Você sabia que até 50% do consumo de energia do seu prédio é usado pelo seu sistema HVAC? A qualquer momento, as temperaturas começarão a subir para os anos 80 e 90, e suas contas de eletricidade aumentarão junto com as temperaturas. Você precisa manter seu prédio fresco, então como você pode economizar dinheiro? A boa notícia é que existem maneiras inteligentes de ajudar seu sistema de ar condicionado a usar menos energia.
1. Atualize para um sistema de ar condicionado e aquecimento de alta eficiência mais recente.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), cada dólar investido em eficiência energética pode produzir um retorno duplo ou triplo sobre o investimento. Se o seu equipamento tiver mais de 10 anos, a atualização para um equipamento de alta eficiência pode se pagar em um período de tempo surpreendentemente curto. Verifique a classificação SEER (Seasonal Energy Efficiency Ratio), que mede a eficiência dos equipamentos de refrigeração. Os sistemas mais eficientes de hoje têm classificações entre 14 e 18. Seu modelo mais antigo pode ser classificado apenas de 5 a 10. Um sistema de resfriamento mais novo com classificação SEER de 16 custa metade do valor para operar como uma unidade com classificação de 8.
2. Escolha equipamentos com etiqueta ENERGY STAR.
Essas unidades devem atender às diretrizes rígidas de eficiência energética da EPA. O desempenho ideal os torna até 15% mais eficientes do que os sistemas convencionais. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, esses sistemas podem economizar de US$ 3 a US$ 4 por metro quadrado em custos de energia durante a vida útil do equipamento. Além disso, você também pode ser elegível para descontos de sua empresa de serviços públicos.
3. Avalie seu sistema ao criar alterações de uso.
À medida que a ocupação do edifício evolui ao longo do tempo, seu sistema de ar condicionado pode deixar de ser projetado adequadamente para o layout e uso atuais. Remodelar, adicionar mais equipamentos de produção de calor (como computadores), alterar as paredes internas e modificar os layouts dos cubículos podem afetar a eficiência do seu ar condicionado. Peça a um especialista em HVAC para inspecionar o projeto do sistema. Às vezes, pequenas mudanças podem tornar seu sistema mais eficiente e economizar custos de energia.
4. Faça uma auditoria de energia para determinar suas necessidades de uso.
Descubra quando várias áreas do edifício estão ocupadas e instale termostatos programáveis para diminuir o uso quando não for necessário. Para edifícios maiores, você pode configurar o zoneamento e até mesmo instalar sistemas computadorizados de automação predial para ter um controle mais preciso sobre o uso de energia.
5. Instale economizadores.
Economizadores medem o ar externo para determinar quando está frio e seco o suficiente para proporcionar condições confortáveis no interior. Se as condições forem adequadas, o ar externo é usado em vez de operar o ar condicionado, reduzindo o uso de energia.
6. Aumente o termostato (só um pouco).
Mesmo um pequeno aumento pode reduzir sua conta de energia, deixar os ocupantes do seu prédio mais confortáveis e até aumentar a produtividade dos trabalhadores. A Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE) recomenda faixas de temperatura de 68 ° F a 78 ° F como confortáveis para o trabalho sedentário. Um estudo da Universidade de Cornell descobriu que a produção de trabalho de escritório aumentou 150% quando a temperatura foi aumentada para 77 ° F.
7. Limpe.
Evite que folhas e detritos se acumulem ao redor de sua unidade de ar condicionado externa. Essa ação simples evita que a sujeira entupa seu sistema e mantém os caminhos do fluxo de ar limpos. E não negligencie sua unidade na cobertura! Você pode ter pássaros ou insetos fazendo ninhos e causando danos ao seu sistema.
8. Não bloqueie o fluxo de ar.
Ao organizar layouts de móveis e instalações de carpetes, certifique-se de que as grades de ar e os dutos não estejam bloqueados. Se os ocupantes do edifício estão bloqueando intencionalmente as aberturas porque a temperatura está muito fria, você precisa consultar um profissional de HVAC para avaliar o projeto do seu sistema. As chances são de que o problema possa ser corrigido com uma simples mudança que não desperdice energia.
9. Evite o calor.
Use persianas e persianas nas janelas voltadas para o oeste e o sul para evitar o calor no verão. É contraproducente ter o sol aquecendo as áreas que seu ar condicionado está tentando resfriar!
10. Não negligencie a manutenção regular.
A maneira mais fácil e eficaz de economizar dinheiro no consumo de energia do seu ar condicionado é limpar e ajustar o sistema regularmente. Filtros de ar entupidos, respiros sujos, condensadores com sujeira acumulada e peças desgastadas forçam seu sistema a trabalhar mais para produzir os mesmos resultados de resfriamento e usar mais energia no processo. Inspecione, limpe e faça manutenção em seu sistema pelo menos uma vez por ano. Você não apenas economizará nos custos de energia, mas também evitará quebras de equipamentos que podem custar ainda mais. Para obter as melhores taxas de manutenção, e para que você não se esqueça de fazê-lo, configure um contrato de manutenção preventiva com uma empresa de serviços de climatização respeitável como a Arista.
Quer saber mais sobre como economizar dinheiro com manutenção preventiva? Faça o download do white paper:Calculando os custos ocultos da má manutenção do HVAC.