No rescaldo de tempestades de inverno como Titã e Gêmeos e Ulysses (insira sua própria tempestade de inverno de nome e proporção mitológicas), proprietários de empresas comerciais e gerentes de construção de bombas de calor congeladas estão sentindo os efeitos em estados de todo o país. No meio de cuidar das óbvias frustrações de escavar constantemente, manter os telhados livres de neve pesada, mais escavar e garantir que os canos não congelem, você pode ter esquecido de verificar seu sistema HVAC. Mas isso pode significar grandes problemas com as temperaturas pairando em torno do congelamento.
A maioria das falhas relacionadas ao HVAC de inverno são devido a bombas de calor congeladas. Fora da vista e da mente durante a onda de calor do verão, as bombas de calor são indispensáveis para o conforto de inverno dos seus inquilinos, funcionários ou clientes. Essencialmente, a bomba de calor funciona como o seu AC ao contrário, absorvendo o calor do ar e usando-o para aquecer o seu edifício.
Considerando que normalmente seu sistema ativará um ciclo de degelo regular para reverter qualquer acúmulo, os sistemas que têm um fluxo de ar restrito, estão expostos a chuva congelante ou abaixo de zero, ou que não são mantidos regularmente funcionando em níveis abaixo do ideal e os sistemas de degelo podem não funcionar efetivamente. Esse tipo de eficiência reduzida pode causar falhas no equipamento quando você menos espera. (Se você já esteve do lado de fora quando o sistema muda para o modo de degelo, o assobio, o barulho, a moagem e a saída de fumaça ou vapor podem sugerir que tudo está desmoronando. Não se preocupe, não está. Está apenas fazendo seu trabalho.)
Embora uma leve geada nas bobinas seja normal, o acúmulo pesado pode indicar (ou, em última análise, causar) um problema maior. Então, como você pode proteger seu prédio de sofrer um destino semelhante quando a próxima grande tempestade chegar? Aqui estão algumas dicas importantes de solução de problemas para ajudá-lo a se preparar:
Mantenha um bom fluxo de ar.
Muitas vezes, os proprietários de edifícios comerciais cercam os equipamentos por razões estéticas, mas se não forem mantidos regularmente livres de folhas, detritos ou – mais aplicável – neve, o fluxo de ar pode ficar restrito, causando um excesso de condensação. (Mais umidade + menos fluxo de ar =mais congelamento.) Além disso, certifique-se de trocar regularmente seus filtros de ar. Se você atualmente possui um contrato de manutenção preventiva, seu provedor de serviços de HVAC seria responsável por verificar e substituir regularmente os filtros ruins.
Não quebre o gelo.
Se a chuva congelante ou gelo estiver fazendo com que o ventilador funcione incorretamente, desligue a unidade imediatamente para evitar danos às pás e componentes associados. Certifique-se de que as bobinas de cobre não estejam congeladas. (Se estiverem, certifique-se de fazer uma chamada de serviço com um provedor confiável). Não tente quebrar gelo pesado com um martelo ou objeto pesado e, em vez disso, jogue água sobre a unidade.
Saiba o que você pode consertar e o que não pode.
Se o seu sistema estiver funcionando de forma ineficiente durante “este, o inverno do nosso descontentamento”, você poderá melhorar sua funcionalidade seguindo algumas das etapas simples descritas acima. No entanto, se o seu equipamento falhar completamente, devido a problemas como bobinas ou motor quebrados, um componente de descongelamento ruim ou uma baixa carga de refrigerante, você precisará chamar os profissionais.
Consiga um contrato de manutenção preventiva com um provedor de serviços confiável.
Um contrato de serviço não apenas garante que seu sistema seja avaliado de forma adequada e regular por um provedor certificado ao longo do ano, mas também significa que você receberá atendimento prioritário em caso de emergência. Um bom relacionamento com um provedor de serviços de climatização, estabelecido bem antes da tempestade de inverno Megatron (ok, nós inventamos isso) significa que você pode passar seu dia de neve atualizando Game of Thrones em vez de procurar desesperadamente por serviço.
Para saber mais sobre como estabelecer um contrato de serviço, baixe nosso guia para Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como escolher o caminho certo para sua infraestrutura.