Evite o reparo de HVAC com esta lista de verificação simples.
É difícil acreditar que setembro já está aqui! Você provavelmente está ocupado com as atividades de volta às aulas, o início da temporada de futebol e escolhendo sua fantasia de Halloween (nunca é cedo demais!). É bom estarmos aqui para lembrá-lo de que a manutenção do ar condicionado precisa estar na sua lista de tarefas do outono.
Seu ar condicionado trabalhou duro durante todo o verão, mantendo seu prédio fresco. Depois de desligar o sistema para a temporada, ele precisa ser limpo, inspecionado e protegido adequadamente para o longo inverno que se avizinha. Se você pular essas tarefas importantes, estará arriscando uma grande dor de cabeça de reparo de HVAC (sem mencionar uma grande despesa) quando ligar seu ar condicionado na primavera e descobrir que não está funcionando.
Sua lista de tarefas de HVAC de outono:
1. Verifique o estado dos filtros, correias e polias.
Após uma estação longa e quente, todo esse desgaste leva a filtros de ar sujos, bem como a correias e polias desgastadas. Deixá-los nesta condição durante todo o inverno é perigoso. Filtros sujos podem introduzir contaminantes em seu sistema. E correias e polias desgastadas podem quebrar quando você iniciar o sistema novamente e causar mais danos.
2. Limpe as linhas de condensado, as serpentinas do condensador e do evaporador.
Linhas e bobinas ficam obstruídas com detritos ou cobertas de umidade e poeira, o que diminui a eficiência de sua unidade e pode até levar a uma avaria. Será mais difícil remover a sujeira na primavera, então limpe-a agora.
3. Limpe as bandejas de drenagem e as linhas de drenagem.
Água parada deixada na dor fará com que o mofo se acumule em seu sistema. E se suas linhas de drenagem estiverem entupidas, você pode ter um transbordamento na primavera e uma grande bagunça em suas mãos.
4. Aperte todas as conexões elétricas soltas.
A última coisa que você quer quando você liga sua unidade novamente na primavera é um problema de energia. Proteger conexões impede que isso aconteça.
5. Verifique a carga de refrigerante.
Se estiver baixo, você tem um vazamento em suas bobinas. Agora é a hora de encontrá-lo e consertá-lo, em vez de esperar pela primavera quando você precisar da unidade em funcionamento.
6. Verifique se a torre de resfriamento está funcionando corretamente.
Se sua unidade estiver funcionando, mas não resfriando com eficiência ultimamente, agora é a hora de diagnosticar e corrigir quaisquer problemas.
7. Limpe os dutos e vias aéreas de mofo, poeira e detritos.
Se os dutos estiverem sujos, você estará contaminando seu prédio durante o inverno. Na pior das hipóteses, você pode acabar experimentando a Síndrome do Edifício Doente. Proteja os ocupantes do seu edifício cuidando dos seus dutos.
8. Verifique os sopradores e as lâminas quanto ao fluxo de ar adequado.
Limpar as lâminas e verificar o funcionamento do motor do soprador significa que você terá o fluxo de ar adequado quando ligar a unidade novamente na primavera. Isso garante que sua unidade opere com a máxima eficiência e reduz seus custos de energia.
9. Verifique o estado geral do equipamento.
Uma inspeção completa de todos os componentes do seu sistema pode revelar pequenos problemas que podem levar a falhas. Substitua quaisquer peças desgastadas e faça pequenos reparos agora, antes que causem grandes despesas na primavera.
10. Proteja as unidades externas dos elementos.
É importante cobrir todas as unidades externas ou de telhado quando não estiverem em uso, para protegê-las dos elementos agressivos. Mas não o enrole completamente hermético. A umidade retida dentro da unidade causará ferrugem e corrosão. Sua necessidade de proteger o equipamento, mas também dar espaço para respirar. É melhor usar uma capa projetada para o seu ar condicionado, que impede a entrada de chuva, neve e pragas de nidificação, mas também permite que a umidade escape.
Confie este trabalho aos profissionais
Alguns proprietários de empresas tentam economizar dinheiro tendo sua própria equipe de manutenção cuidando da manutenção preventiva sazonal do HVAC. Você certamente pode trocar um filtro de ar por conta própria ou comprar uma capa para sua unidade externa. Mas a maioria das tarefas nesta lista são melhor executadas por um profissional experiente.
Condicionadores de ar e ventilação são sistemas complexos com muitos componentes que podem causar problemas. Um técnico de HVAC certificado não apenas sabe como limpar e manter adequadamente todos os componentes, mas também sabe como identificar problemas iminentes antes que eles causem avarias. Seu técnico também pode recomendar melhorias que tornarão seu sistema mais eficiente, reduzindo os custos de energia e mantendo seus inquilinos ou funcionários confortáveis durante todo o ano.
Se você ainda não o fez, ou se não está satisfeito com seu provedor atual, agora é um ótimo momento para considerar um contrato de manutenção preventiva com uma empresa confiável de serviços de ar condicionado. Além de ter muito mais chances de manter seu sistema funcionando de maneira confiável, você terá prioridade máxima se ocorrer uma falha no equipamento.
Se você está considerando um contrato de serviço e deseja entender mais sobre o que esperar de um provedor, baixe nosso guia para Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como encontrar o caminho certo para sua infraestrutura de HVAC.