Seu último ar condicionado quebrou no dia mais quente do ano e agora você tem um novo sistema instalado. Você provavelmente está respirando aliviado e pensando que está pronto para ir. Mas há mais uma coisa que você precisa cuidar, e pode ser a razão pela qual seu sistema antigo falhou em primeiro lugar. Você precisa estabelecer um contrato de serviço para seu novo sistema que cubra a manutenção preventiva regular com um provedor de serviços HVAC qualificado.
Muitos empresários cometem o erro de pensar que não precisam de um contrato de serviço porque a garantia de seus equipamentos os cobre caso algo dê errado. A verdade é que as garantias normalmente cobrem apenas defeitos do produto. Se você deseja manter seu sistema funcionando sem problemas e com eficiência por muitos anos, você precisa da manutenção regular coberta por um contrato de serviço.
A diferença entre uma garantia e um contrato de serviço
Uma garantia normalmente protege você apenas contra defeitos de projeto e fabricação. Você obtém uma garantia do fabricante quando compra um novo equipamento e geralmente é válida por um ano. Se uma peça falhar devido a um defeito dentro desse prazo, o fabricante deve substituí-la.
Um contrato de serviço, também chamado de contrato de manutenção, abrange inspeções físicas programadas regularmente e procedimentos de manutenção que melhoram muito o desempenho do equipamento e aumentam a vida útil do sistema. Um contrato de serviço leva em consideração a idade e a condição do seu equipamento e pode incluir uma variedade de serviços. Um contrato pode abranger apenas inspeção, manutenção preventiva, mão de obra completa e até cobertura total para toda a mão de obra e peças. Seu contrato será válido por um ano, após o qual você poderá renovar com termos diferentes, se necessário. Com a ajuda de um especialista qualificado em serviços de HVAC, você pode criar um contrato adaptado às necessidades do seu sistema, seu orçamento e seus negócios.
Por que você precisa de manutenção preventiva
Quando você compra um carro novo, você não sai do estacionamento sem saber que precisará planejar a manutenção regular:trocar o óleo, girar os pneus, substituir os bujões e reabastecer os fluidos. Se você não fizesse essas coisas, seu carro não duraria muito. Os sistemas de climatização não são diferentes. São sistemas complexos que precisam de cuidados regulares. A manutenção é a chave para obter o máximo do seu investimento.
Para manter seu sistema HVAC funcionando bem, você deve agendar inspeções pelo menos duas vezes por ano, incluindo uma inicialização e ajuste sazonal. Estes são apenas alguns dos itens que podem precisar de atenção:
- Lubrifique as bombas
- Inspecione os acoplamentos e verifique se há vazamentos
- Inspecione o preenchimento da torre de resfriamento, estrutura de suporte, bicos, válvulas, pás do ventilador, fiação
- Limpar starter e gabinete
- Teste o motor e verifique as leituras do registro
- Limpe ou substitua os filtros de ar pelo menos trimestralmente
Um contrato de serviço oferece a melhor proteção
Alguns proprietários de empresas relutam em assinar um contrato porque acham que é muito caro, difícil de entender ou receberam um serviço ruim de um contratado pouco honesto. Alguns decidem deixar sua própria equipe de manutenção fazer manutenção de HVAC ou simplesmente chamar alguém periodicamente sem um contrato de serviço. Manter seu sistema dessa maneira só lhe custará tempo e dinheiro.
- Um contrato garante visitas programadas regularmente para que você não precise se lembrar de chamar alguém para cuidar do seu sistema. Se você perceber no primeiro dia quente que não fez a manutenção do seu sistema, talvez seja necessário aguardar uma consulta.
- Ter um relacionamento estabelecido com um provedor de serviços especializado significa que os técnicos conhecem seu sistema. Eles manterão registros detalhados da manutenção realizada e de quaisquer problemas em andamento. Eles podem resolver problemas antes que se tornem grandes e caras dores de cabeça.
- Sem contrato, você paga o preço à la carte por tudo. Quando você concorda com o trabalho que sabe que precisará, na verdade economiza dinheiro. Sem um contrato, qualquer reparo importante e até mesmo pequeno pode custar muito mais dinheiro.
Em quem você deve confiar para manter seu sistema?
Você pode presumir que o empreiteiro geral ou mecânico que instalou seu sistema é o melhor para mantê-lo. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Na verdade, muitos instaladores nem querem se envolver na manutenção. Por que você acha que seu instalador não mencionou a manutenção do seu sistema? Seu negócio se concentra no grande trabalho de instalação e, uma vez feito, eles só querem chegar ao próximo cliente sem se preocupar com os aborrecimentos de pequenas tarefas de manutenção. Eles podem nem estar qualificados para fazer a manutenção do seu sistema.
Ao escolher um provedor, é importante considerar a reputação de uma empresa e os detalhes da oferta, em vez de decidir apenas com base no custo. As empresas que fizerem lances abaixo do esperado para conquistar seu negócio provavelmente economizarão no serviço e farão apenas o mínimo necessário para manter o sistema funcionando até o final do contrato.
Para manter seu sistema nas melhores condições e economizar dinheiro a longo prazo, recorra a um especialista em serviços de HVAC. Como especialistas em serviços, seu objetivo é fazer parceria com você para manter seu equipamento com o melhor desempenho nos próximos anos. Você terá preços justos e contará com profissionais treinados e certificados para cuidar do seu equipamento, diagnosticar problemas e realizar reparos confiáveis.
No final, um contrato de serviço é tão bom quanto a empresa que está por trás dele. Quando você escolhe uma empresa como a Arista com um longo histórico de excelência em serviços e recursos para dar a atenção que você precisa, você pode ter certeza que seu contrato de serviço valerá a pena o investimento.
Para obter mais informações sobre o que procurar ao adquirir um contrato de serviço, baixe nosso white paper Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como encontrar o caminho certo para sua infraestrutura de HVAC.