O clima de inverno certamente encontrou seu caminho para a área metropolitana. Com a tempestade de inverno Janus logo atrás de nós, temperaturas de um dígito e mais alguns centímetros de neve a caminho para o fim de semana, os proprietários de edifícios e gerentes de negócios e instalações precisam estar preparados para a mudança (ou talvez cobrança) das estações e o aquecimento e componentes de ar condicionado devem estar no topo da lista de prioridades. Para manter seus sistemas operando sem problemas ao longo do ano, certifique-se de seguir algumas dicas dos especialistas em manutenção de HVAC para o inverno.
- Suas unidades de aquecimento e ar condicionado podem estar funcionando em níveis ideais, mas você não sentirá o benefício dos sistemas se tiver filtros de ar entupidos ou sujos. Grandes quantidades de poeira e detritos podem impedir a entrada de ar limpo no espaço interno, resultando na inalação de partículas que podem afetar sua respiração. Além disso, a eficiência energética do seu sistema HVAC é afetada, pois é forçado a trabalhar mais para manter as temperaturas em um nível ideal.
- Assim como uma chaminé pode ficar bloqueada com fuligem de sua lareira, seus componentes de ventilação HVAC podem sofrer corrosão ou entupimentos de detritos. Sua inspeção de HVAC para o inverno deve incluir o sistema de chaminé para garantir que não haja seções deslocadas ou problemas de integridade estrutural. Pode ser necessário reajustar as seções que foram desconectadas ou substituir as que estão danificadas.
- Se o conjunto de ignição estiver sujo ou danificado, ele não acenderá a chama piloto ou o queimador principal do seu forno. Isso resulta em produção de calor zero e uma temperatura interna bastante fria para os ocupantes do edifício. Verifique seu sistema de ignição antes da próxima rodada de temperaturas abaixo de zero para que você não fique de fora no frio quando aumentar o calor. Limpe o conjunto ou faça os ajustes necessários. Se estiver danificado, talvez seja necessário substituir a ignição ou entrar em contato com um especialista para lidar com a tarefa.
- A manutenção de HVAC para o inverno também pode incluir componentes externos, portanto, pode ser necessário verificar os sistemas externos do edifício. As folhas podem entrar no gabinete, criando obstruções que impedem o funcionamento eficiente da unidade. Ao limpá-los da caixa, verifique se há poeira ou sinais de desgaste nas bobinas.
- Os sistemas de climatização para ambientes externos incluem um conjunto de ventiladores para manter o ar fluindo suavemente no interior do edifício. Você sabe como as pás dos ventiladores de teto internos podem acumular poeira ao longo do tempo, e o mesmo acontece ao ar livre. Portanto, você precisa inspecionar as próprias lâminas, bem como o dispositivo do motor que as alimenta. É fundamental remover a poeira e a sujeira que se acumularam nas superfícies e substituir quaisquer correias do ventilador que apresentem sinais de desgaste. Modelos mais antigos também podem precisar de uma aplicação de lubrificante.
Embora algumas dessas etapas de solução de problemas possam ser executadas sem a ajuda de um profissional do setor, lembre-se de que o reparo e a manutenção preventiva devem ser realizados apenas por um técnico de HVAC licenciado, pois muitas garantias de fabricantes não cobrem danos ao sistema.
Para saber mais sobre manutenção preventiva e estabelecer um contrato de serviço com um líder do setor, confira nosso white paper sobre Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como encontrar o caminho certo para sua infraestrutura.