Você provavelmente não passa muito tempo pensando no telhado do seu prédio. Por que você deveria? Está lá apenas para mantê-lo protegido, seguro e confortável. Contanto que não esteja vazando, não há muito o que pensar, certo? Errado. Há algo lá em cima que precisa desesperadamente de sua atenção:sua unidade de telhado HVAC.
Uma unidade de telhado HVAC (conhecida como RTU) fornece aquecimento, resfriamento e a maior parte da ventilação para espaços comerciais leves, como prédios de escritórios, lojas e shopping centers, restaurantes e escolas. Uma RTU é uma unidade montada única que inclui um condensador e uma serpentina do evaporador para resfriamento, uma fonte de calor e um ventilador para aquecimento de ar forçado e uma abertura para entrada de ar externo.
Sua RTU mantém você fresco no verão, quente no inverno e respirando facilmente durante todo o ano. É do seu interesse cuidar bem da sua UTR, para que ela possa cuidar bem de você e do seu prédio.
É difícil para sua unidade na cobertura.
Assim como seu carro que precisa de trocas de óleo e pneus novos, todos os sistemas de ar condicionado e aquecimento precisam de manutenção regular para funcionar com eficiência e evitar quebras. As unidades de telhado, no entanto, suportam condições extremas no telhado do seu edifício, por isso precisam de inspeções ainda mais programadas e cuidados especializados.
Ao contrário de outros tipos de sistemas de aquecimento e ar condicionado que estão no interior do edifício ou no exterior, o RTU está exposto a temperaturas muito mais extremas e a mais poluentes. A temperatura ambiente no telhado de um edifício pode chegar a 120 graus nos dias quentes de verão. O ar quente sobe e os poluentes sobem com ele, então a qualidade do ar no telhado do seu prédio é pior do que no solo. Os poluentes se acumulam nos componentes da unidade, fazendo com que ela perca eficiência e até se degrade. O calor excessivo faz com que a unidade trabalhe mais para produzir condições confortáveis em seu prédio.
Para combater os efeitos do ambiente hostil e mantê-lo funcionando sem problemas, sua UTR precisa de inspeções, limpezas e ajustes regulares.
Por que você deveria se importar?
Você quer economizar dinheiro em suas contas de serviços públicos? Evitar avarias caras e inconvenientes que causam interrupções nos negócios? Que tal adicionar anos à vida útil do seu sistema HVAC? Se você se preocupa com essas coisas, é hora de dar à sua unidade de cobertura a atenção de que ela precisa.
Aqui está apenas um exemplo. Se o gabinete da sua UTR tiver uma rachadura ou uma junta defeituosa, os ventiladores de alta pressão na unidade podem expelir uma grande quantidade de ar resfriado e caro através desse pequeno espaço. Um vazamento de 200 pés cúbicos por minuto pode aumentar sua conta de energia em cerca de US$ 100 por ano.
Quando sua UTR é mantida adequadamente por um profissional de HVAC qualificado, ela funciona com mais eficiência, para que você economize dinheiro em contas de serviços públicos. Inspeções regulares descobrem problemas para que possam ser corrigidos antes que causem avarias caras. A manutenção preventiva também provou prolongar bastante a vida útil dos equipamentos HVAC, que se degradam muito mais rapidamente sem manutenção regular.
O que sua UTR precisa.
Os especialistas em HVAC recomendam a realização de inspeções pelo menos trimestralmente e a manutenção de sua unidade de telhado pelo menos uma vez por ano. Estas são algumas das muitas tarefas que fazem parte de um bom plano de manutenção preventiva:
- Trocando os filtros para manter a sujeira e os detritos fora dos dutos e dos componentes do sistema
- Verificando os sopradores quanto ao fluxo de ar adequado
- Verificação do sistema elétrico, fusíveis, termostatos e contatores
- Verificação das correias e substituição, se necessário
- Limpar sujeira, fuligem e mofo da serpentina do condensador, incluindo a medição das temperaturas antes e depois para verificar a eficácia
- Inspecionando as serpentinas do evaporador e limpando conforme necessário
- Verificar a carga de refrigerante e corrigir vazamentos
- Verificação da integridade do gabinete quanto a vazamentos de ar causados por rachaduras, falta de parafusos, travas soltas e juntas defeituosas
Os desafios especiais da manutenção da UTR.
A parte complicada e muitas vezes cara de manter uma UTR é levar o equipamento necessário até o telhado. Às vezes, há problemas adicionais devido à falta de disponibilidade de água e tomadas elétricas. Por exemplo, as bobinas do condensador são frequentemente limpas com lavadoras de alta pressão, o que pode ser difícil se não houver um babador de mangueira no telhado. É por isso que pode custar mais para manter e consertar uma UTR do que uma unidade no solo. Você economiza dinheiro com um contrato anual com um empreiteiro experiente que cuida de toda a unidade de uma só vez, em vez de apenas lidar com os problemas à medida que surgem.
Coloque os especialistas no seu telhado.
Se os pombos são os únicos visitantes que sua UTR viu em anos, você está arriscando uma quebra cara, encurtando a vida útil do seu sistema e definitivamente pagando contas de energia mais altas. A melhor maneira de manter sua unidade de telhado funcionando corretamente é fazendo parceria com uma empresa especializada em serviços de HVAC como a Arista.
Para obter mais informações sobre como escolher o contrato de manutenção preventiva certo para seu prédio e sua empresa, baixe nosso white paper:Contratos de manutenção preventiva HVAC:como escolher o melhor para sua infraestrutura.