>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Limpeza das bobinas do condensador do sistema HVAC =contas de energia mais baixas


O ar da cidade de Nova York é ruim para os condicionadores de ar. Especialmente naqueles dias quentes em que o ar condicionado precisa funcionar na capacidade máxima, é fácil ver os problemas de qualidade do ar na neblina marrom que paira sobre a cidade. Os altos níveis de fuligem e detritos no ar causam acúmulo nos componentes externos de sua unidade de ar condicionado, principalmente na bobina do condensador.

Você sabia que apenas 1/100 de polegada de acúmulo de sujeira na bobina do condensador do seu ar condicionado reduz sua eficiência em 5%? O acúmulo nas bobinas significa que seu equipamento precisa trabalhar mais para resfriar seu prédio e, quando trabalha mais, usa mais energia. Isso significa maiores custos de energia para você. Se o seu ar condicionado não for reparado há algum tempo, o acúmulo de sujeira e detritos nas bobinas do condensador pode aumentar sua conta de energia elétrica em até 20 a 30%.

O que você pode fazer (além de se mudar para uma ilha remota sem poluição do ar)? Contrate um profissional experiente de HVAC para limpar regularmente as bobinas do seu condensador, como parte de um programa de manutenção preventiva que não apenas reduzirá suas contas de energia, mas também aumentará a vida útil do seu equipamento.

O que há de tão especial na bobina do condensador?


A serpentina do condensador é um componente crítico do seu ar condicionado. Sua função é ajudar a expelir o calor das enormes quantidades de ar que passam pelo sistema. Em poucas palavras, veja como funciona o seu sistema de ar condicionado:
  • O refrigerante líquido frio se move através da serpentina do evaporador.
  • O soprador move o ar quente de sua sala pela bobina do evaporador.
  • O refrigerante na serpentina do evaporador absorve o calor do ar e evapora na forma de gás.
  • O ar resfriado é então circulado pelos dutos para alcançar as áreas ocupadas do seu prédio.
  • O refrigerante se move para a serpentina do condensador.
  • A serpentina do condensador remove o calor do refrigerante e o converte novamente em líquido, depois expele o calor com a ajuda de um ventilador.
  • O ciclo continua até que a temperatura do seu prédio atinja as configurações do termostato.

Quando uma camada de sujeira e detritos se acumula na bobina do condensador, ela atua como um isolante que interfere na transferência de calor. Quando a serpentina do condensador não pode fazer seu trabalho com eficiência, sua unidade funciona mais quente, por mais tempo e com pressão mais alta para fornecer o mesmo nível de resfriamento. Em alguns casos, altos níveis de enxofre na fuligem podem até causar corrosão dos tubos da serpentina do condensador, levando à falha da unidade.

Confie nos especialistas para cuidar do seu sistema


Não pense que você pode simplesmente enviar o zelador para tirar a poeira das bobinas do condensador. Muitas vezes, é necessária uma lavagem química especial para remover os detritos acumulados, sem mencionar os riscos de choque elétrico e incêndio associados aos componentes expostos se não forem manuseados adequadamente. Você pode até encontrar roedores ou insetos aninhados fazendo sua casa em sua bobina de condensador. É melhor deixar este trabalho para os profissionais treinados.

Um programa de manutenção preventiva regular para o seu sistema de ar condicionado inclui a inspeção e limpeza da serpentina do condensador. Também inclui outras tarefas importantes de manutenção, como:
  • Limpeza ou substituição de filtros de ar
  • Verificando os conectores elétricos
  • Verificação da carga de refrigerante e verificação de vazamentos
  • Verificando sopradores
  • Limpeza de drenos de condensado
  • Lubrificação de peças móveis
  • Verificando termostatos

Seu especialista em serviços de HVAC pode determinar com que frequência a manutenção precisa ser feita com base no tamanho do seu prédio, na idade e na capacidade do seu sistema e no número de horas por dia em que o sistema está funcionando.

A manutenção regular se paga


Alguns proprietários de edifícios renunciam ao serviço de climatização regular porque o consideram muito caro. O fato é que o custo da manutenção preventiva regular se paga facilmente com a conseqüente redução nos custos de energia. O serviço regular também economiza dinheiro, evitando avarias mais caras e prolongando a vida útil do seu equipamento HVAC.

Quer saber mais sobre como um contrato regular de manutenção preventiva adaptado às suas necessidades pode beneficiar o seu negócio? Baixe nosso white paper:Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como escolher o melhor para sua infraestrutura.