A temporada de férias está chegando rápido. Você provavelmente está lutando para se preparar para o ataque de nova-iorquinos e turistas fazendo fila para ter a chance de desfrutar da comida mais moderna e saborosa que os restaurantes da cidade têm a oferecer.
Mas se o seu equipamento de refrigeração falhar, você enviará todos esses clientes para casa insatisfeitos ou pior. Então, hoje estamos compartilhando algumas ótimas dicas e recursos sobre como manter seu equipamento (e sua cabeça) legal!
Equipamento de refrigeração é seu melhor amigo e pior inimigo
Qualquer pessoa que gerencie uma operação de food service provavelmente tem uma relação de amor e ódio com equipamentos de refrigeração. Por um lado, eles ajudam você a servir pratos frescos e atraentes. Sem seus refrigeradores, refrigeradores e freezers, você estaria servindo bebidas mornas, verduras murchas e sorvete derretido. E esse é exatamente o problema:quando eles quebram, seu negócio rapidamente para.
Se você está no ramo há algum tempo, certamente já experimentou a ansiedade (até o pânico) que ocorre quando uma unidade de refrigeração crítica falha durante um turno de jantar movimentado. Você pode perder milhares de dólares em produtos desperdiçados e negócios perdidos em um período muito curto de tempo. Sem mencionar a conta de reparo, que muitas vezes pode custar o dobro se acontecer à noite ou em um fim de semana, o que é claro que custará!
Felizmente, evitar o reparo de refrigeração comercial não é tão assustador quanto parece; a maioria das avarias de equipamentos de refrigeração comercial podem ser evitadas com manutenção regular de refrigeração. Você provavelmente está ciente de que seu equipamento de aquecimento e ar condicionado precisa ser limpo, inspecionado e ajustado pelo menos duas vezes por ano (e possivelmente com mais frequência, dependendo do uso). Mas muitos donos de restaurantes não percebem que seus equipamentos de refrigeração também precisam de TLC para continuar funcionando de forma confiável.
Artigo relacionado: Equipamento de refrigeração comercial negligenciado é uma receita para o desastre!
Lista de verificação de manutenção de refrigeração comercial
Aqui está uma lista de verificação útil das tarefas de manutenção de refrigeração que precisam ser cuidadas para manter seus refrigeradores, freezers e resfriadores operando de forma confiável e evitar a necessidade de um reparo de refrigeração de restaurante no pior momento possível.
Você pode fazer as tarefas diárias sozinho, mas as outras exigirão a experiência de uma empresa de refrigeração profissional. A frequência com que essas tarefas precisam ser feitas pode variar dependendo da carga do sistema e das demandas do seu negócio. Uma empresa de serviços de refrigeração comercial qualificada pode elaborar o cronograma de manutenção de refrigeração certo para você.
Sua lista de tarefas diárias/semanais:
- Verifique as configurações de temperatura e frequência de degelo. Se a temperatura estiver muito alta, sua comida estragará e você poderá ter um risco para a saúde pública em suas mãos. Se a temperatura for definida abaixo do necessário, a unidade precisa trabalhar muito e pode reduzir a vida útil do seu sistema. O mesmo vale para descongelar com mais frequência do que o necessário.
- Libere espaço ao redor do equipamento . O fluxo de ar bloqueado por detritos ou pilhas de coisas pode sobrecarregar a unidade, fazendo com que ela funcione de forma ineficiente e até superaqueça. O fluxo de ar reduzido também pode aumentar o consumo de energia.
- Esteja atento ao apagar as luzes dentro de geladeiras e freezers . As luzes não apenas aumentam sua conta de luz, mas também geram calor que força seu equipamento a trabalhar mais para mantê-lo fresco. Uma prática recomendada:use lâmpadas fluorescentes que geram menos calor dentro de refrigeradores e freezers.
- Limpe o interior de todas as unidades . Lembre-se de não usar palha de aço, alvejante ou produtos químicos cáusticos que podem danificar o acabamento. Certifique-se de consultar o manual do proprietário e seguir as instruções do fabricante.
- Verifique se há vazamentos de ar frio. Quando as dobradiças, travas, batentes, gaxetas ou vedações estão em mau estado, a porta de suas unidades pode não ser hermética. Teste a junta da porta fechando uma nota de um dólar na porta. Você deve sentir alguma resistência ao puxá-lo; se deslizar facilmente, a porta não está vedando corretamente. Chame uma empresa de refrigeração profissional para aconselhamento e reparo.
Tarefas de manutenção e inspeção mensais a trimestrais:
Agende uma empresa de serviços de refrigeração para fazer uma inspeção detalhada, limpeza e ajuste de todos os seus equipamentos de refrigeração. Essas tarefas exigem a expertise de profissionais que sabem quais problemas procurar. Lembre-se de que tentar fazer os reparos por conta própria pode anular a garantia do equipamento.
- Inspecione e limpe as serpentinas de condensação e evaporação de cada unidade . Um acúmulo de sujeira e sujeira impede o fluxo de calor através das bobinas, o que faz com que sua unidade perca a eficiência. Isso deve ser feito com um limpador de bobina de condensador comercial e as ferramentas certas. Recomendamos que isso seja feito por um profissional para evitar danos às aletas sensíveis da bobina.
- Desmonte e limpe completamente as máquinas de gelo . Você sabia que o gelo sujo é uma das violações mais comuns da inspeção sanitária? Mesmo que seu gelo pareça bom, você pode estar deixando as pessoas doentes se o interior da sua máquina de gelo estiver coberto de mofo.
- Verifique a operação do compressor e do motor do ventilador . Se o compressor falhar, você provavelmente precisará de uma nova unidade. Se estiver trabalhando demais, seu técnico poderá encontrar a causa e corrigi-la antes que a unidade falhe.
- Inspecione todas as peças quanto a desgaste . Um especialista em serviços de refrigeração comercial pode identificar peças degradadas e substituí-las antes que a unidade inteira falhe.
- Limpe as pás do ventilador. Sujeira e graxa nas pás do ventilador causam arrasto que desacelera o motor.
- Limpe as juntas, lubrifique as dobradiças e repare qualquer vazamento de ar . As juntas precisam estar limpas para formar uma vedação firme e as dobradiças devem ser lubrificadas regularmente para manter as portas fechando corretamente. Rachaduras ou buracos nas paredes externas também farão com que a unidade perca ar frio e tenha que trabalhar mais. Se as peças precisarem ser substituídas, seu profissional de refrigeração pode instalar versões mais eficientes, como dobradiças de mola automáticas.
- Verifique os níveis de refrigerante . Se o seu equipamento está vazando refrigerante, é uma violação da EPA, bem como um problema de reparo. Seu técnico determinará de onde vem o vazamento e o consertará antes de recarregar o refrigerante.
- Verifique as conexões elétricas . Fios soltos geralmente podem causar essas falhas inesperadas no equipamento.
- Calibrar termômetros . Você não pode ter certeza de que seu equipamento está em conformidade com os regulamentos de saúde se os termômetros não forem testados e calibrados regularmente.
Para evitar avarias que custam ao seu negócio, inscreva-se em um programa de manutenção preventiva para seus equipamentos de refrigeração. Consulte uma empresa de serviços de refrigeração qualificada como a Arista para montar um plano adequado às suas necessidades e ao seu orçamento. Quer aprender mais? Pegue uma cópia do nosso guia útil para entender os contratos de manutenção de HVACR.