à noite ou no fim de semana, você pagará taxas de serviço de emergência.
Um susto de monóxido de carbono pode causar uma perda significativa de negócios, bem como um pesadelo de relações públicas quando sua evacuação é noticiada e todos que estavam lá compartilham o que aconteceu nas mídias sociais.
Ter esses detectores no lugar pode ser um salva-vidas, mas como proprietário de uma empresa, você precisa de dicas de segurança HVAC para garantir que nunca haja um vazamento de monóxido de carbono que possa prejudicar sua empresa e sua reputação.
Leia as dicas de segurança HVAC que podem ajudar.
Dicas de segurança HVAC para evitar vazamentos de monóxido de carbono
Como muitos vazamentos de monóxido de carbono vêm de sistemas de aquecimento e problemas de ventilação, sua empresa de serviços de HVAC pode ajudar a evitar que vazamentos de monóxido de carbono aconteçam. Estas são as dicas de segurança HVAC que você precisa para se manter seguro.
AGENDA A MANUTENÇÃO REGULAR DO FORNO Pelo menos uma vez por ano, de preferência antes do início da estação de aquecimento, mande inspecionar regularmente o seu forno, bem como as saídas de ar, chaminés, lareiras e quaisquer aparelhos de queima de combustível por um profissional qualificado. Se houver algum problema, eles podem ser resolvidos antes que o monóxido de carbono se torne um problema. Idealmente, você deve estabelecer um relacionamento com uma empresa de serviços de HVAC com um contrato de manutenção preventiva. Dessa forma, os técnicos estão familiarizados com seu equipamento, seu negócio e seu espaço.
BÔNUS:a manutenção preventiva também evita quebras e reduz as contas de energia! Artigos relacionados: Forno não funciona? 6 coisas a verificar
10 tarefas de manutenção de queda que impedem o reparo de HVAC
INSPECIONAR TROCADORES DE CALOR Você sabia que muitas visitas de manutenção de fornos não incluem a inspeção do trocador de calor? Certifique-se de verificar se esta etapa importante não foi ignorada, pois a causa mais comum de vazamentos de monóxido de carbono é um trocador de calor com falha ou com vazamento em seu forno a gás ou óleo.
O que é um trocador de calor? Seu trabalho é liberar os gases venenosos resultantes da combustão do calor para longe de seus dutos de aquecimento e para fora do prédio. Com o tempo, o trocador de calor pode desenvolver corrosão, rachaduras ou furos, e você nunca saberá disso porque o forno ainda funciona. No entanto, o monóxido de carbono pode estar passando pelo sistema de ventilação do seu prédio.
LIMPE VENTILAÇÕES E FUMOS Aberturas bloqueadas ou chaminés são outra causa comum de vazamentos de monóxido de carbono. Seu sistema de ventilação foi projetado para remover os gases mortais de seu prédio, mas pode ficar entupido por anos de poeira e detritos. Às vezes, os bloqueios podem ser causados por ninhos de insetos, pássaros ou roedores. A inspeção e limpeza regulares de aberturas e chaminés é uma das dicas de segurança HVAC mais úteis que podem evitar um desastre comercial.
Quando você traz uma empresa de serviços HVAC certificada, um profissional treinado garantirá que seu equipamento esteja seguro, limpo e em boas condições de funcionamento. E se forem necessários reparos para torná-lo seguro, você poderá fazê-los conforme sua conveniência, em vez de em caráter de emergência.
O monóxido de carbono é apenas um dos perigos que sua empresa enfrenta devido à má manutenção do HVAC. Se você quiser saber mais sobre os custos e riscos associados a equipamentos de aquecimento e ar condicionado negligenciados, dê uma olhada em nosso guia gratuito para calcular os custos ocultos de manutenção de ar condicionado ruim.